Como medir o sucesso do SEO?

Sumário

Posts relacionados

Como medir o sucesso do SEO

Como medir o sucesso do SEO?

Veja 4 dicas de SEO e as principais coisas para você se atentar quanto a forma certa de fazer e medir o sucesso do SEO no seu site.

O sucesso do SEO numa estratégia gera grande impacto no seu site, anúncios e qualquer outro link que contenha título atrativo. Por essa razão, é sempre um desafio otimizar o SEO e usar os KPIs, deixar o site com bom desempenho e fácil de navegar, bem como ter um bom posicionamento nos resultados de busca.

Embora seja necessário esses esforços, o Jornal do Marketing reuniu aqui as principais coisas para você se atentar quanto a forma certa de fazer e medir o sucesso do SEO. Continue lendo para seguir o planejamento e dicas de como se beneficiar com a técnica.

O que é e para que serve o SEO?

O SEO é uma estratégia de marketing que compreende diversos ajustes e técnicas para deixa um site ou link específico na primeira página de busca do Google, Bing e outros buscadores.

O que é e para que serve o SEO
Fonte/Reprodução: original

O fato é que o SEO serve tanto para melhorar a navegação do usuário como para aumentar o tráfego de um site. Se antes um site não seguia as práticas de SEO e otimização, certamente não obtinha acessos ou cliques por falta de usar palavras-chave certas e muitas outras edições no conteúdo.

Como medir o sucesso do SEO?

A forma de medir o sucesso do SEO é observar as suas métricas e indicadores-chave (os KPIs), principalmente as que mostram o nível de tráfego do seu site. Mas é preciso checar se a estratégia funciona, se a campanha gera conversões e se os conteúdos estão bem escritos. Veja como medir o sucesso do SEO e as principais métricas:

Volume de impressões

Uma das métricas iniciais do SEO é a que mede o volume de impressões. Isso porque você precisa saber se um anúncio ou link do seu site está sendo exibido corretamente para o público toda vez que uma pesquisa é feita.

CTR, a taxa de cliques

A taxa de cliques é uma das métricas mais simples que usamos para medir o sucesso do SEO. Ela mostra uma porcentagem das pessoas que clicaram num anúncio ou página do site. É chamada de CTR orgânico também, pois antes de um clique vem a impressão do link no usuário. E para tal impressão ser boa, o conteúdo deve ter o SEO ajustado.

Taxa de rejeição

Como falado, o SEO é bom para a navegação do usuário no site. Aqui, a taxa de rejeição mede o sucesso do SEO para saber se o visitante que clicou encontrou o que queria ou se o conteúdo era o prometido no anúncio ou título do link. Ter alta taxa de rejeição é ruim para o sucesso do SEO.

ROI, retorno sobre o investimento

Uma estratégia de vendas e de tráfego gera certo investimento para sua empresa, não é mesmo? Nesse sentido, faz sentido esperar por resultados positivos. Ou seja, ter um retorno sobre o investimento. O ROI, portanto, é uma métrica que para medir o sucesso do SEO a partir do CPC (custo por clique) por exemplo.

Como usar esse resultado a meu favor?

A primeira coisa a se fazer é montar um planejamento de quais estratégias de SEO usar. Geralmente, a maior preocupação está em ganhar mais acessos no site, gerar mais conversões e mais vendas, ou ainda ter um melhor posicionamento nas redes. Para isso, selecione as métricas de sucesso do SEO.

Como usar esse resultado a meu favor
Fonte/Reprodução: original

Dê preferência aquelas métricas que analisam o tráfego orgânico, pois além de ser uma estratégia de menor custo, a métrica de tráfego orgânico é a base para que um site seja notado, clicado e bom de navegar. Com tráfego garantido você tem mais chances de ter lucros.

4 dicas de como se beneficiar do SEO

Usamos as técnicas de SEO e as métricas para medir o sucesso do SEO com a ajuda de ferramentas (em sua maioria gratuita) e de edições básicas ou mais elaboradas no conteúdo em si. Tal como explicamos brevemente a seguir:

Corrigir a palavra-chave

Atualmente, o Google, Bing e qualquer página que forneça resultados de busca selecionam uma quantidade maior de palavras-chave. Isso porque as pessoas pesquisam termos maiores, expressões, fazem pesquisas por voz. Então, use palavras-chave de longa cauda, faça variação delas, personalize seus conteúdos.

Use o Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta de graça, onde você entra com conta do Google para acompanhar as métricas aqui citadas e medir o sucesso do SEO. Ela analisa os acessos do seu site, se está tendo conversões de visitantes em clientes, como está o nível de interação das pessoas e como elas se comportam.

Use o Google Search Console

Outra ferramenta gratuita é o Google Search Console, usado para medir o sucesso do SEO através da solução de problemas que o Google encontrar no seu site. Ele é interessante porque mostra como seu site é visto diretamente nas pesquisas do público, e porque os seus links não aparecem, por exemplo.

Invista na SEMRush

A SEMRush é uma das plataformas que mais pode te ajudar com o SEO. Além de ser um bom local para pesquisar opções de palavras-chave, a SEMRush faz comparações com sites de seus concorrentes quanto ao SEO que eles usam.

Quer mais dicas para melhorar o seu site com SEO? Leia o Jornal do Marketing! Assim, você pode se beneficiar ainda mais e medir o sucesso do SEO com conteúdos fáceis de entender e acesso a tudo sobre Marketing e SEO.