O que é nofollow e dofollow?

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O que é nofollow e dofollow

O que é nofollow e dofollow?

Descubra a diferença entre nofollow e dofollow, como usar corretamente os links externos no seu site e qual é melhor!

Usar links nofollow e dofollow é uma das estratégias de SEO que mais ajuda a aumentar o tráfego. Isso porque gerar links pode ser interessante para enriquecer um conteúdo e atrair o público a clicar e acessar. Porém, se não for usada da forma correta pode prejudicar o desempenho do seu site e passar a mensagem errada para o Google.

Pensando em melhorias para você aplicar, nós do Jornal do Marketing trazemos nesse texto as principais informações de links qualificados, Link Building e Backlinks. Você descobrirá a diferença entre nofollow e dofollow, a importância de cada um e o momento certo de usá-los. Acompanhe!

O que é nofollow?

Nofollow é o termo técnico usado na estrutura de links externos que você pode inserir num texto de blog ou outro para dizer ao Google que não precisa destacá-lo para a pessoa que está lendo, pois num esquema de uso de links nofollow e dofollow você tem a opção de não favorecer um site que não seja o seu.

O que é nofollow
Fonte/Reprodução: original

Vamos ao exemplo: você tem um blog de marketing e quer usar um link externo que você achou interessante, mas não quer apontar o leitor para ele. Aqui você pode usar o link apenas como uma referência, mas não quer que o Google dê relevância ao site de onde tirou.

E dofollow?

Por outro lado, existe a opção de usar links externos que servem tanto para enriquecer seu conteúdo como para dar relevância ao site de destino. Essa é a descrição sobre o que é e para que serve o dofollow. Como exemplo, você gosta do Jornal do Marketing e quer usar um link do nosso site no seu texto de blog, e esse link é dofollow. Essa citação de link para o site será lida pelo algoritmo do Google como relevante para o leitor.

Qual a diferença entre ambos?

A diferença entre nofollow e dofollow é que enquanto o link nofollow precisa ser modificado no html para não ser seguido, o link dofollow não precisa de modificação, e pode ser seguido nos resultados de pesquisa.

Essa modificação é imprescindível aos mecanismos de busca, para que o robô do Google leia o código e entenda o que é nofollow e dofollow. Ele também entenderá que o link com a tag dofollow precisa de relevância, ao passo que o link com a tag nofollow não precisa de relevância, ou seja, o Google saberá qual site de destino pode ser bem posicionado nos resultados de busca.

Qual a importância do nofollow e dofollow?

Os links nofollow e dofollow são importantes numa estratégia de conteúdo e de SEO, pois ajudam a aumentar a autoridade no seu site e deixar o conteúdo mais natural e fácil de navegar. A explicação disso é que esses links fazem parte das regras do SEO.

Qual a importância do nofollow e dofollow
Fonte/Reprodução: original

Nesse sentido, mesmo que você use links nofollow para mostrar que o site de onde tirou o link não deve ser relevante, você continua fazendo uma citação. E fazer citações com links é bom para atrair tráfego ao seu site e bom posicionamento.

Como identificar um link nofollow e dofollow?

A forma de identificar links entre nofollow e dofollow é por meio do uso de ferramentas que ajudam a descobrir se um site tem autoridade ou não. Alguns exemplos de ferramentas que ajudam também no SEO para você conhecer antes de usá-los no seu site são:

  • Ubersuggest (gratuita e oferecida pela SEMRush);
  • CognitiveSEO (pago e faz comparações de links nofollow e dofollow);
  • Ahrefs (pago);
  • Majestic (plano).

Os links de anúncios, links patrocinados ou guest posting com conteúdo em texto e com links precisam ser nofollow, então você deve colocar a tag de nofollow. Além disso, não use links que contenham SPAM. Estes, podem fazer o Google penalizar o seu site e não ranqueá-lo nas pesquisas.

Qual melhor usar?

Entre links nofollow e dofollow, o melhor para usar deve ser a opção mais importante para o seu conteúdo. Se você achar um link externo que não seja tão relevante para seu site, mas precisa de um link externo para completar o SEO, então deve usar a tag nofollow, principalmente se o link for de um concorrente!

De outro modo, você pode desejar se vincular a outro site importante e pedir para que o Google encontre seu conteúdo e o coloque em um bom posicionamento usando a tag dofollow.

Agora que você descobriu a diferença entre nofollow e dofollow e como usar corretamente, busque mais conteúdos sobre SEO, links externos e links internos para potencializar seu site. Continue lendo o Jornal do Marketing!