Qual a importância de contextualizar listas e conteúdos?

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Qual a importância de contextualizar listas e conteúdos

Qual a importância de contextualizar listas e conteúdos?

Para contextualizar listas e conteúdos aos leitores, permitindo que o público entenda o que é explicado, você precisa fazer pesquisas que o auxiliem a compreender as informações antes de iniciar o artigo, sempre com foco em tornar a linguagem acessível e clara a todos.

O seu argumento deve ser sempre o melhor e possuir dados relevantes que fazem total diferença para os que lerem. A contextualização é muito importante para todos os temas, portanto, invista sempre nela para obter excelentes resultados em seu site.

O que é a contextualização?

Contextualização é definido como o desenvolvimento de um tema para facilitar o entendimento do leitor sobre o que é falado. A escrita ocorre apenas no momento em que se obtém informações completas sobre o assunto para, então, escrever sobre.

O que é a contextualização
Fonte/Reprodução: original

Com a compreensão adequada a respeito do tema, torna-se possível redigir um texto com informações que atraiam a atenção do usuário. Lembre-se que as pessoas precisam de uma resposta para o que pesquisaram na internet e o texto, quando bem contextualizado, o auxilia positivamente.

Escritas fragmentadas não entregam nada relevante ao usuário, que procura por um site melhor e mais completo do que o seu. Para não ter perdas como esta, comece a contextualizar listas e conteúdos no seu site, fortalecendo as informações e possibilitando que as pessoas entendam tudo sobre o tema escolhido.

Qual a importância da contextualização de lista?

O conteúdo como um todo precisa ser explicativo ao leitor e as listas não podem ser esquecidas. Quando você faz a montagem das bullet points no seu artigo, explique os tópicos brevemente para o leitor entender o que você quer dizer.

Caso você esqueça ou acredite não ser importante contextualizar listas e conteúdos, o seu texto perde a oportunidade de encantar o leitor. Conteúdos organizados atraem o usuário, portanto, invista em bons tópicos para o conteúdo.

O que são listas?

As listas introduzem itens informativos de forma breve, ligados diretamente ao assunto do texto e proporcionando maior organização para enfatizar as informações propostas de maneira mais rápida e simples ao leitor. 

Há dois tipos de listas que podemos usar nos textos, sendo a primeira os bullet points e a segunda as numeradas, mas nem sempre se torna obrigatório trabalhar com ambas. É necessário avaliar quando acrescentar no artigo para não deixá-lo apenas com listas.

Por mais que sejam esteticamente bonitas e proporcionem entendimento rápido sobre determinado assunto, é necessário saber dosar a quantidade da mesma forma que tomamos cuidado com o uso de palavras-chave.

Por que usar listas nas produções de textos?

As listas têm uma função básica que é facilitar a leitura e ajudar o leitor a compreender as informações. Contextualizar listas e conteúdos enriquece o seu material tornando-o ainda mais atraente ao Google e aos leitores.

Além disso, é uma maneira inteligente de articular melhor as informações e proporcionar plena compreensão do tópico, principalmente se for muito complexo ou mais técnico que o habitual. 

Contextualizar listas e conteúdos deve ocorrer também quando você estiver falando sobre um assunto e queira mencionar brevemente sobre temas ligados. Isto é, quando falamos sobre “estratégias no marketing digital” existem muitas opções e para não se estender tanto, a criação de bullet points se faz necessário, como visto abaixo:

  • Marketing de conteúdo: estratégia voltada para a produção de conteúdo, conforme as necessidades dos leitores;
  • SEO: Search Engine Optimization é uma das estratégias mais essenciais do marketing. Esta é a otimização necessária para fazer a página aparecer nos mecanismos de busca;
  • E-mail marketing: uma ferramenta fundamental para engajar os clientes e mantê-los fidelizados com a sua empresa.

Ao trabalhar com as listas você explica rapidamente sobre diversos assuntos sem precisar abordá-los completamente, o que abre portas para produzir mais sobre o e-mail marketing ou SEO e explicar como ele ajuda os sites a ranquear.

Como criar uma boa lista na produção de texto?

Se você não contextualizar as listas, o seu leitor sai do site para entender melhor os termos usados em outra página. Isto te faz perder acessos e fidelizar menos pessoas do que era esperado para a sua meta. Entenda como funciona na prática:

No primeiro tópico, note como é simples a lista e que ela está vazia por não possuir nenhuma informação relevante. Não traz novidades ao leitor que, ao ver esse tipo de conteúdo, procura por novas sugestões no Google.

A respeito do segundo exemplo, você encontra uma lista completa sobre como melhorar a sua relação com o cliente. Esta é a importância de contextualizar listas e conteúdos para os leitores entenderem o que você quer dizer.

Como contextualizar listas e conteúdos?

Tanto as listas quanto os conteúdos precisam ser bem explicados no seu texto para fazerem sentido e não ficarem sem rumo, elas devem tirar dúvidas e ajudar os usuários a saberem mais sobre determinado assunto.

Se você desconhece sobre marketing digital, por exemplo, é necessário estudar durante as suas pesquisas para conhecê-lo e saber como funciona, qual a importância e o que ele representa ao seu negócio. A partir do momento que você se ver no lugar do seu leitor, conseguirá contextualizar listas e conteúdos com eficiência e mais clareza.

Quais os erros mais comuns na hora de contextualizar listas e conteúdos?

No exemplo de “como melhorar a relação com o cliente”, você observou que o erro mais comum é o de deixar a lista totalmente vazia e com informações vagas. Este tipo de procedimento não faz muito sentido ao usuário que, ao invés de entender o que você fala, fica ainda mais confuso.

Quais os erros mais comuns na hora de contextualizar listas e conteúdos
Fonte/Reprodução: original

Além disso, não explicar adequadamente o tema escolhido se torna um verdadeiro problema porque o leitor, quando clica no seu título SEO no Google foi por acreditar que você seria a resolução para os problemas dele, mas não é. 

Como evitar esses erros?

Para evitar os erros, procure contextualizar listas e conteúdos para enriquecê-los e tornar aquele tema rico. Quando bem construído e com informações dispostas adequadamente, você tem sucesso no ranqueamento e as buscas aumentam no seu site.

Monte uma boa lista no seu texto, preenchendo-a com informações que você sabe que o tornarão único para as pessoas. Todo o seu texto deve fazer sentido e, se você perceber qualquer tangenciação, realize uma leitura para saber se está adequado ou se precisa de modificações.

Quando é a hora certa de usar as listas?

No momento de você falar sobre os benefícios do marketing digital, por exemplo, faça uma lista com as principais vantagens diárias às empresas. Mencione sobre a entrega de bons pontos, como na sugestão:

  • Construção de uma boa audiência: você lida com pessoas que tem interesse no que você produz, além de comprar produtos ou contratar os seus serviços;
  • Praticidade para analisar dados: seja no e-mail marketing ou no seu próprio site, você realiza a verificação de quantas pessoas abrem ou acessam os conteúdos e quantos clicam em links disponibilizados;
  • Melhora o contato com o público: atualmente, diversos clientes preferem o atendimento digital e têm mais interesse em empresas que trabalham online.

Estes são alguns dos benefícios de trabalhar com o marketing e, ao contextualizar listas e conteúdos, o seu leitor entende as vantagens e o que elas proporcionam de positivo ou inovador. Por estes motivos, procure sempre apresentar dados concisos e relevantes àqueles que te seguem ou que encontraram a sua página por buscas orgânicas.

Além disso, se for um tema que você tem pouco conhecimento mesmo que tenha pesquisado, as listas são válidas para auxiliá-lo a complementar as informações e deixá-las concretas ao leitor.

Com boas práticas, você explica adequadamente o contexto do artigo, desenvolvendo cada parágrafo com perfeição, assim como às suas listas, tabelas e até mesmo imagens que precisam ser acrescentadas no conteúdo.