No mundo digital atual, o compartilhamento de conteúdo visual é algo fundamental e por isso entender o que é SEO para YouTube se torna indispensável, sobretudo para os criadores de conteúdo e amantes desta plataforma.
SEO, ou Search Engine Optimization, não é exclusivo apenas para textos e websites, sua aplicação no YouTube é super importante para fazer com que as pessoas encontrem os seus vídeos com maior facilidade.
Nós do Jornal do Marketing queremos que você saiba mais a fundo o que é SEO para YouTube e o motivo pelo qual ele é tão relevante. Além disso, vamos aproveitar para te dar algumas dicas e usar estratégias que realmente funcionem!
O que é o SEO para YouTube?
O SEO para YouTube é voltado basicamente para um conjunto de práticas e estratégias que a galera usa para dar mais visibilidade aos vídeos e ficarem melhor posicionados nos resultados de busca.
Ao focar em algumas estratégias, os youtubers esperam aumentar a probabilidade de seus vídeos serem descobertos pelos usuários em pesquisas, o que, por sua vez, melhora o ranqueamento e a audiência no YouTube. Essas estratégias podem ser:
- Keywords;
- Títulos bem feitos;
- Descrições detalhadas;
- Tags interessantes;
- Thumbnails atrativas;
- Engajamento;
- Tempo de permanência.
Se você tem a intenção de iniciar uma carreira de sucesso no YouTube e não tem ideia de como proceder, siga as estratégias apresentadas acima, pois, com toda certeza, o seu primeiro passo será um passo daqueles!
Quais youtubers aplicam estratégias de SEO em seus conteúdos?
Alguns youtubers, como MrBeast, Mari Maria e T3ddy são reconhecidos por seguirem bem as tendências do YouTube, indicando que eles provavelmente usam estratégias de SEO para deixar seus vídeos e canais mais atrativos.
Quais são os benefícios do SEO para YouTube?
E não para por aí! O SEO para YouTube traz consigo muitos benefícios que são super importantes para que você se sobressaia ainda mais na plataforma, especialmente se for um iniciante.
O principal benefício do SEO para YouTube é aumentar a visibilidade dos vídeos na plataforma e assim os tornar mais fáceis de serem encontrados, mas outros benefícios incluem:
Incentivo ao engajamento
No momento em que se usa estratégias de SEO como, por exemplo, pedir para as pessoas comentarem e curtirem, não apenas fortalece o relacionamento com quem assiste, mas também diz aos algoritmos que o seu conteúdo é legal e interessante.
Mais cliques
Se você faz com que as imagens que aparecem antes dos vídeos, chamadas de thumbnails, sejam bonitas e bem elaboradas, isso com certeza chamará a atenção das pessoas e fará com que elas cliquem neles.
Manter os espectadores por mais tempo
Caso os seus vídeos sejam muito bem otimizados conforme o SEO, eles tornam-se mais interessantes para quem assiste, o que aumenta o tempo de permanência dos espectadores e a satisfação com o que assistem
Credibilidade
Se o seu canal obtém um bom desempenho nos resultados de pesquisa, as pessoas podem achar que ele é confiável e que você é um expert no que faz. Dessa forma, todos te levam a sério naquilo que você fala ou mostra através dos seus vídeos.
Monetização
Quando seus vídeos são bem produzidos, maiores são as chances de serem sugeridos para mais pessoas, o que pode criar uma oportunidade de monetização, principalmente para os criadores associados ao Programa de Parcerias no YouTube.
Melhorias
Ao ficar de olho nas métricas SEO o tempo todo, é possível fazer ajustes sempre que precisar, e isso permite que os criadores deixem seus vídeos cada vez melhores, de acordo com o que o seu público gosta.
Uma comunidade maior
Um bom SEO no YouTube, além de atrair novos espectadores, também ajuda na construção de uma comunidade engajada e legal que promove discussões e interações em torno do conteúdo do seu canal.
Qual a importância do SEO para YouTube?
Como mencionado no início, o SEO para YouTube é muito importante para a visibilidade, descoberta e sucesso dos vídeos na plataforma. Ao otimizar os títulos, descrições, tags e thumbnails, os youtubers podem ver seus vídeos serem encontrados mais rapidamente pelos usuários nas pesquisas.
O SEO bem aplicado também ajuda os youtubers a entender melhor como as pessoas se comportam e a ajustar o conteúdo para atender às suas necessidades. Para aqueles que procuram um crescimento duradouro e oportunidades de monetização, a aplicação de técnicas de SEO pode abrir portas para parcerias, colaborações, e claro, construir uma presença forte e que dure muito tempo na plataforma.
Quais são os elementos para fazer um título bem feito e uma descrição detalhada no SEO para YouTube?
Um bom título no YouTube precisa ser interessante e ter palavras-chave que tenham a ver com o conteúdo do vídeo. Ele deve ser fácil de entender, chamar a atenção das pessoas e conter termos que elas usariam ao buscar vídeos parecidos.
Já para uma descrição detalhada, use frases que tenham a ver com o que você vai mostrar. Conte um pouco sobre o que vai ter durante o vídeo e destaque as partes mais legais. Não esqueça de convidar as pessoas para interagirem, como pedir para deixar comentários, compartilharem o vídeo e se inscreverem no canal.
7 estratégias para otimizar o SEO para YouTube
Alguns tipos de estratégias precisam ser feitas para otimizar o SEO para YouTube. Estratégias essas que, ao serem aplicadas, tendem a ser muito mais vantajosas do que se imagina.
Já que você sabe que é importante melhorar o SEO para YouTube, é fundamental aprender como fazer isso do jeito certo. Para isso, te ensinaremos 7 estratégias para otimizá-lo, confira:
Publique vídeos constantemente
Procure publicar os seus vídeos de forma constante para manter o seu canal no YouTube sempre atualizado. Isso agrada aos algoritmos, que preferem canais com uma programação regular.
Faça parcerias estratégicas
Junte-se e busque fazer parcerias com outros criadores de vídeos, pois trabalhar juntos pode fazer mais gente ver o seu canal e trazer novas pessoas para assistir aos seus conteúdos.
Compartilhe os vídeos nas redes sociais
Compartilhe seus vídeos em vários lugares, como nas redes sociais, para atingir um público maior e direcionar mais tráfego para o seu canal no YouTube. Saiba que isso também contribui para mais visibilidade.
Observe as estatísticas
Fique de olho nas estatísticas do seu canal, como cliques, quanto tempo as pessoas assistem para entender o que o seu público gosta. Assim, você pode sempre melhorar o seu conteúdo para deixar todo mundo feliz.
Responda aos comentários
Converse com quem assiste aos seus vídeos, responda os comentários! Além de fortalecer a relação entre o youtuber e o espectador, essa interação deixa seus vídeos mais movimentados.
Personalize a URL
Se possível, personalize a URL do seu canal para algo simples de lembrar e relacionado ao que você faz, pois assim se torna mais fácil de compartilhar. Essa personalização ajuda o público a encontrar seu canal com mais facilidade e assim lembrar melhor do seu nome.
Diversifique os seus vídeos
Diversifique os seus vídeos com uma variedade de conteúdo para manter a galera sempre interessada. Experimente diferentes formatos, aborde vários temas e varie nos estilos para chamar a atenção de um público com gostos variados.
É essencial que você domine o SEO para YouTube e destaque os seus vídeos em meio à vastidão da plataforma. Compreender e seguir as estratégias que apresentamos resulta em uma presença duradoura e bem-sucedida, alcançando uma audiência incrível!