Como otimizar para pesquisas por voz?

Sumário

Posts relacionados

Como otimizar para pesquisas por voz?

Como otimizar para pesquisas por voz?

As pesquisas por voz, ou Voice Search, é uma das otimizações interessantes que atrai o público usuário de dispositivos. Imagine facilitar a jornada de compra do seu e-commerce ou melhorar a experiência do usuário do seu blog. 

Os dispositivos são indispensáveis no dia a dia do consumidor e usuário da internet, que agora está adepto ao comando por voz para pesquisar, consultar e comprar online. Isso porque no voice search não é necessário digitar as palavras-chave, mas apenas falar. Nesse texto, o Jornal do Marketing mostra como atualizar seus conteúdos com as pesquisas por voz.

O que são as pesquisas por voz?

Pesquisas por voz são pesquisas que o usuário ativa ao vocalizar sua busca, ou seja, falando com o seu dispositivo móvel ou computador. Em outras palavras, a pesquisa por voz é uma ferramenta avançada em SEO e ligada aos principais mecanismos de busca. Ela é ativada por:

  • Alexa;
  • Siri;
  • Google Assistente;
  • Cortana.

Estes e outros serviços de inteligência artificial ficam disponíveis em uma série de dispositivos e produtos inteligentes de grandes marcas. Qualquer pessoa com acesso à internet e conectada ao sistema que reconhece o comando, pode realizar pesquisas com essa facilidade.

Como funcionam as pesquisas por voz?

Para você entender, as pesquisas por voz funcionam com assistentes virtuais, os quais “conversam” com o usuário, responde perguntas, tira suas dúvidas, aciona aplicativos e plataformas, fazendo pesquisas reais. Dá para pesquisar de tudo, produtos e temas de interesse, mas o sistema de pesquisas de voz só funciona com essa interação humana.

Quais são as diferenças entre as pesquisas por voz e a tradicional?

Diferente da pesquisa tradicional com o uso de teclado e palavras-chave escritas, essa nova função apresenta a particularidade de ser feita logo após o usuário pedir. Você pode entender as principais diferenças entre a pesquisa por voz e a tradicional que explicamos a seguir:

Uso de diálogos

Numa pesquisa tradicional, não há espaço lógico para entender uma necessidade que é melhor de entender através do diálogo. Assim como numa conversa presencial com um amigo ou por telefone, as pesquisas por voz são personalizadas, mais longas do que o normal, pois são estruturadas para entender o que foi dito e responderem.

Resultados certeiros

Além de acessar rapidamente o conteúdo de preferência, as pesquisas por voz também permitem ter resultados de busca mais certeiros. Geralmente, aparecem acompanhados de snippets, aquelas caixas com informações diretas para o usuário ler rapidamente e saber se é o que precisa.

SEO e pesquisas por voz: qual a importância?

A maior importância das pesquisas por voz impacta positivamente o SEO, não apenas porque melhora as pesquisas pelo conteúdo, mas também por ser uma prática de SEO técnico, que é uma tendência de estratégias que você deve adotar.

SEO e pesquisas por voz: qual a importância?
Fonte/Reprodução: original.

Por outro lado, a própria inteligência artificial atua em conjunto com as preferências do público-alvo que pode instruir o assistente virtual no tema de interesse. Daqui para frente, o Voice Search deve dominar os hábitos de compra e busca, então é importante se atualizar.

Como otimizar as pesquisas por voz?

Não tem como começar o processo de otimizar as pesquisas por voz sem ser pelas práticas de SEO. Além disso, você deve integrar o seu site/plataforma ao sistema de inteligência artificial. Esta é a forma mais personalizada para guiar o assistente virtual integrado e “falar” com o seu público. Veja estas 10 dicas essenciais:

Entenda o que as pessoas estão pesquisando

O primeiro passo para aplicar e otimizar o Voice Search é fortalecer o seu SEO com conteúdo rico, específico, conforme o sentimento do usuário. Afinal, você vai lidar com buscas conversacionais, onde a maioria dos diálogos contém expressões únicas, frases populares, gírias e meias-palavras.

Responda às perguntas delas

Faça uma análise de dados sobre a dica anterior, descubra palavras-chave mais usadas nas pesquisas, especialmente as perguntas mais feitas nas pesquisas por voz. Use as mesmas perguntas visando atrair para respondê-las, dar conselhos e dicas, dar um retorno útil à vida das pessoas em contato com o assistente virtual.

Invista e featured snippets

Os snippets que aparecem num resultado podem ser aprimorados nas pesquisas por voz, pois o próprio Google os considera como recursos para ranquear um conteúdo. Eles irão funcionar toda vez que o usuário pesquisar uma pergunta e bem acima dos resultados aparecer um trecho do seu conteúdo que será lido em voz alta pelo assistente.

Segmente a pesquisa, use palavras de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa (long tails) expressam bem um desejo do usuário e se conectam rapidamente com as pesquisas por voz. Então, vá além das palavras tradicionais do seu SEO e crie segmentos de pesquisa sobre seu conteúdo que seja mais longo e, portanto, melhor de se entender.

Otimize seu site, crie um a página de FAQ

A página de perguntas mais frequentes ajuda nessa estratégia de entender o que as pessoas pesquisam quais perguntas elas mais fazem ao usar o buscador. E mais do que isso, a página de FAQ (que deve conter estrutura e respostas curtas) aumenta as chances de aparecer nas pesquisas.

Otimize também o carregamento das páginas

Não podemos esquecer de oferecer uma boa experiência ao usuário após ele clicar no seu link. Para isso, otimize o tempo de carregamento da página, das imagens, e do site no todo. No contexto da experiência de um usuário diário de pesquisas por voz, ele poderá desanimar e abandonar um site lento, ou seja, otimizar a página diminui a taxa de rejeição.

Se cadastre no Google Meu Negócio

Uma das formas de otimizar as pesquisas por voz no Google é aplicar o SEO local e abrir uma conta da sua empresa no Google Meu Negócio, que é uma plataforma de acesso a informações de localização. Se você não sabia, o Google Meu Negócio aumenta as chances do seu site aparecer para alguém que pesquisa por voz por um produto ou serviço mais perto do seu local.

Use o Schema Markup focado nas pesquisas por voz

O Schema Markup é uma linguagem que não aparece no site, mas sim na estrutura da página onde a inteligência artificial do Google lê e entende que o conteúdo é bom para o usuário. Mas esse sistema tem uma atualização inteiramente voltada para as pesquisas por voz chamado Speakable Markup, e pode destacar seu conteúdo dos demais resultados.

Inclua vídeos nos conteúdos

Outra das formas de otimizar pesquisas por voz no Google é criar conteúdos que respondem perguntas no estilo “como fazer”. Para pesquisas de voz com essa tag, os vídeos disparam nas preferências do público em clicar num link, pois eles mostram tutoriais. Nesse sentido, foque estratégias no YouTube, que também é um buscador em si e ajuda a ranquear nos resultados.

Use SEO Mobile

Por fim, existe a estratégia do SEO Mobile e as ferramentas do Google para você otimizar as pesquisas por voz feitas, majoritariamente, nos dispositivos móveis. A dica é criar uma versão mobile exclusiva do seu site ou criar um site a partir do mobile. Os dois recursos do Google que pode otimizar o Voice Search são:

  • Mobile Friendly;
  • Mobile First Index.

O Google tende a colocar na primeira página os conteúdos que ele entende que serão melhor consumidos em dispositivos móveis. Como resultado, isso te destaca da concorrência que não usa o mobile.

Você viu como pode ser rica a sua estratégia ao preparar seu site para responder pesquisas por voz. Estude mais esse tema e descubra mais ferramentas e práticas de SEO e otimização de conteúdos ao ler mais no Jornal do Marketing!