Como links nofollow podem afetar o seu site?

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Como links nofollow podem afetar o seu site?

Como links nofollow podem afetar o seu site?

Proprietários de sites ou blogs precisam ter entendimento sobre links nofollow e como eles podem afetar uma página online. Para isso, é fundamental estudar e analisar como esses links podem influenciar nas estratégias de SEO e na sua visibilidade online.

Os links são essenciais para a otimização dos mecanismos de busca, no entanto, nem todos os tipos de links são iguais. Alguns deles, inclusive, não possuem capacidade de impactar diretamente na otimização de um website, porém, eles podem ser úteis em alguns casos.

O que é um link nofollow?

O link nofollow é aquele que, quando inserido no HTML, os usuários são instruídos a não seguir o link, o que garante que ele não influencie diretamente na página de origem. Essa estratégia é uma ferramenta amplamente utilizada por proprietários de sites para evitar spam ao controlar a distribuição de PageRank.

O que é um link nofollow?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o atributo também é popularmente utilizado para evitar a influência de sites concorrentes. Embora muitos acreditem que a ferramenta não tenha utilidade, pode ser vantajoso recebê-la, afinal isso ainda significa menção de marca, que é valioso para o algoritmo do Google.

Qual a diferença entre link dofollow e nofollow?

Sua principal diferença entre ambos está na maneira que cada um contribui para o SEO. No entanto, para de fato quais são os pontos de diferença entre os dois, é essencial para compreender o impacto que cada um tem em relação ao Search Engine Optimization (SEO):

  • Dofollow: trata-se de links que possibilitam que os mecanismos de busca apontam para a sua página;
  • Nofollow: link que não gera nenhum apontamento para o site. Esse fator não ajuda a impulsionar o PageRank e não melhora a posição nos resultados de busca.

Ou seja, enquanto os dofollow ajudam a melhorar a autoridade e visibilidade de uma página na web, os nofollow são necessários para empresas e indivíduos que não desejam gerar autoridade para links externos ou relacionar seu site a determinadas páginas.

Para que serve um link nofollow no SEO?

A ferramenta pode ser utilizada em diversas situações e uma das principais é para apontar sites de qualidade inferior. Em situações em que um blogueiro cria um conteúdo em texto e utiliza uma determinada fonte em que o site não é seguro ou possui má qualidade, é possível utilizar o recurso para não passar autoridade para o mesmo.

Para que serve um link nofollow no SEO?
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Outra situação em que ele deve ser utilizado, é quando você é pago para acrescentar um link a uma postagem. Segundo as Diretrizes Webmaster do Google, qualquer link patrocinado deve ser sinalizado. Nesse caso, quando uma empresa ou marca entra em contato para uma parceria de publicação paga, é necessário indicar o atributo.

Conteúdos gerados por usuários como comentários em postagens ou redes sociais também devem ser sinalizados. A ação permite que o site permaneça seguro ao evitar passar autoridades para páginas de terceiros, visto que qualquer pessoa pode fazer comentários em blogs.

Principais características do link nofollow

Esses backlinks normalmente apresentam a tag HTML como, por exemplo, <ahref=”https://www.linkdosite.com/”rel=”nofollow”> Texto do link </a>. A tag em questão tem como objetivo indicar aos mecanismos de busca, como o Google, que ela não deve ser ranqueada. 

O uso de ferramentas de avaliação de sites como o SEMRush indica quais links utilizam o atributo. Nesse contexto, é possível utilizá-lo para entender quando deve acrescentá-los em uma postagem. 

Em linhas gerais, a prática de acrescentar esse tipo de link ajudam a manter a integridade do site e atribuem o controle de quais links deseja associar ao seu site ou blog. Isso pode servir especialmente para evitar punições por ações consideradas inadequadas pelo Google.

Como o link nofollow afeta o seu site?

O nofollow pode afetar um site de diferentes maneiras e uma das suas principais desvantagens é que eles não passam autoridade para seu site caso ele seja linkado em outra página. 

Como o link nofollow afeta o seu site?
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Além disso, embora eles contem com a possibilidade de gerar tráfego, normalmente eles não são qualificados, além de não contribuir para a contagem de volume de visitantes no website. 

Ainda que não seja a alternativa em relação à transferência de autoridade, ele ainda auxilia a divulgar sua marca de qualquer maneira. Em termos de benefícios, esse tipo de backlink também pode atribuir alguns importantes que incluem:

Facilita a negociação de guest post

O guest post é uma parceria que consiste na criação de conteúdo de texto para outro blog. Nesse sentido, as duas partes devem produzir conteúdo com a finalidade de divulgar a sua página online.

Quando o proprietário de uma página na web está disposto a acrescentar os links nofollow e dofollow, as negociações de sucesso com publicações de outros websites é facilitada. Nesse contexto, é crucial criar um artigo de qualidade e original, com informações relevantes para o público-alvo, além de utilizar conjuntos de técnicas para mecanismos de busca.

Ao incorporar estratégias de SEO em guest post, a publicação em questão será priorizada nas plataformas de pesquisa como Bing, Google e outros. Portanto, é fundamental entender como o método funciona para obter êxito nos resultados.

Mais tráfego orgânico

O tráfego orgânico é crucial para o crescimento de qualquer marca, empresa ou blog. Uma das suas principais vantagens, é que usuários que clicam em links por conta própria estão mais propícios a realizar uma compra ou realizar ações. Outras vantagens do tráfego orgânico incluem:

  • Custo-benefício: o tráfego orgânico muitas vezes é direcionado de forma totalmente gratuita. Por isso, investir tempo e esforço nas redes sociais e estratégias de SEO vale a pena;
  • Duração: internautas que visitam um site de modo orgânico costumam passar mais tempo em suas páginas;
  • Relevância: em comparação com o tráfego pago, o orgânico é mais relevante e pode atrair melhores resultados;
  • Construção de relacionamento: os usuários costumam considerar as buscas orgânicas mais confiáveis, contribuindo para a construção de relacionamentos;
  • Escalabilidade: possibilita o alcance do público-alvo mesmo que o empreendedor não possa contar com recursos para investir em tráfego pago.

No contexto do backlink em questão, se um site de alta relevância linkar a sua página, a sua marca obterá alcance mesmo que sinalizado. Esse é um dos maiores benefícios desse atributo.

Reconhecimento de marca

Independente da maneira de como seu link será linkado em outros websites, a conquista de público pode ser garantida. Se uma página do seu blog for adicionada a uma postagem de outro blogueiro, os leitores dele poderão buscar pelo seu conteúdo para obter informações específicas.

Como identificar um nofollow?

Identificar esse tipo de backlink é simples e fácil. Para isso, basta clicar no botão direito do mouse, selecionar “Inspecionar elemento” para abrir uma aba e localizar o código HTML para o link atribuído a “rel”. Caso ele contenha o “nofollow”, significa que o link foi sinalizado como tal.

Como identificar um nofollow?
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Plataformas de criação de site ou blog permitem que criadores de conteúdo de texto possam facilmente apontar um link. No Blogger, por exemplo, basta clicar em “Inserir ou editar link”, acrescentar o link, adicionar o texto que será mostrado e marcar o atributo “rel=nofollow”.

Já no WordPress, ao criar uma postagem, selecione o ícone de adicionar links, adicione o que deseja e marque a opção que indica que as plataformas de busca devem ignorá-lo. Feito isso, termine de criar o conteúdo e publique-o em seguida.

Apesar de poder afetar um site em alguns aspectos como o tráfego não qualificado e a falta de transferência de autoridade, o link nofollow conta com benefícios que englobam o reconhecimento de marca, maior número de tráfego e facilidade para negociar guest post, muito importante para o crescimento de negócios online. Para mais informações sobre como alcançar sucesso no âmbito virtual, continue explorando o Jornal do Marketing!