Como criar títulos e meta descrição?

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Como criar títulos e meta descrições

Como criar títulos e meta descrição?

Os títulos e meta descrição são elementos essenciais para qualquer um que queira produzir conteúdos de qualidade, baseados em estratégias qualificadas dentro do marketing digital. Dessa forma, é possível atingir o público-alvo correto e melhorar o seu engajamento e posicionamento nos mecanismos de busca

Para atingir os objetivos desejados e compreender os fundamentos dos títulos, a meta descrição é fundamental para prevenir erros, além de melhorar as suas técnicas e entregar ao buscador conteúdos de qualidade, otimizados e bem construídos. Tanto o título como a meta descrição são peças fundamentais para a construção do SEO, por isso, saiba mais como criá-las e se destacar!

O que é um título e para que ele serve?

Um título, também conhecido como SEO title na ferramenta, é o título com a palavra-chave que aparece no mecanismo de busca do Google. Ele serve para atrair os leitores ao seu conteúdo, facilitando a compreensão do que ele encontrará ao abrir aquela página. 

O que é um título e para que ele serve
Fonte/Reprodução: original

A escolha do seu uso ser feito começo ou meio é devido ao robô do Google, que faz a captação das KW e prioriza sempre conteúdos no início do que no final. Ou seja, ao mesmo tempo que você pensa em fazer uma frase objetiva, é necessário incluir elementos que façam o leitor querer clicar e ler o seu artigo, além de permitir que o algoritmo lhe posicione no topo.

Qual a importância de um bom título?

Os mecanismos de busca analisam diversos fatores no processo de ranqueamento, dentre eles o título. Se estiver otimizado, a sua página aparece nos primeiros resultados de buscas de uma pessoa que esteja com dúvidas sobre como fazer o uso de SEO.

Se possível, faça a inserção do nome da sua empresa no final do SEO title, como no exemplo: “Títulos e metadescrição: como criar? | Jornal do Marketing”. Não é necessário incluir a designação de sua marca em todos os títulos, porém é importante você estabelecer o momento ideal de fazer esse acréscimo sem torná-lo forçado.

O que evitar em títulos?

O primeiro ponto é não fazer a escrita de títulos duplicados porque, para o Google, significa problema sério e passível de receber penalização, resultando na perda de posições no buscador. Se você não quer perder a posição que está, verifique os títulos frequentemente e, se necessário, anote em uma planilha do Excel para ter pleno controle dos nomes usados.

Esquecer de fazer o seu título é um erro grave que pode custar posições no ranqueamento porque, como já explicado, você precisa trazer informações relevantes ao seu leitor e que sejam práticas de entender. 

Para melhorar a busca das pessoas e fazê-las encontrarem o seu site, é necessário trabalhar com a keyword no começo. Se você deixa para o final ou, simplesmente, esquece de colocá-la no título, a pesquisa resulta aos seus concorrentes ao invés de você.

O que é uma meta descrição?

Ao fazer o seu título adequadamente, na sequência aparece um campo para preencher com algumas informações breves sobre o que é abordado no texto. A quantidade de caracteres nos títulos e meta descrição deve estar entre 60 e 160, respectivamente.

Se você passar do proposto, as informações ficam cortadas e, novamente, o seu leitor não lê o que foi descrito e acessa o site concorrente. De forma prática, é possível evitar um problema como este ao respeitar a técnica de SEO requerida pela meta description.

Caso você tenha iniciado recentemente na área de criação de conteúdo digital, observe que ao pesquisar com uma palavra-chave, o Google te manda a uma nova página com vários sites que tratam do tema. Você, para saber o que é abordado no artigo, precisa de uma prévia e é justamente o que a meta descrição proporciona. Confira o exemplo abaixo:

O que é uma meta descrição
Fonte/Reprodução: original

Os links em azul destacam parcialmente a palavra-chave que o Jornal do Marketing utilizou e, na sequência, podemos observar informações rápidas sobre o tema que atende às nossas necessidades. O Prohall responde à questão rapidamente e ainda tira outras dúvidas acerca do tema para facilitar a compreensão das pessoas.

O primeiro e o último link não se adéquam ao que procuramos porque são oferecidos produtos capilares, enquanto queremos saber se existem progressivas sem formol. Por mais que seja uma lista, se você quer tirar a sua dúvida de outras formas, é necessário avaliar sempre os títulos e meta descrição antes de acessar o site.

Para que serve uma meta descrição e qual a sua importância?

A meta descrição serve para identificar o que aquele texto aborda e facilitar a leitura das pessoas que sentem dúvidas sobre determinadas informações. É importante fazê-la sempre para aumentar as taxas de cliques e possibilitar que novos leitores surjam ao seu site organicamente.

Com boas práticas de SEO você aumenta o posicionamento do site no buscador e passa da concorrência por fazer um excelente trabalho. Os títulos e meta descrição são fundamentais para a sua estratégia dar certo e entregar os resultados desejados em pouco tempo.

Além disso, para que esse ponto seja um verdadeiro sucesso, é importante ter atenção quanto à repetição de termos. Isto é, ao preencher com os dados do seu texto, elas devem ser únicas e nunca iguais às anteriores, onde se deve variar até mesmo o nome do seu site para não repetir a todo instante, visto que o Google considera essa prática como spam.

Como criar um título e uma boa meta descrição?

O seu título deve ter a ver com o conteúdo presente no seu artigo e, se falar sobre progressiva sem formol, essa palavra-chave deve estar bem destacada no começo, assim como na meta descrição. Use a KW sempre no início para o robô encontrá-la e facilitar a busca dos usuários pelo Google. Veja como fazer com este exemplo:

Como criar um título e uma boa meta descrição
Fonte/Reprodução: original

Os títulos e meta descrição devem seguir a mesma proporção de caracteres, em que há o uso correto de palavras-chave como visto no exemplo. A KW precisa estar, obrigatoriamente, visível em todos os seus artigos para otimizar o conteúdo e levá-lo a mais pessoas.

4 dicas para uma boa meta descrição

Existem métodos de trabalhar com essa questão eficientemente sem cometer erros graves, como a falta de keyword ou informações longas demais, que impossibilitam a leitura parcial do que pode ser encontrado no seu artigo.

O Jornal do Marketing te ajuda com excelentes dicas para acrescentar em sua estratégia de SEO, crescer na internet e atingir as suas metas. Ao seguir as técnicas você obtém maiores possibilidades de melhorar o ranqueamento e aparecer no topo do Google.

Seja convincente

Persuadir o leitor é uma das principais estratégias presentes na criação de títulos e meta descrição, portanto, conheça bem o seu público-alvo para criar uma mensagem mais chamativa que atraia atenção dessas pessoas. Veja como fazer isso:

  • Apresenta vantagens: dicas, passo a passo, guias, manuais, entre outros;
  • Trabalhe com as emoções: “aprenda boas técnicas ou saiba o que evitar na preparação de X alimento”;
  • Listas: mencione sobre “preparamos uma lista para te ajudar a entender o funcionamento do papel de parede”;
  • Use ações: “descubra como melhorar o seu site agora”.

Os títulos e meta descrição precisam chamar sempre a atenção do leitor e entregar informações verdadeiras sobre o que é apresentado. Mentir no conteúdo apenas para ganhar visualizações e cliques é desagradável, além de ser visto como um problema sério pelo Google.

Sempre alinhe as expectativas com o usuário

No desenvolvimento de sua meta descrição, informe o que o leitor encontrará naquele conteúdo sem dar grandes informações. Se você dá a resposta de uma pergunta, por exemplo, a pessoa descobre o que precisa e nem abre a página. A intenção é persuadi-los, como analisado no tópico anterior. 

Use as palavras-chave na meta descrição

A keyword precisa estar presente na meta descrição e sempre no começo para facilitar a análise dos robôs. Ela fica destacada durante a busca dos usuários, além de ser um potencial site para tirar dúvidas.

Tenha atenção ao tamanho da meta descrição

O tamanho da meta descrição não pode ultrapassar os 160 caracteres e é recomendável atingir até 155 como forma de garantia. Acima desse valor, boa parte dos dados são cortados no momento de ser disponibilizada no Google.

Os títulos e meta descrição devem ter um bom tamanho para não perderem o potencial na página de busca. Ter atenção no preenchimento é imprescindível para gerar ótimos resultados ao seu site e a sua marca.

Através dessas dicas, você consegue melhorar a sua estratégia em SEO, desenvolver melhor as técnicas e proporcionar aos usuários uma excelente experiência de pesquisa – permitindo que eles encontrem rapidamente o que desejam para sanar as dúvidas. Invista num SEO de qualidade e veja seus resultados chegarem rapidamente!