A personalização em e-commerce pode ser a chave do sucesso em e-commerce se o empresário ou gestor de empresa souber utilizar a ferramenta de modo correto para obter resultados satisfatórios.
O modo como os consumidores enxergam o mercado é muito diferente da forma que viam há alguns anos. Principalmente após a pandemia, as pessoas começaram optar por comprar online e alguns fatores que auxiliam na rentabilidade do mercado virtual é a personalização em e-commerce.
O Jornal do Marketing vai te mostrar neste conteúdo alguns pontos que provam que a personalização em e-commerce pode ser um dos principais motivos do sucesso das lojas virtuais atualmente, confira!
O que é a personalização do E-commerce?
A personalização em e-commerce é a ação feita por empreendedores de negócios virtuais de fornecer atendimento e tratamento exclusivo para clientes e pessoas interessadas nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
O e-commerce tem evoluído cada vez mais nos últimos anos para facilitar o trabalho dos empresários e gestores de empresas, bem como a acessibilidade e compra dos consumidores. Com isso, várias ferramentas foram desenvolvidas a fim de melhorar o mercado virtual e a personalização em e-commerce é uma delas.
Até mesmo empresas de e-commerce que começaram a atuar recentemente podem utilizar da ferramenta que é um dos principais fatores que implicam no aumento das vendas. Por isso, empresas como a Amazon utilizam a estratégia para induzir os consumidores a comprarem mais ou realizarem uma compra.
Como fazer a personalização do seu e-commerce?
É possível fazer a personalização em e-commerce de várias maneiras, começando pelas mensagens e e-mails. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas para isso e algumas como Drip e o MailChimp dispõem de diversos elementos para enviar e-mails personalizados conforme os interesses e necessidades de cada um.
A melhor maneira de começar é analisando o comportamento de cada cliente, considerando também os potenciais clientes que são os leads gerados, visitantes do site, seguidores das redes sociais e mais.
Dicas para personalizar seu E-commerce
A personalização em e-commerce é uma das principais motivações para que os consumidores se sintam seguros para a realizar a compra, além de gerar mais proximidade entre cliente e empresa. Veja abaixo algumas dicas:
1- Pop-ups de retenção
Os pop-ups de retenção são aquelas janelas que surgem no momento certo para que os consumidores tenham acesso a outros produtos que ainda não viram no site. Eles podem ajudar o negócio a obter bons resultados.
2- Recomendações
O envio de recomendações de produtos ou serviços é uma das melhores maneiras de colocar em prática a personalização em e-commerce. Elas envolvem o envio de mensagens ou e-mails com produtos que o consumidor já possui interesse. A recomendação com um desconto exclusivo pode ser a chave para aumentar as vendas.
3- Conheça seu público
Conhecer o público é essencial para começar a personalização em e-commerce de modo satisfatório para a empresa e o cliente. Para isso, basta analisar o comportamento dos consumidores por meio das métricas, feedbacks, comentários, curtidas e outros para poder conquistá-los oferecendo um atendimento de excelência e exclusivo.
Will Reynolds, considerado um dos melhores especialistas em estratégias de SEO diz: “A empresa que constrói seguidores fiéis possui um exército conquistado para promover seu conteúdo dia após dia”.
4- Site otimizado
O site precisa ser pensado nos consumidores. Muitos dos consumidores compram por meio dos seus smartphones e por isso, o layout responsivo é ideal para qualquer e-commerce. A navegabilidade dos clientes é muito importante para que eles não desistam da compra.
Imagine que uma pessoa está procurando por um sapato para comprar por meio do Google e clicou no primeiro site que apareceu. No entanto, esse site demora para carregar e por isso, o consumidor prefere comprar o item na concorrência.
5- Chat no site
O chat no site pode ajudar a personalizar o atendimento de modo instantâneo. Assim que o consumidor acessa o site, ele tem visualizará o chat que fica integrado e faz qualquer pergunta que quiser.
Qual a importância da Personalização em E-commerce?
A principal importância da personalização em E-commerce é a possibilidade do aumento da retenção de clientes, geração de leads, feedbacks valiosos, aumento da taxa de conversão e diversos outros benefícios.
Ao aplicar estratégias para qualquer objetivo no e-commerce, é fundamental entender como cada uma delas funciona para obter melhores resultados. Se quiser continuar aprendendo mais sobre as melhores estratégias de marketing, continue acompanhando o Jornal do Marketing!