O que é marketing de motor de busca (SEM) e como difere do SEO?

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O que é marketing de motor de busca (SEM) e como difere do SEO?

Das muitas estratégias de Marketing que aprendemos, o Marketing de Motor de Busca (SEM) chega para aumentar o desempenho do e-commerce, loja virtual e marketplaces. Você descobrirá, nesse texto, como estas estratégias são benéficas para seu negócio online e a diferença entre SEM e SEO.

Se você notou alguma semelhança nessas duas siglas, saiba que elas costumam ser confundidas, mas também usadas em conjunto no Marketing Digital. Tome como exemplo o seu próprio comércio eletrônico e pense em como ele pode ser rapidamente encontrado por consumidores que precisam do seu produto ou serviço. 

Mas para que serve o marketing de motor de busca SEM? Ele é melhor que o SEO? Qual a relação entre os dois? Confira mais nessa leitura!

O que é o marketing de motor de busca?

O SEM, Marketing de Motor de Busca, é um conjunto de práticas mais amplo do que o SEO, apesar de não ser tão conhecido por quem começa um negócio com site. Pois ele compreende não somente o SEO, mas técnicas diferenciadas para atrair os buscadores, inclusive os que são pagos para aparecer no topo dos resultados. Nesse sentido, dizemos que o SEO é uma modalidade do SEM.

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O que é marketing de motor de busca (SEM) e como difere do SEO?

Por oferecer melhores posicionamentos nas buscas, o SEM opera com mídia paga, que engloba os anúncios e links patrocinados por uma empresa diretamente para aparecerem para mais pessoas no online. O maior exemplo disso é o Google Adwords, onde o anunciante pode comprar palavras-chave e direcionar o tráfego das buscas para os consumidores que pesquisam pelo mesmo assunto.

Para que serve o marketing de motor de busca?

Usamos o Marketing de Motor de Busca para obter retornos de investimentos em anúncios e links que direcionam os compradores certos para a página em questão. Ele serve para ganhar mais atenção de um público específico que se interessa por produtos ou serviços pesquisados no Google, Bing e outros. A lógica é pagar por uma mídia para fazer campanhas direcionadas. A mídias pagas do SEM são:

  • Anúncios em vídeo no YouTube;
  • Anúncios de texto que aparecem nas pesquisas;
  • Google Shopping;
  • Gmail.

Ou seja, estes são links patrocinados que aparecem como anúncios, geralmente, na lateral da página de resultados de onde você digita um termo. Tanto o Google Adwords como o Bing Ads publicam os anúncios após cadastro do anunciante e o quanto ele está disposto a pagar. Para entender melhor é como se cada anúncio passasse por um leilão, conforme a relevância da palavra-chave e do valor pago.

Benefícios do marketing de motor de busca

Os benefícios de usar mídia paga no marketing de motor de busca é ter resultados mais rápidos do que o SEO puro. E como o investimento SEM gera cliques e conversões, pode ser uma estratégia viável para aumentar os acessos ao seu e-commerce ou qualquer página, seja de vendas ou de blogs. Veja os benefícios do Marketing de Motor de Busca:

Mensurar resultados

Publicações de anúncios tradicionais diversos podem não te trazer resultados tão satisfatórios. Mas um dos benefícios do Marketing de Motor de Busca é poder acompanhar relatórios cheios de detalhes sobre a evolução das suas campanhas. Esse tipo de benefício se deve pelas ferramentas serem embasadas com as métricas de taxas de cliques e conversões.

Ao mensurar os resultados, você saberá quais dos anúncios estão funcionando em relação aos que não estão funcionando. E, assim, usar novamente as mesmas técnicas e elementos que deram certo para os usuários que clicaram no anúncio para as próximas publicações.

Pagar por clique

Um grande benefício do marketing de motor de busca em relação aos outros é poder pagar conforme algum resultado. Ou seja, você só paga se tiver alcançado quantidades de cliques e impressões conforme o esperado. Você pode controlar o orçamento da empresa destinado ao SEM, ao estipular um volume para gastar por dia.

Algumas tentativas de anúncios pagos podem não alcançar um número X de pessoas. Mas não se preocupe em perder dinheiro com marketing de motor de busca, pois você pode recuperá-lo. Isso permite que pequenas empresas e negócios online em fase inicial possam também aderir a esse tipo de estratégia.

Ter resultados mais rápidos

Um dos maiores benefícios do marketing de motor de busca é ter resultados mais rápidos. Ou seja, ter feedbacks tanto dos cliques e impressões, como de conversões das pessoas que entram num link direto para realizar uma compra. E é claro que a ferramenta mostra também os resultados negativos.

Isso significa que a conversão de compra é praticamente imediata, quando a estratégia de SEM é executada da maneira correta. Isso porque os resultados mostram o que pode ter dado errado, assim você faz as mudanças e passa a usar a melhor versão.

Poder segmentar as pesquisas

Outro benefício do marketing de motor de busca é direcionar seus anúncios e links patrocinados para os consumidores que realmente procuram pelo produto ou serviço em questão. Como você terá acesso às palavras-chave mais usadas pelo público, há mais chances de segmentar o material para aparecer entre as pesquisas do usuário interessado.

A segmentação permite criar campanhas personalizadas conforme os diversos interesses do seu público-alvo, por idade, gênero e até localização. Criar landing pages de produtos específicos e aproveitar tendências de mercado para vender mais em períodos do ano ou datas especiais.

Qual a diferença entre marketing de motor de busca e SEO?

O marketing de motor de busca é tão poderoso quanto o SEO, visto que ambas as ferramentas conseguem articular com os mecanismos de busca do Google, Bing e outros sites. Apesar do SEM e o SEO serem semelhantes quanto a aumentarem a visibilidade do site e manipularem as palavras-chave, podemos pontuar algumas diferenças:

  • Pagar por anúncios: nas estratégias de SEO não há anúncios, você pode apenas criar links no lugar. No SEM, você paga por anúncios, ou mídia paga, o que faz com que eles apareçam em melhores posições nas pesquisas do que os resultados orgânicos do SEO;
  • Pagar por clique e impressão: enquanto o marketing de motor de busca cobra um valor por cada clique ou a cada mil impressões, o SEO é gratuito;
  • Com marketing de motor de busca você consegue resultados imediatos, já o SEO pode levar mais tempo;
  • Usar SEM tem uma certa validade, pois você pode pagar para que um anúncio rode por um tempo e depois “desligá-lo”. Com o SEO, os resultados continuam aparecendo com o tempo;
  • Fazer campanhas de marketing de motor de busca é mais fácil, pois você pode testar os anúncios, editá-los, lançá-los novamente, e tudo feito rapidamente. Pois pagar para isso acelera o processo. Mas com o SEO, os testes dependem dos algoritmos do Google, que podem variar e você não ter tempo de seguir o fluxo.

Qual é melhor?

Depende se o marketing de motor de busca é melhor do que o SEO, pois os seus objetivos precisam estar claros para saber se o tráfego para seu site deve ser pago (SEM) ou se deve ser orgânico (SEO). Atualmente, o tráfego pago aumentou expressivamente, tanto que há mais profissionais nessa área.

Mas a principal questão é entender o que você deseja para o seu e-commerce. Se você deseja lançar um produto novo, uma oferta nova, ou está começando agora o seu negócio online, o SEM vai te ajudar a ganhar visibilidade mais rapidamente – sem sofrer nenhuma penalização do Google.

Qual e melhor O que é marketing de motor de busca (SEM) e como difere do SEO?
O que é marketing de motor de busca (SEM) e como difere do SEO?

Mas, se você pensa em crescer a longo prazo, montar seu negócio aos poucos, mas já atua na internet, então o SEO bem executado é a melhor opção. E ainda há o fator de gastos, pois o marketing de motor de busca cobra por cliques e por mil impressões. O CPC pode sair caro se você não ficar de olho na campanha e nos resultados.

De todo modo, o melhor é combinar o marketing de motor de busca com o SEO. Juntos, esses dois recursos abrem mais portas de acesso para o seu e-commerce. Aprenda a fazer remarketing, como usar palavras-chave e otimizar suas campanhas ao ler mais textos do Jornal do Marketing!