Escolher palavras-chave certas é essencial para o bom uso do SEO no marketing e, consequentemente, maior relevância de seu negócio na internet. Devido ao surgimento de diversos empreendimentos e a exigência cada vez maior por conteúdos de qualidade, saber utilizar as palavras-chave é uma das peças essenciais para o sucesso na web.
Desde que os sites de internet começaram a tomar proporções maiores, tornou-se necessário o uso de palavras-chave certas para aproximar o conteúdo dos usuários interessados. Para saber como utilizar esse recurso de forma assertiva, continue a leitura do nosso artigo!
Como faço para escolher as palavras-chave certas?
Para escolher as palavras-chave certas é necessário avaliar como os usuários pesquisam pelo seu conteúdo. Dessa forma, garante-se que quando alguma busca pelo conteúdo de seu negócio for realizada, o seu site estará entre os primeiros da página. Para cumprir essa etapa, é necessário:
- Pesquisar sobre o conteúdo antes de produzir;
- Ter uma persona definida;
- Saber quando usar as palavras-chave head e long tail;
- Usar boas ferramentas.
O primeiro passo é pesquisar sobre o conteúdo justamente para saber o grau de procura daquele assunto e quais são os termos que os usuários interessados mais costumam utilizar para encontrá-lo. Dessa forma, aumentam-se as chances de toda a sua produção ser recomendada pelos mecanismos de busca.
A partir desse gancho, temos a necessidade de uma persona definida. Com o conhecimento desse perfil, é possível pensar quais seriam as palavras que atraem o leitor com as características da persona para o seu conteúdo. Caso você ainda não tenha a sua persona definida, nós do Jornal do Marketing organizamos neste artigo todos os conceitos para defini-la de acordo com o seu negócio!
As palavras head e long tail são categorias de palavras-chave que se diferenciam pelo seu tamanho e grau de especificidade. Enquanto as head são mais volumosas, menores e mais gerais sobre qualquer que seja o tema, as long tail são mais direcionadas a algum assunto específico e, portanto, atraem públicos mais precisos ao seu site.
Recomendamos que as palavras head sejam utilizadas como secundárias devido ao seu grande volume de pesquisas e pouca especificidade de público. As long tail, por sua vez, devem ser mais utilizadas como as principais, já que além de mais compostas possuem um direcionamento mais claro a um tipo de público.
Por fim, o uso de boas ferramentas permite que o seu negócio analise uma boa quantidade de dados necessária para a escolha das palavras-chave certas. Além de economizar bastante esforço e tempo, o grande volume de informações analisado facilita a criação de estratégias eficientes.
Quais programas podem me ajudar?
Nota-se que a escolha de palavras-chave certas exige uma coleta e análise de dados muito bem feita para o entendimento de como os usuários buscam por seu conteúdo. Para te auxiliar a fazer essas pesquisas com mais eficiência e velocidade, separamos 4 programas bastante interessantes capazes de fornecer informações válidas.
SemRush
O SemRush é uma ferramenta paga que oferece ao usuário diversas funcionalidades para a melhora do SEO de seu site e, dentre elas, a busca de palavras-chave. Com essa ferramenta é possível observar o volume de pesquisa de termos, observar o grau de popularidade e analisar a sua estratégia de SEO com os relatórios.
Google Trends
Google Trends é utilizado por diversos profissionais para a busca das palavras-chave certas devido à grande utilidade dessa ferramenta. O Trends analisa o grau de popularidade de assuntos através dos termos pesquisados e compila todas essas informações em gráficos.
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma alternativa gratuita que tem foco total na análise de palavras-chave. Além de ser bem simples de manusear, a ferramenta possui diversas sugestões de palavras-chave, análise de dados importantes como custo por clique, volume e diversos outros essenciais.
Google Keyword Planner
Para fechar, o Google Keyword Planner é uma ferramenta criada pelo próprio Google que está ligada ao Adwords. O Keyword Planner oferece informações muito interessantes como volume de buscas por mês e grau de concorrência, mesmo que não seja tão aprofundado como uma ferramenta própria de SEO.
O que é SERP e como ela pode ajudar na intenção de busca?
SERP é uma sigla que significa Search Engine Results Page (Página de resultados do mecanismo de busca). Basicamente, é aquela página que aparece após você pesquisar qualquer termo em seu navegador conforme mostrado na imagem:
Nenhum dos sites está posicionado à toa, já que todos passam pela avaliação do algoritmo do Google que julga a relevância daquele conteúdo para estar nas primeiras páginas. Os critérios avaliados são as práticas de SEO e, portanto, precisam estar presentes em seu conteúdo para que o seu negócio obtenha destaque entre os concorrentes.
Qual a importância de definir as palavras-chave certas?
Definir as palavras-chave certas vai garantir que os usuários interessados no tipo de conteúdo que seu negócio trata caiam no seu site. Como elas são o primeiro contato que o leitor tem com o conteúdo, é importante que elas mostrem que aquele site possui as informações buscadas por ele.
Outra importância na definição das palavras-chave certas é nortear os produtores de conteúdo de seu negócio. Durante o cotidiano de trabalho, é muito comum ficar perdido com a grande quantidade de opções de conteúdos que se pode fazer. Pense, por exemplo, em um empreendimento que trata sobre moda feminina. São tantas possibilidades de conteúdo que fica bastante difícil saber qual será a melhor postagem a se fazer.
Com a definição das palavras-chave certas, no entanto, é possível escolher os conteúdos que mais possuem chances de render bons resultados, já que são os mais buscados pelos usuários. Dessa forma, além de produzir um conteúdo de qualidade, há uma garantia maior de que os leitores terão interesse no material criado.
Essa taxa de interesse é avaliada por diversas métricas do Google e são elas que determinam se o site estará bem posicionado ou não. Isso é bastante importante para aumentar a relevância de seu site e, consequentemente, proporcionar mais crescimento ao seu negócio.
Fatores de ranqueamento do Google para usar a palavras-chave certa
Através de todo esse panorama que montamos a respeito das palavras-chave certas, é muito interessante entender quais são os fatores de ranqueamento que o Google utiliza. Dessa forma, você pode julgar qual é a melhor palavra-chave para ser utilizada e que satisfaça os itens que colocaremos a seguir:
- Presença da palavra no título e legenda;
- Palavra-chave na meta descrição;
- Palavra-chave antes do primeiro ponto final;
- Tomar cuidado com os locais em que a palavra-chave aparece;
- Evite a repetição de palavras-chave em outros conteúdos.
A presença da palavra na legenda, título ou meta descrição possui o mesmo objetivo: mostrar ao leitor que aquele é o conteúdo buscado por ele e por métricas de SEO. Como este é o primeiro contato que o usuário terá com seu conteúdo, há uma chance bem maior de ocorrer o clique devido à objetividade passada pela palavra.
No entanto, sabemos da dificuldade de criação de títulos atrativos e que contenham a palavra-chave. Caso você tenha problemas com isso, recomendamos a leitura deste artigo onde detalhamos muito bem como a criação de títulos deve ser feita junto da sua utilidade.
Quando se usa a palavra-chave antes do primeiro ponto final, os mecanismos de busca interpretam que aquele conteúdo é objetivo e oferece ao leitor as respostas procuradas. Por causa disso há uma recomendação maior e esse fator é bastante positivo.
Também é necessário ter cuidado com o posicionamento da palavra-chave escolhida, já que a leitura pode ficar comprometida e consequentemente o texto pode não ser bem-visto nem pelo leitor e nem pelo algoritmo. Garanta sempre que ela seja inserida estrategicamente e de acordo com o contexto para satisfazer o SEO e o objetivo do conteúdo simultaneamente.
Por fim, outro fator muito importante é evitar a repetição de palavras-chave em outros conteúdos. Além de não ser interessante para a própria produção, colocar dois conteúdos do seu site em competição pode ser um fator prejudicial para o desempenho de ambos.
O principal aprendizado que tiramos deste artigo é que a escolha das palavras-chave certas requer uma boa pesquisa e muitos cuidados durante a sua aplicação. Caso isso seja feito, os resultados para o SEO do seu negócio serão muito promissores e a tendência de crescimento na web será bem maior.
A quantidade de assuntos necessários para se dominar bem as práticas de marketing são muitas e é indispensável a presença de conteúdos confiáveis para guiar suas práticas. Por isso, visite sempre que possível os artigos do Jornal do Marketing para estar sempre atualizado sobre todos os conteúdos essenciais da área