O que é SEO técnico?

Sumário

Posts relacionados

O que é SEO técnico?

O que é SEO técnico?

O SEO técnico é fundamental para se ter um site de e-commerce com ótima performance nos resultados de busca do Google. Quando você prepara seu site com as ferramentas certas, fica mais fácil para o público que procura um produto ou serviço da sua empresa e encontrar sua marca em destaque.

Isso significa que existem formas de melhorar a parte técnica de um negócio online para que este tenha melhores resultados na internet, mais acessos e mais vendas. E longe ser uma estratégia difícil, o SEO técnico é prático e você verá mais nesse texto sobre como ele funciona.

Qual a definição do SEO técnico?

O SEO técnico é uma das estratégias para deixar um site melhor estruturado com as páginas rápidas e fáceis de entender, de serem encontradas nas buscas (rastreamento) e bem organizadas (indexação). Basicamente, toda a parte técnica para que o SEO esteja completo e funcione com:

  • Rastreamento;
  • Indexação;
  • Renderização.

Você pode se deparar com o SEO on page e o SEO off page, porém, o SEO técnico refere-se aos códigos que formam a estrutura das páginas. Assim, o SEO possibilita que o Google encontre os seus links internos combinados ao longo de seu conteúdo.

Importância do SEO técnico para o site

O SEO técnico é uma estratégia relativamente recente, mas ele tem grande importância, pois otimiza o seu site e faz seus links aparecerem nos principais resultados de busca. No Marketing Digital, o SEO técnico é conhecido como o início de uma estratégia para entrar na onda dos mecanismos de busca.

Importância do SEO técnico para o site
Fonte/Reprodução: original.

De outro modo, o SEO é importante porque você consegue mostrar ao robô do Google o que você publica e vende. Uma vez que existem bilhões de sites e links, mas se o seu site é otimizado com SEO, o Google usa seus sistemas para ler as informações e classificá-las para o público certo.

Características do SEO técnico

Entender o que é o SEO técnico pode ser mais fácil ao vermos suas características, ou os fatores que você pode observar e modificar. Mas como são basicamente formados por códigos, pode ser preferível contratar um profissional. Abaixo, explicamos brevemente as suas características:

Velocidade

A velocidade com que uma página leva para carregar é um dos mais importantes fatores de um site com SEO técnico, o que pode motivar o usuário ou o fazer fechar a página. Portanto, melhorar a estrutura do site para que ele carregue até 3 segundos é uma etapa importante dessa estratégia.

Garantir um site responsivo (experiência mobile)

Ter um site responsivo significa oferecer a melhor experiência de navegação possível, numa era em que as pessoas consultam e fazem compras pelo celular. Além de ser bom para aumentar o seu negócio com a ajuda do Google nos mecanismos de busca que priorizam o mobile-friendly (versão mobile dos sites).

Páginas rastreáveis

Uma questão de bom posicionamento de um site com SEO técnico é ter páginas rastreáveis pelo Google e evitar os erros de rastreamento. Para isso, você pode verificar se o seu site está sendo rastreado e se há problemas ao entrar no Google Search Console e emitir um relatório.

Uso de sitemaps

O sitemap é um documento XML otimizado que ajuda no SEO técnico do site. Para você entender, o sitemap contém uma lista de todas as páginas do site para mostrar ao robô do Google que elas podem ser indexadas.

Imagens otimizadas

Assim como o seu conteúdo de artigo em blogs é importante para o leitor, as imagens são essenciais para enriquecer. Mas você deve se atentar ao SEO técnico nas imagens também, como colocar o Alt Text (texto alternativo que descreve a imagem com a palavra-chave e isso deixa seu site mais acessível).

Como funciona o SEO técnico?

O SEO técnico funciona como recurso de configuração no código HTML do site para chamar atenção tanto do robô e traduzi-lo ao cliente ou visitante da página. Em resumo, um especialista pode fazer programação de toda a estrutura do site ou apenas torná-la mais simples de entender.

Como funciona o SEO técnico?
Fonte/Reprodução: original.

Um dos códigos que o robô pode encontrar e indexar é o robots.txt, por exemplo. Bem como o sitemap e outros códigos que simplificam a estrutura, eles são essenciais para lidar com tantas informações dentro de um site.

Benefícios do SEO técnico para o seu site

O SEO técnico compreende ações técnicas que beneficiam o seu site, seja de vendas ou de conteúdo. Ele favorece o rastreamento, a indexação e a renderização. A renderização, à parte, é um dos benefícios que deixam a página numa boa versão para ser apresentada ao usuário.

Assim, ter as suas informações e arquivos HTML convertidos em informações fáceis de entender – tanto pelo robô quanto pelo ser humano – é um dos benefícios da estratégia. Além disso, você consegue ter melhores posições nas pesquisas. Além do SEO técnico, você pode aprender mais conteúdos ao continuar lendo o Jornal do Marketing!