A estrutura de URLs é uma prática de SEO que se negligenciada pode prejudicar seu site na posição entre os resultados de busca. Com essa informação, temos a noção de como otimizar a URL é importante e impacta o tráfego orgânico.
Mas mesmo que você não saiba como fazer isso ou tenha dificuldades em SEO, o Jornal do Marketing reuniu aqui um guia prático para você colocar em ação. Continue lendo e descubra dicas para melhorar a forma como seu site aparece e ganhar mais acessos.
Qual a estrutura de URLs?
Traduzindo, URL significa localizadores uniformes de recursos. Numa única linha, você tem as informações prévias antes de clicar, pois os mecanismos de busca destacam o endereço logo abaixo do nome do site. Mas a estrutura de URLs é formada pelas seguintes partes (em ordem):
- HTTP
O hipertext é a primeira parte numa estrutura de URLs. Chamado de HTTP, ele representa a comunicação entre os servidores e navegadores web. Essa linguagem é importante para dizer que existe um domínio e que ele pode ser visualizado por quem digita um endereço virtual ou faz uma pesquisa.
- O “www”
Após a HTTP, a parte seguinte é o “www”, que é mundialmente reconhecido. Esse termo significa que o endereço em questão pode ser acessado com o auxílio de internet. Mas você também pode usar como subdomínio do site e usar uma palavra diferente.
- O domínio do site + extensão
Em seguida, você tem o nome do domínio do site como estrutura de URLs. Geralmente, esse termo é o que as pessoas digitam no navegador para encontrar o endereço como, por exemplo, jornaldomarketing.com. Veja que o domínio vem acompanhado de uma extensão “.com”.
Como otimizar a estrutura de URLs?
Uma boa estrutura de URLs é aquela em que vemos no endereço do navegador e já se pode saber o conteúdo da página. Quando falamos de estrutura de URLs, outro termo surge: a otimização do SEO.
Ou seja, este é o endereço da página mais um complemento, o qual contém a palavra-chave sobre o assunto, produto, e demais tipos de conteúdo do link. Esta é uma forma de otimizar a estrutura de URLs.
Qual a importância de uma URL otimizada?
Uma URL otimizada é importante porque ela apresenta estrutura boa suficiente para que os mecanismos de busca, como o Google, possam classificar uma página. E sabemos que as técnicas de SEO são capazes de fazer um site ser bem ranqueado nas pesquisas e atrair mais acessos.
Nesse sentido, as URLs otimizadas facilitam a navegação de qualquer usuário, do visitante e cliente ao administrador do site, bem como para os buscadores. No geral, são importantes para melhorar a experiência do usuário.
5 dicas para otimizar URLs
Você pode incluir na sua estratégia o uso de palavras-chave na estrutura de URLs, criação de URLs amigáveis, eliminação de parâmetros desnecessários e outros. Confira abaixo as melhores 5 dicas para otimizar seus endereços de uma forma bem fácil no SEO:
- Prefira URLs curtas
Crie uma estrutura de URLs que seja curta para que o usuário leia rapidamente a informação que deseja, contendo cerca de 50 a 60 caracteres. URLs curtas também favorecem no momento de divulgação de uma página, pois é mais fácil de copiá-la.
- Remova parâmetros desnecessários
Os parâmetros também podem formar a estrutura de URLs e se tratam daqueles caracteres após um ponto de interrogação. Uma vez que eles aparecem, tornam sua leitura longa, desagradável e incompreensível ao usuário. Isso também gera problemas aos mecanismos de busca que leem como página duplicada.
- Use palavra-chave na estrutura de URLs
Usar palavra-chave na URL continua a ser uma ótima prática de SEO. Ao fazer dessa forma, você contribui, mais uma vez, para que o usuário saiba do conteúdo antes de clicar. Elas também aumentam as chances de tráfego por quem procura um termo exato, pois ter a palavra indicando o que é o conteúdo aumenta a taxa de clique.
- Evite uso de artigos, verbos e outros
Para otimizar URLs, priorize a dica de encurtá-los e deixá-los o mais compatível com o que diz no título. Evite usar, portanto, artigos e verbos de ligação, focando apenas no conjunto da palavra-chave e uma curta informação complementar. Exemplo:
Título: Como otimizar a estrutura de URLs
Endereço: https://jornaldomarketing.com.br/estrutura-de-urls/
- Letras minúsculas e maiúsculas na estrutura de URLs
É permitido colocar tanto letras maiúsculas como minúsculas na estrutura de URLs. O problema está no fato de que existem servidores web que operam apenas com uma opção ou outra. Para que você não corra o risco de não ter sua página encontrada, prefira usar minúsculas.
Mesmo que você ache difícil trabalhar com o SEO, é possível seguir essas dicas práticas para otimizar URLs ou criar uma estrutura de URLs do zero. Aprofunde seus conhecimentos em termos técnicos e dicas de SEO para otimizar seu site lendo mais textos do Jornal do Marketing!