As métricas SEO do Google passaram por mudanças no mês de março (03/2024) e possuem mudanças significativas aos sites que desejam crescer no mecanismo de busca. Estas são novidades que precisam ser seguidas criteriosamente, especialmente, pois se tratam de fatores que o algoritmo avalia para garantir que o conteúdo é de qualidade e verdadeiro.
Não seguir as atualizações pode prejudicar o seu conteúdo integralmente através de penalizações que tendem a ser severas, em determinados casos. Perder posições no ranqueamento e não atingir o público com a mesma eficiência de antes são problemas graves, que impedirão a sua marca de chegar ao topo das pesquisas como desejado.
O que é o FID?
O FID, sigla para first input delay, é um medidor que faz parte do Core Web Vitals, o qual tem a função de analisar a capacidade de respostas das páginas presentes na internet. Neste caso, ocorre uma verificação criteriosa a fim de observar o tempo que leva para o conteúdo carregar após o usuário clicar em um botão na página.
Com o FID, que pode ser traduzido literalmente como “primeiro atraso de entrada”, é possível descobrir se o site apresenta uma capacidade ágil para responder às demandas do público-alvo. Afinal, como já sabemos, o fato de uma página levar muito tempo para carregar pode receber penalizações do Google, além de ser categorizado como um conteúdo não responsivo.
A pontuação do FID precisa estar sempre baixa para se encaixar nas métricas SEO do Google. Ainda, alguns usuários notam com facilidade a demora no carregamento – principalmente quando conectados em Wi-Fi de alto desempenho. Deste modo, é analisado as seguintes informações sobre a observação das pessoas ativas nas páginas:

Para ter controle sobre o tempo de demora, há ferramentas que servem para medir e mostrar informações sobre o que ocorre durante a abertura de um artigo no site. O Chrome DevTools, o Farol e o WebPageTest oferecem dados relevantes que permitirão modificar o seu conteúdo e torná-lo mais ágil, caso apresente falhas.
Por que o Google está mudando para o INP como métrica de Core Web Vital?
O Google acredita que o INP é uma métrica mais assertiva porque entrega dados sobre o tempo de resposta, assim como os cliques e também as rolagens por página. Ou seja, este é um recurso completo, que especifica tudo o que é feito pelos usuários ao invés de apresentar informações apenas sobre o primeiro acesso como fazia o FID.

Na data de 12 de março de 2024, todas as páginas que têm um INP muito alto lidarão com penalizações graves por não se encaixarem nas métricas SEO do Google. Lembre-se que o buscador exige dos sites agilidade no carregamento, caso contrário, eles perderão posições no ranqueamento porque o público-alvo permanece um tempo muito breve consumindo o material.
O que é INP?
O INP, interaction to next paint – traduzido literalmente como interação para o próximo quadro -, é a mais nova métrica do Google que tem a finalidade de medir o período de carregamento dos sites.
A sua principal diferença para o FID é por fornecer dados completos a respeito do que os usuários fazem, que incluem desde o simples apertar de um botão para ver informações ou colocar produtos no carrinho de compras. Tanto que, ainda em 2020, o Google já realizava análises e coletava feedbacks para entender as limitações do FID.
Deste modo, desenvolveram uma métrica experimental, que demonstrava informações abrangentes a respeito do tempo de resposta da página. Então, em 2022, a companhia começou a testar o INP a fim dos desenvolvedores entenderem se ele era eficaz como prometia ser, conforme demonstrado pela Central de Pesquisas:

Pelo fato dos testes terem apresentado os resultados esperados, o INP foi considerado como uma das principais métricas SEO do Google. Portanto, por ser recente, há necessidade de se ter atenção quanto ao período de resposta do site, para evitar penalizações.
Quais as vantagens de usar INP nos sites?
Uma das principais vantagens do INP, é verificar os dados com precisão e eficiência, incluindo o fato do usuário acessar mais páginas. Isto permitirá que você entenda adequadamente se o seu público-alvo realmente consome o que é desenvolvido, e se gostam das informações de acordo com o período que permanecem ativos no site.
É importante você também relembrar que o Google penaliza os sites que são lentos e tem um tempo de resposta inferior. Este é um problema que atrapalha a experiência do usuário, mostrando também que o conteúdo não é responsivo como realmente precisa ser. O INP proporciona as seguintes vantagens, que farão diferença em seu site:
- Posição no ranking melhor;
- Mais chances de conquistar um número melhor de usuários;
- Probabilidade de chegar ao posicionamento 0;
- Mais visitas.
Ao alinhar o seu material às novas métricas SEO do Google, a sua página poderá ter um crescimento melhor, pois os usuários conseguem navegar com agilidade no site. Portanto, se o seu conteúdo for responsivo e de qualidade, possuirá maiores chances de chegar ao tão desejado posicionamento 0 e atingir um público ainda mais abrangente.
Como essa mudança impacta proprietários de sites?
De acordo com o Developers, esta é a oportunidade dos proprietários trabalharem ainda mais com as métricas SEO do Google. Pois, será desta maneira que o conteúdo apresentará excelentes resultados nas pesquisas e melhorará também a experiência do público-alvo.
Com relação aos donos de sites que estavam habituados ao modelo antigo, haverá a necessidade de implementar o INP a fim de acompanhar as informações. No começo pode ser um desafio, mas no decorrer o conteúdo aumentará a classificação em ranqueamento porque os usuários conseguem navegar por todo o site, sem lidar com travamentos, páginas com problemas de redirecionamento ou com os temidos 404 not found.
Como saber o que é uma boa pontuação de INP com as novas mudanças?
Uma boa pontuação se encontra em 75 ms, de acordo com a Web Dev, que apresenta um gráfico com informações sobre o que é considerado bom e ruim. Neste caso, devemos considerar que igual ou superior a 500 ms está com problemas e necessita de melhorias, como analisado:

Você também precisará considerar questões básicas que envolvam até mesmo os botões de respostas. O Web Dev desenvolveu um vídeo que demonstra exatamente o que é bom e o que precisa ser evitado a partir de março:

Caso você tenha acessado um site em busca de realizar uma compra e se deparou com lentidão para abrir uma caixa de perguntas, sabe o quão desagradável é enfrentar demora no tempo de carregamento. Tenha em mente que clicar dezenas de vezes no mesmo conteúdo para abri-lo, também é estressante. Isto faz o usuário sair imediatamente do site em busca de um conteúdo rápido e que mostre o que ele precisa em instantes.
Onde verificar a atualização de métrica do Google?
Você pode verificar a atualização na Apresentação da INP para as Core Web Vitals, diretamente no blog da central da pesquisa Google. Todas as informações que você precisar, estarão disponíveis no site, além de haver também links de referência para auxiliar em seus estudos a respeito da nova métrica estabelecida.
Sugerimos que você também verifique as explicações a respeito da INP, pois há um conteúdo inteiramente dedicado ao novo medidor. Deste modo, você saberá que tipos de atualizações aplicar em seu site, a fim de garantir que ele continue responsivo e simples de navegar. Para medir o desempenho do seu conteúdo, trabalhe sempre com o coletor de métricas de campo, pois os dados são mais assertivos, conforme orientações do Google.
Com o Jornal do Marketing, você fica por dentro de todas as novidades sobre as métricas SEO do Google e consegue aplicá-las em seu site para conquistar mais usuários. Seguir as tendências do buscador permitirá que o conteúdo que você desenvolve tenha grande relevância na internet e chegue em excelentes posições no ranqueamento!