O que é canibalização de palavras-chave?

Sumário

Posts relacionados

O que é canibalização de palavras-chave?

O que é canibalização de palavras-chave?

Devido ao funcionamento dos mecanismos de pesquisa, a canibalização de palavras-chave pode ser uma prática negativa para o desenvolvimento orgânico de qualquer site. Por isso, é importante entender como o fenômeno ocorre, a fim de que seja possível evitá-lo e minimizar o risco de atrapalhar o desempenho da página.

Na canibalização, páginas do mesmo site interferem na entrega do conteúdo relacionado à pesquisa de termos similares. Com isso, quando a ação não é pensada corretamente, irá trazer consequências que podem se tornar desastrosas. 

Para evitar esses danos, entenda com o Jornal do Marketing como ocorre, quais as consequências e o que fazer para identificar e evitar a canibalização de palavras-chave!

O que é a canibalização de palavras-chave?

Podemos descrever a canibalização de palavras-chave como um equívoco que pode ser causado quando um site utiliza o mesmo termo de pesquisa para páginas diferentes. Embora esses conteúdos possam, de fato, ter teores distintos, que apenas tem como base a mesma palavra-chave, a repetição pode atrapalhar o desenvolvimento da página.

O que é a canibalização de palavras-chave?
Fonte/Reprodução: original.

Isso acontece porque no mecanismo de pesquisa, a busca se dará justamente pela palavra-chave – logo, as páginas do mesmo site estão em concorrência direta entre si. Nessa disputa, o acesso às distintas páginas pode diminuir o ranqueamento do site, o que atrapalha a visitação orgânica dos usuários ou leitores.

Quais os problemas da canibalização de palavras-chave?

Especialistas divergem sobre os problemas que a canibalização de palavras-chave pode causar. Há aqueles que acreditam não haver tanto impacto ao desenvolvimento das técnicas de SEO, já outros afirmam que as estratégias podem ser fortemente abaladas pela canibalização. Os principais problemas que podem ser causados, são:

  • Separação de conversão;
  • Divisão de links building;
  • Queda de ranqueamento;
  • Possível penalização por conteúdo copiado;

Aumentar a concorrência pelo acesso dos usuários, mesmo que em uma página paralela do mesmo site, pode se tornar, portanto, uma dor de cabeça a médio e longo prazo. Por isso, o ideal é que as estratégias desenvolvidas pela equipe de SEO de qualquer empresa ou site considere a questão da canibalização de palavras-chave e evite sua ocorrência.

Como identificar a canibalização das palavras-chave?

Para conseguir evitar a canibalização de palavras-chave e manter a estratégia de SEO o mais assertiva possível, é necessário identificar essa duplicação de resultados em possíveis buscas, o que pode ser feito facilmente com uso do Google. A empresa disponibiliza uma ferramenta muito simples usada no próprio navegador.

Como identificar a canibalização das palavras-chave?
Fonte/Reprodução: original.

Trata-se de um pequeno macete, que pode ser usado por qualquer pessoa com acesso ao Chrome. Para usá-lo basta digitar “site:” seguido do domínio do site que se deseja consultar. Assim, os mecanismos do Google farão uma pesquisa dentro do domínio e indicarão páginas internas que estão se “devorando”.

O que fazer para evitar a canibalização das palavras-chave?

Ter uma equipe organizada, que planeja as estratégias de SEO corretamente e organiza os termos de busca em planilhas para evitar sua duplicação nos conteúdos ainda é a melhor forma de evitar a canibalização de palavras-chave. No entanto, manter essa organização nem sempre é fácil, nesses casos, pode-se utilizar algumas estratégias para evitar a ocorrência, como:

  • Usar palavras-chave de cauda longa;
  • Aplicar a indexação semântica (LSI);
  • Acertar conteúdos;
  • Inter-relacionar conteúdos com links internos.

Além disso, você pode usar o redirecionamento 301 para levar visitantes que caírem em páginas mais antigas do seu site, que estejam canibalizando um conteúdo mais atual, até a página correta. Assim, você redireciona o tráfego e garante que os acessos àquele conteúdo não diminuam devido a duplicação de resultados da pesquisa.

Em suma, apesar da canibalização de palavras-chave poder gerar algumas dores de cabeça, como diminuir o acesso ou causar a penalização do site, não é um problema tão difícil de ser resolvido, como o Jornal do Marketing explicitou. Então, organize sua estratégia, faça uso dos recursos disponíveis e garanta que seu site continue crescendo continuamente.