O que são os rich snippets e como investir neles?
O que são os rich snippets e como investir neles?

O que são os rich snippets e como investir neles?

O Rich Snippets é um sistema no qual mostra para o usuário um resumo do que há na página de pesquisa, quer saber mais? Então venha ler o artigo.

Os rich snippets estão relacionados à pesquisa no Google. Todos que trabalham com internet têm o grande objetivo de aparecer nos primeiros resultados do Google, pois estar lá significa receber um tráfego significativo e destacar-se dos concorrentes.

Para alcançar o topo e se destacar no SERP, é fundamental conhecer os famosos rich snippets, ou “Fragmentos Ricos”, cujo principal objetivo é fornecer aos usuários uma prévia do conteúdo disponível antes mesmo de clicarem no link. Para configurar seu site de forma a ter um impacto decisivo nos resultados, é essencial compreender o que deve ser feito e fazer as devidas adequações.

O que é rich snippets?

Os rich snippets nada mais são do que uma ferramenta que exibe um pequeno resumo, que compõem o título, URL e a sua descrição abaixo do link, a qual o usuário provavelmente vai clicar. Para quem for acessar, eles fornecem algumas informações adicionais sobre aquela página, que também ajuda a decidir quais os melhores resultados da busca. 

O que é rich snippets?
Fonte/Reprodução: original.

Sendo assim, para o buscador, todo o fragmento ajuda no levantamento de informações importantes e relevantes que devem ser exibidas no tal resultado de pesquisa e, ainda, oferecer uma experiência boa nas suas buscas, fazendo com que fique mais satisfatória.  

Qual a importância dos rich snippets?

Apesar de serem um algoritmo que não leva em consideração os dados que são estruturados para a sua posição em uma página, os rich snippets contribuem de uma forma totalmente indireta para os posicionamentos. São capazes de aumentar as suas taxas de cliques e também de fazer a diminuição das taxas de rejeição. Sendo assim, ele leva informações relevantes para quem a usa.  

Melhorar alguns fatores indica que a maioria das visitas feitas através de rich snippets contribui para um melhor posicionamento ao longo do tempo. Ao receber mais cliques e aparecer nas partes dos SERPs, isso aumenta as taxas de cliques, o que é positivo para o seu próprio buscador. 

Ao otimizar seus rich snippets e incentivar interações positivas dos usuários, você cria um ciclo virtuoso de aumento de tráfego e reconhecimento online. Isso não só beneficia o SEO a curto prazo, mas também sustenta um crescimento orgânico contínuo ao longo do tempo.

Dicas para investir nos rich snippets

Os rich snippets são uma forma um pouco mais avançada do que o SEO, então é preciso um pouco mais de atenção antes de utilizá-los. Algumas das maneiras dessas aplicações incluem:  

  • Sitelinks:
  • Local Search
  • Breadcrumbs
  • Uso da CTA em Titles e Meta Descriptions 
  • Reviews

Essas são as maneiras mais comuns de aplicá-las para aumentar o número de cliques em sua página, otimizando a experiência do usuário e melhorando a visibilidade nos resultados de pesquisa.

Vale a pena otimizar os rich snippets?

Fazendo uma otimização dos rich snippets e fazendo a combinação das técnicas que foram listadas, haverá uma grande chance de sucesso. Apesar de parecerem extremamente complexos quando vistos pela primeira vez, é simples fazer a implementação através dos plugins por sites de marcações, ou até mesmo quando se seguem as orientações do Google. 

Vale a pena otimizar os rich snippets?
Fonte/Reprodução: original.

Essas práticas não apenas melhoram a visibilidade nos resultados de pesquisa, mas também a experiência do usuário ao fornecer informações claras e relevantes antes mesmo do clique no link. Com isso, seu site pode se destacar e atrair mais tráfego qualificado de forma consistente.

Gostou de saber mais sobre os rich snippets? Então confira sempre o Jornal do Marketing para ter acesso a conteúdos similares e ricos em informações que vão ajudar você a se manter atualizado e melhorar suas estratégias de otimização para buscadores.