O snippet em destaque é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) que visa melhorar a posição de um site nos resultados de pesquisas do Google. Isso é essencial para a visibilidade de um negócio, de uma marca.
Para otimizar o snippet em destaque é necessário compreender como funciona o algoritmo do Google e quais fatores influenciam para selecionar e destacar o conteúdo de um site. Veremos mais sobre o assunto adiante, com dicas valiosas.
O que é um snippet em destaque?
O snippet em destaque é um trecho de algum conteúdo que aparece em destaque no topo da página de resultados do Google. A ideia é fornecer uma resposta direta a uma pergunta realizada pelo usuário.
Em outras palavras, os snippets ou trechos em destaque são os conteúdos de pesquisa selecionados e apresentados no topo dos resultados orgânicos. Ficar em destaque significa ganhar exposição adicional da marca ou da empresa.
Quais são os snippet em destaque?
Como mencionamos anteriormente, os snippets em destaque possuem o objetivo de responder imediatamente à pergunta do usuário – por isso é também conhecido como caixa de resposta.
Existem três tipos principais de snippets em destaque, que podem ser otimizados para exibir o conteúdo no topo da página de pesquisa. A seguir veremos quais são esses tipos e para que servem.
- Parágrafo: O snippet em destaque do tipo parágrafo mostra a resposta em formato de texto, que pode ser uma caixa com o texto dentro, e pode ser acompanhado também por uma imagem;
- Lista: A resposta é dada ou exibida em forma de uma lista;
- Tabela: A resposta é exibida em uma tabela;
- Vídeos: É natural que o Google escolha e exiba vídeos como snippet destacado. Isso porque o Youtube se configura como um dos maiores mecanismos de pesquisa em todo o mundo.
O snippet em destaque mais popular e mais utilizado é o do tipo parágrafo. Porém, os outros também podem ser utilizados na otimização e trazem bons resultados. Os snippets são as seções de conteúdo de um site, selecionadas pelo Google, que fornece para o usuário todas as informações que eles procuram, em uma caixa de texto no topo da página.
Qual a importância do snippet em destaque?
O snippet em destaque é importante porque oferece exposição de um conteúdo nas pesquisas dos usuários. Isso contribui para o aumento da visibilidade de uma marca e, ao mesmo tempo, atrai a atenção do usuário.
Imagine que um usuário esteja pesquisando por ‘carrinho de passeio’, se um site conter informações corretas e sem plágio, ele poderá ser escolhido como um snippets e ser exibido no topo.
Benefícios de um snippet em destaque
O snippet em destaque tem papel muito importante na otimização SEO, porque despertam a atenção do leitor e aumentam as chances deles visitarem a página. Entre os benefícios que os snippets podem trazer para o seu site é melhorar a taxa de cliques (CTR).
Outros benefícios são: aumentar a credibilidade, indicar que o conteúdo da sua página é bem organizado, possibilidade de aproveitar a pesquisa de voz – assistentes virtuais, como o Google Assistente, se baseiam em snippets para responder às perguntas por voz, realizadas pelos usuários.
Como otimizar um snippet em destaque?
Não existe uma fórmula exata para garantir que o Google escolha seu conteúdo como snippet. Entretanto, podemos aumentar as chances de obter esse espaço através de um conteúdo bem estruturado e organizado.
Algumas dicas são úteis para conseguir alcançar snippets em destaque. A seguir, mostraremos quais são essas dicas e como usá-las para otimizar o seu conteúdo. Confira a seguir.
Identificar perguntas relevantes
Pesquisa quais perguntas os usuários estão fazendo. Isso é possível pesquisando palavras-chave relacionadas com o seu negócio ou tópico. Ao fazer a pesquisa, analise os resultados de pesquisas existentes, observe quais são os snippets em destaque, e quais perguntas eles respondem. Você pode aplicar isso compreendendo quais são as intenções dos usuários e criar conteúdo com base nisso.
Criar respostas diretas
É importante criar respostas curtas e diretas. Ao criar um conteúdo para sua página, seja breve e conciso nas respostas, usando parágrafos curtos, marcadores ou tabelas. Isso é essencial para obter destaque.
Destacar informações importantes
Ao criar um conteúdo, destaque as informações mais relevantes. Para isso, use títulos em negrito ou listas numeradas – faça a pergunta em seu artigo e dê a resposta de forma direta, sem delongas e sem perder o foco da questão. Esses fatores ajudam a chamar atenção para certos trechos do texto de uma página.
Além disso, essa tática detém maior atenção do usuário no conteúdo, porque torna o artigo agradável de ler, de fácil leitura e compreensão, promovendo boa experiência para o usuário do site.
Expandir o conteúdo
Outra dica é expandir o conteúdo para abordar outras questões relacionadas com as dúvidas que os usuários possuem sobre determinado tópico. Em outras palavras, torne seu texto abrangente.
Organizar as perguntas
O conteúdo deve ser bem organizado, com perguntas que fazem sentido ao contexto. A ordem das mesmas também é importante, para manter o entendimento do assunto. No passo anterior, mencionamos a dica para identificar perguntas relevantes, a partir delas, você pode responder várias questões em seu texto, mas é importante que tudo esteja bem alinhado e organizado.
Otimize metas tags
Além de otimizar o conteúdo em si, é importante se atentar também à meta tags e descrições do conteúdo. Inclua as palavras-chave nas meta tags de títulos e na descrição da página. Isso aumenta a chance da sua página ser escolhida com um snippet em destaque.
Usar marcadores e estrutura da dados
É possível incluir marcações, como perguntas e respostas específicas por meio de esquema de dados ou estrutura de dados. Ao fornecer informações estruturadas, suas chances de ser escolhido como destaque aumentam.
Os dados estruturados são um formato que fornece informações sobre uma página, visando classificar o conteúdo da mesma. O Google faz uso desses dados para entender o conteúdo de um site, bem como para coletar informações na internet.
Criar o melhor conteúdo
Capriche no conteúdo, tente criar um texto melhor do que os seus concorrentes. Se coloque no lugar do seu cliente potencial ao escrever – os seus conteúdos precisam se destacar entre a multidão.
Pense em como escrever um artigo completo, mas ao mesmo tempo objetivo. Crie um conteúdo que seja aquilo que seu cliente precisa ler, por isso é importante conhecer o seu público e se colocar no lugar dele ao produzir seu artigo.
Acompanhar e fazer ajustes necessários
Após otimizar seu conteúdo, é fundamental acompanhar os resultados, e se preciso, fazer ajustes para sua página aparecer com textos em destaques. A otimização para snippets é um processo contínuo, por isso é importante se atualizar sempre durante o processo.
Os snippets em destaque são elementos de extrema importância na otimização de conteúdo, pois promove visibilidade, aumenta a taxa de cliques e traz credibilidade para uma empresa.
Vale ressaltar que otimizar trechos destacados não é uma tarefa fácil, isso exige muita pesquisa e esforço. Cabe ao Google escolher as páginas para destacar e quais não serão escolhidas.
Conte com o Jornal do Marketing para aprender mais sobre o tema e entender como combinar estratégias de SEO com um conteúdo de qualidade. Assim, sua página estará no topo, e sua empresa terá a possibilidade de alavancar.