Repetição de Palavras: como evitar e quais dicas usar?

Sumário

Posts relacionados

Repetição de Palavras como evitar e quais dicas usar

Repetição de Palavras: como evitar e quais dicas usar?

Saiba como a repetição de palavras pode empobrecer o seu texto e descubra maneiras de driblar esse erro tão comum na escrita.

Uma das causas de um texto empobrecido sem dúvidas está relacionada a repetição de palavras, responsável por deixar o texto poluído, cansativo e com baixa qualidade, ainda que seu conteúdo seja rico em diversos dados importantes. 

Para quem escreve, é essencial ter um domínio do vocabulário, além de um amplo conhecimento de sinônimos, justamente para que na hora da escrita esse conhecimento fique em evidência, tornando o texto muito mais fluido, objetivo e leve. 

O Jornal do Marketing traz, neste artigo, tudo o que você precisa saber para evitar o uso das mesmas palavras diversas vezes em uma produção textual, além de te mostrar algumas dicas de como você pode enriquecer seu texto empregando termos variados. Confira! 

Por que evitar a Repetição de Palavras na produção?

O uso de uma mesma expressão no texto repetidas vezes deixa a produção empobrecida e cansativa ao leitor, que logo perde o foco no texto, ainda que ele trate de um assunto de seu interesse. 

Por que evitar a Repetição de Palavras na produção
Fonte/Reprodução: original

Além disso, essa repetição de palavras pode evidenciar uma falta de conhecimento do tema, vocabulário curto e pouco conhecimento de sinônimos, itens fundamentais para a  produção de um bom conteúdo textual. 

Por este motivo, quem deseja atuar na área da escrita ou escreve com frequência precisa entender que para ter um conteúdo de qualidade é preciso ter um vocabulário extenso, a fim de proporcionar essa versatilidade nas produções textuais, as deixando enriquecidas e interessantes. 

Como identificar que estou usando Repetição de Palavras na produção?

Em textos onde a repetição de palavras é frequente isso acontece sem que a pessoa perceba. Mas ao ler, esse excesso fica latente, afinal, a mesma palavra aparece diversas vezes em um único trecho. 

É fácil perceber o uso da mesma palavra na frase, ou no mesmo parágrafo, seja para explicar alguma ação ou demonstrar algum exemplo, e até mesmo para adicionar alguma informação importante ao fato que está em desenvolvimento no parágrafo. 

Neste caso, vale lembrar que as palavras-chave, muito usadas em textos para proporcionar um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca, precisam ser repetidas no texto, porém de forma coordenada a fim de não causar poluição textual, ocasionada pelo uso excessivo da mesma palavra. 

Qual motivo do uso da Repetição de Palavras no texto?

É importante ressaltar que a repetição de palavras pode estar relacionada a alguns fatores. Os quais, também, tendem a impactar toda a produção do texto, o deixando empobrecido e sem qualidade. 

Confira quais são os principais motivos relacionados a repetição de termos em textos e como isso pode ocasionar em um empobrecimento no conteúdo, responsável por drenar a qualidade da redação. 

Falta de vocabulário

Este é um dos principais fatores responsáveis por deixar um texto repleto de palavras repetidas. Essa falta de vocabulário extenso faz com que a comunicação da redação fique limitada. Dessa forma, a leitura se torna cansativa e em alguns casos com a impressão de que o mesmo assunto é falado diversas vezes. 

Um dos principais fatores para a falta de vocabulário extenso é a falta de leitura, uma vez que ler é a principal ferramenta para expandir os conhecimentos acerca de um determinado tema. Além de proporcionar um conhecimento mais amplo e vasto das palavras e seus sinônimos, que podem ser explorados durante a escrita. 

Por isso, a importância da leitura é tão necessária para quem deseja atuar no ramo da escrita. Através do hábito de ler é possível obter um maior conhecimento sobre diversos assuntos, e claro, ampliar gradativamente o seu repertório de palavras, deixando suas produções textuais mais ricas e interessantes. 

Carência de sinônimos

Geralmente, quem não possui um vocabulário externo também não é conhecedor dos sinônimos, aquelas palavras diferentes, mas que significam a mesma coisa. O uso de sinônimos em um texto pode o deixar muito mais rico e mantendo a atenção do leitor. 

Assim como é importante ter um repertório de palavras vasto, também é necessário conhecer os sinônimos para proporcionar uma leitura mais fluida, objetiva e de entendimento facilitado ao leitor. O que demonstra ao longo da produção o seu domínio linguístico com o uso de palavras e termos diferenciados de maneira articulada na redação.  

Falta de conhecimento do tema

O estudo do tema antes de iniciar a produção textual é essencial para que se tenha um bom texto. Por muitas vezes o uso da repetição de palavras é utilizado como um recurso que nem sempre dá certo para disfarçar a falta de conhecimento sobre o tema proposto. 

O resultado é um texto massivo, cansativo e por vezes sem sentido, já que outros erros como o tangenciamento e a fuga do tema acontecem com frequência nesses casos, tornando a produção pobre e de baixa qualidade. 

O entendimento do tema proposto para a redação é essencial, a fim de assegurar uma boa estruturação de texto, com informações relevantes e bem elencadas ao longo da produção, evitando a repetição de palavras. 

7 dicas de como evitar a Repetição de Palavras no texto

Para quem deseja ter uma escrita de qualidade, existem algumas dicas que podem auxiliar no processo de não repetir as mesmas palavras ao longo do texto. Vale lembrar que para implementar essas mudanças também é preciso ter um entendimento prévio a respeito, o que só pode acontecer por meio de estudo. 

7 dicas de como evitar a Repetição de Palavras no texto
Fonte/Reprodução: original

Confira como a substituição e algumas outras orientações podem te auxiliar nesse processo, tornando sua produção textual muito mais interessante e estruturada, além de proporcionar ao leitor uma melhor experiência de leitura. 

Substituição com pronomes pessoais

Uma das formas de substituição mais comuns é usar pronomes, e um deles é o pronome pessoal, que ajuda uma frase a manter seu sentido de uma forma que não haja uma poluição textual. 

Exemplo: Os alunos estavam ansiosos para saber o resultado, por isso, o professor lhes pediu para se tranquilizarem. 

No exemplo acima, o pronome “lhes” está substituindo a palavra “alunos” de aparecer novamente, o que já evita uma poluição e repetição de palavras desnecessária no parágrafo em questão.

Substituição com pronomes demonstrativos

O pronome demonstrativo, como o nome mesmo sugere, serve para demonstrar algo, por isso, pode ser usado para substituir e evitar repetições desnecessárias em um texto. 

Exemplo: Ela disse a sua irmã que iria ao shopping com algumas amigas, depois disso se despediram. 

O pronome demonstrativo na frase, está otimizando a escrita de toda uma sentença para descrever o que a pessoa disse a sua irmã que iria fazer, evitando mais uma vez a repetição. 

Substituição com pronomes indefinidos

Os pronomes são mais uma opção muito utilizada por quem escreve para substituir a mesma palavra, dando mais sentido à sentença sem poluir o texto. 

Exemplo: Os alunos foram levados para a sala da direção, todos foram castigados com uma semana de suspensão. 

O pronome “todos” está substituindo a expressão “todos os alunos”, dando a entender que esses alunos foram levados, porém, sem repetir na redação. 

Substituição com pronomes relativos

Mais uma opção de pronome para quem deseja evitar a repetição de palavras em seu texto e pode ser usada da seguinte maneira na redação: 

Exemplo: A menina seguiu o conselho dos avós e se matriculou no curso de moda que era sua grande paixão.

O pronome relativo “que” se refere a grande paixão da menina por moda sem repetir que este ofício que ela queria seguir. 

Hiperônimos e hipônimos

Esta também é uma forma muito utilizada para realizar a substituição de termos e palavras em uma produção textual, confira os exemplos abaixo para se inspirar nos seus próximos textos: 

  • Comprou lápis, cadernos, livros, borrachas e canetas. Usaria todos os materiais nas suas aulas de direito. 
  • Os médicos foram homenageados durante a solenidade. Cardiologistas, pediatras, ginecologistas e neurologistas ficaram felizes pelo reconhecimento. 

Enquanto no primeiro exemplo temos os objetos discriminados, no segundo temos uma especialidade e suas versões secundárias sendo elencadas no texto. 

Sinônimos

O uso de sinônimos refere-se ao uso de diferentes palavras que possuem como base o mesmo significado. Esta também é uma forma de deixar o texto enriquecido e nada poluído de repetições. 

  • Os professores do terceiro ano realizaram um simulado para o vestibular com os alunos do ensino médio. Os mestres solicitaram aos estudantes que respondessem às perguntas propostas. 

O uso de diferentes formas para substituir termos e palavras pode ser uma opção para deixar o texto mais rico e sem a presença de repetições, tornando a experiência de leitura muito mais leve e interessante 

Quais os benefícios de evitar a repetição de Palavras na produção?

A não repetição de palavras torna o texto muito mais rico e claro, fazendo com que o entendimento do leitor seja facilitado. Além disso, o uso de sinônimos e outros termos para apresentar ideias e raciocínios são percebidos, o que sugere que o redator possui um bom conhecimento sobre o tema e amplo domínio linguístico. 

A produção ganha destaque e tende a ficar mais interessante, o que prende a atenção de quem está lendo. Além disso, a redação fica melhor estruturada e sem a presença de erros como tangenciamento, fuga do tema, “encher de linguiça” e entre outros itens que empobrecem o texto.  

Escrever um texto sem a repetição de palavras é fundamental para quem deseja apresentar um conteúdo textual diferenciado, com qualidade e bem elaborado. Dessa forma, não só a escrita como o domínio do redator sobre o tema e o vocabulário poderão ser percebidos da melhor forma, rendendo elogios e excelentes materiais.