É fundamental considerar as práticas de sustentabilidade aplicadas ao e-commerce. Isso tem se tornado cada vez mais popular, visto que oferece praticidade aos consumidores e contribui para o crescimento da empresa.
Adotar práticas de sustentabilidade aplicadas ao e-commerce não apenas ajuda na preservação do meio ambiente como também é uma maneira de conscientizar os consumidores. Neste texto, o Jornal do Marketing compartilhará algumas práticas que pode adotar para tornar sua empresa sustentável. Confira!
O que são Sustentabilidade Aplicadas ao E-commerce?
Com o crescimento do mercado eletrônico, é essencial que as empresas adotem medidas para reduzir o impacto de suas atividades para o meio ambiente. A sustentabilidade aplicada ao e-commerce é uma tendência que busca promover práticas sustentáveis.
Quando uma empresa adota métodos sustentáveis de compra e venda, eles passam a ter consciência de suas responsabilidades ecológicas, além de contribuir diretamente para o meio ambiente.
Como funcionam?
As ações de sustentabilidade no contexto do e-commerce podem ser aplicadas de diferentes formas. Elas podem ser implementadas desde a fabricação do produto até a entrega dele. Uma das principais maneiras de promover métodos sustentáveis é por meio da redução de desperdício de recursos.
Alguns empreendimentos do mercado eletrônico têm dado preferência a embalagens sustentáveis. Além disso, muitas empresas como a Pantys, por exemplo, são reconhecidas por serem sustentáveis.
Quais as vantagens da Sustentabilidade Aplicadas ao E-commerce?
A sustentabilidade aplicadas ao e-commerce pode trazer uma série de vantagens ao seu negócio para a empresa e consumidores. Algumas das principais vantagens de adotar essas práticas incluem:
- Contribui para o meio ambiente;
- Economia de recursos;
- Redução no impacto ambiental;
- Melhoria da imagem da empresa.
Essas são apenas algumas das vantagens da sustentabilidade aplicadas ao e-commerce. Dessa maneira, a sua empresa pode se destacar da concorrência e atrair um público engajado, bem como a retenção de clientes.
Por exemplo: nos últimos anos os consumidores têm se preocupado com produtos sem crueldade, que não testam em animais ou não contém elementos de origem animal. Nesse contexto, fabricar ou comercializar esse tipo de produto, é uma prática sustentável.
Quais os exemplos de empresas que usam a Sustentabilidade Aplicadas ao E-commerce?
Existem diversas empresas que usam a sustentabilidade aplicadas ao e-commerce e muitas delas são reconhecidas por este fator. Atualmente os consumidores podem contar com empresas totalmente voltadas para a sustentabilidade e algumas delas incluem:
- Renner;
- Pantys;
- Papel semente;
- Klabin.
Esses são apenas alguns exemplos de empresas que adotam a sustentabilidade aplicadas ao e-commerce. Esses empreendimentos costumam atrair clientes conscientes que valorizam empresas que se responsabilizam pelo bem do meio ambiente.
8 dicas para aplicar a Sustentabilidade Aplicadas ao E-commerce
Existem diversas maneiras de aplicar a sustentabilidade aplicadas ao e-commerce e contribuir para um futuro mais sustentável. Abaixo reunimos algumas dicas para implementar no seu negócio.
Logística reversa
A logística reversa é um método bastante utilizado no e-commerce e muitas empresas têm adotado a prática. Ela consiste no incentivo que a empresa dá aos clientes para reciclar as embalagens e alguns outros fatores.
Embalagens sustentáveis
No contexto da sustentabilidade no e-commerce, muitas empresas têm adotado embalagens sustentáveis, que não são prejudiciais para o meio ambiente. Essa é apenas uma das práticas mais populares.
Promover a conscientização dos clientes
Conscientizar os clientes sobre a importância da sustentabilidade é fundamental. Algumas maneiras de fazer isso, é adicionando informações básicas de práticas sustentáveis nas embalagens e no site.
Opte por fornecedores sustentáveis
Além dos empreendimentos, muitos fornecedores também têm adotado práticas sustentáveis. Algumas empresas, independentemente do segmento, seguem métodos sustentáveis.
Reduza o consumo de energia
Reduzir o consumo de energia é uma questão básica para empresas que querem começar a ser sustentáveis. Faça uma análise do processo de fabricação para poder realizar otimizações nesse setor.
Utilize iluminação com luz de LED
A iluminação com luz de LED tem se tornado cada vez mais popular por ser sustentável e gastar menos energia elétrica. Essa é uma ação que pode ajudar principalmente pessoas que necessitam mais da energia para fabricar ou preparar seus produtos.
Reduzir o uso de papel
Com o avanço das tecnologias e métodos adotados, principalmente depois da pandemia, o uso de papel tem sido reduzido cada vez mais. Tente adotar práticas que reduzam o uso de papel na sua empresa e faça a substituição de impressos por digitais.
Diminuir o uso de plástico
O uso de plástico pelas empresas é um tema que se tornou pauta há muitos anos e muitas delas reconheceram que esse é um problema real e adotaram outros tipos de materiais para a fabricação ou embalo de produtos.
Ao aplicar essas práticas no seu e-commerce, lembre-se de analisar como a sua empresa funciona e quais ações você pode implementar para conscientizar sua equipe e clientes, para a proteção do meio ambiente.