O que é marketing de permissão e por que é importante?

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O que é marketing de permissão e por que é importante

O que é marketing de permissão e por que é importante?

O marketing de permissão se torna uma alternativa pacífica para tornar a relação entre marcas e consumidores mais harmoniosa. Afinal, com a internet cada vez mais rápida, é comum que os usuários sejam mais seletivos no conteúdo que consomem. 

Todos os dias, pessoas são bombardeadas de informações na rede que fazem com que elas simplesmente selecionem o que desejam consumir, negando os intrusos. Geralmente, esses costumam aparecer nos vídeos, ao visitar um site ou, até mesmo, enquanto se ouve uma música. 

Adotar a estratégia de marketing de permissão pode ser uma ideia interessante para estabelecer um bom relacionamento com os consumidores, o que ainda pode, inclusive, trazer vantagens ao seu negócio – já que não é algo difícil de ser implementado. Confira neste artigo do Jornal do Marketing tudo sobre esta estratégia!

O que é o marketing de permissão?

O marketing de permissão trata-se de um leque de estratégias e aplicações em comunicação e marketing que são voltadas de forma direta a um público mediante a sua permissão. Ou seja, nessa estratégia o foco é conquistar a permissão dos consumidores, para que se possa realizar um contato com esse cliente de maneira mais próxima. 

O que é o marketing de permissão
Fonte/Reprodução: original

A origem desse tipo de marketing surge no final dos anos 1990, mais precisamente em 1999, com o livro “Marketing de permissão: Transformando estranhos em amigos e amigos em clientes” escrito por Seth Godin, considerado por muitos um dos maiores nomes do marketing. 

Uma vez que a propaganda tomava conta de tudo, se fazendo presente na vida das pessoas, muitas vezes de maneira intrusa e irrelevante, Seth Godin, enxerga uma oportunidade por meio do marketing de permissão. Aqui, as empresas respeitam o consumidor, ao mesmo tempo que criam suas estratégias com mais assertividade. 

Vantagens do marketing de permissão

O marketing de permissão pode ser o primeiro passo para começar uma relação com os consumidores de maneira harmônica e respeitosa, de forma que será com o consentimento deste cliente que a aproximação será feita. Uma vez que o consumidor aceita, isso pode trazer algumas vantagens para o negócio – confira:

Segmentação 

Apenas clientes interessados darão a permissão para que o contato seja realizado, o que faz com que as campanhas e ações sejam muito mais assertivas e pensadas para aquele grupo de clientes. 

Por estabelecer uma segmentação muito mais assertiva, as chances de conversão são mais altas, já que esse cliente impactado pelo que a empresa oferece tem mais chances de fechar negócio. 

Gastos reduzidos 

Já que a segmentação se torna mais efetiva, isso reflete positivamente na redução de gastos, tanto de tempo como de dinheiro. Os esforços, campanhas, ações, serviços e ou produtos são oferecidos para quem de fato tem interesse. 

Dessa forma a produção de materiais, conteúdos e ofertas tendem a focar em quem de fato possui interesse no que é oferecido pela empresa, potencializando as chances de venda e estabelecendo uma relação mais próxima com esse consumidor. 

Aumento da credibilidade 

O marketing de permissão faz com que o cliente seja conquistado, dessa forma ao oferecer a ele conteúdos relevantes e materiais que de alguma forma agregam a ele, uma relação de confiança vai sendo construída junto da empresa. Por fim, a venda acaba se tornando um detalhe. 

Isso acontece porque, antes da conversão, o consumidor foi cativado de diversas formas e em todas elas. Suas necessidades foram atendidas sem que para isso a sua privacidade fosse violada, o que torna essa relação ainda mais fortalecida. 

A estratégia de permissão pode ser uma alternativa às empresas que, mais do que vender, desejam estabelecer com seus consumidores uma relação duradoura e pautada na confiança, o que ajuda a fortalecer a segmentação, reduzir gastos e aumentar a credibilidade com os novos clientes. 

Qual a relação entre inbound marketing e marketing de permissão?

Ambos estão relacionados em função da internet, que possui uma relevância muito grande na vida das pessoas. Muitas das ações oferecidas para a realização dos cadastros e a permissão concedida pelo cliente, ou seja, o marketing de permissão, são dependentes da produção e entrega de conteúdo, isto é, inbound marketing. 

Qual a relação entre inbound marketing e marketing de permissão
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, trabalhar esse equilíbrio, isto é uma vez que o consumidor aceita receber os conteúdos, ele já se mostra interessado, e por isso não é indicado já oferecer ofertas para que ele faça uma compra, é importante ressaltar que nesta estratégia de marketing, a conquista é fundamental e acontece gradativamente. 

Como aplicar o marketing de permissão no dia a dia?

O primeiro passo para ter assertividade no marketing de permissão é entender que propagandas já existem aos montes e diariamente, uma vez que os usuários são bombardeados por elas. As empresas que desejam se destacar utilizando essa estratégia, devem saber fazer a sua diferenciação neste momento. Veja como fazer:

Produza conteúdo de qualidade 

Os conteúdos criados e compartilhados em redes sociais, blogs e sites devem conter algo atrativo com a finalidade de despertar no consumidor a curiosidade. Além de o deixar sempre com aquele gosto de quero mais, pois, dessa forma, ele irá desejar mais e mais recebimentos, personalizados e de maneira direta. 

Além disso, é importante investir nas estratégias de SEO para que o ranqueamento nos sites de busca tornam a marca relevante, tornando-a uma referência no assunto de determinada área de atuação e direcionando de maneira orgânica um consumidor para a página da empresa, onde ele terá a solução para o que deseja. 

Ofereça materiais ricos 

De nada adianta trabalhar o marketing de permissão em um cliente, se os conteúdos oferecidos a ele não agregam em nada para ele. É importante oferecer conteúdos ricos, com pesquisa aprofundada, boa escrita e em formatos diferenciados, a fim de estreitar os laços com este consumidor. 

O objetivo é que ele se torne fã de uma empresa a fim de querer consumir todo tipo de conteúdo que pode ser oferecido, afinal ele já confia na empresa. Os formatos mais utilizados são podcast, infográficos, E-mail Marketing e Newsletters. É com base na construção dessa relação por meio desses conteúdos que com o tempo será possível oferecer os produtos e serviços desejados. 

Ofereça a opção de descadastramento

Isso parece óbvio, mas é muito importante ser ressaltado, isso porque se trata do ápice do marketing de permissão, uma vez que o cliente oferece a permissão ele também pode retirar. A falta dessa opção é ilegal e pode trazer consequências desagradáveis que podem ser facilmente evitadas. 

É muito comum que pessoas mudem seus hábitos e gostos pessoais, optantes por outras escolhas, além disso, mais vale ter um grupo menor de contatos recebendo os conteúdos, do que um grande grupo que não gera conversão. Vale lembrar que o processo de descadastramento deve ser o mais objetivo e claro possível para o cliente. 

O marketing de permissão é uma estratégia assertiva para empresas que visa ter uma relação duradoura com seus consumidores, estabelecendo com eles a confiança passo a passo sem invadir seu espaço. 

Para isso, é preciso focar na criação de conteúdo relevante e estratégica, para que esse cliente estabeleça confiança na marca e consiga caminhar pelo funil de vendas até a etapa final, o que proporciona o aumento das vendas, e resultados positivos alcançados. Acompanhe tudo sobre marketing nos artigos completos do Jornal do Marketing e fique por dentro dos assuntos da área.