O que é marketing de atração e como posso implementá-lo?
O que é marketing de atração e como posso implementá-lo?

O que é marketing de atração e como posso implementá-lo?

O marketing de atração, também chamado de Inbound marketing, é uma tática que tem como objetivo atrair e conquistar clientes em potencial, ao invés de utilizar uma abordagem invasiva. 

Para sanar suas dúvidas sobre o marketing de atração, o Jornal do Marketing trouxe as principais informações sobre o tema. Aqui você verá quais são as etapas, quais as melhores estratégias e muito mais. Confira!

O que é marketing de atração?

O marketing de atração surgiu como uma estratégia de marketing para envolver e despertar o interesse de potenciais clientes. Ao contrário do marketing tradicional, que possui uma abordagem mais invasiva e pode irritar as pessoas fazendo com que elas percam o interesse na marca ou empresa.

O que é marketing de atração?
Fonte/Reprodução: original.

O objetivo central dessa estratégia é atingir o público-alvo de modo mais eficaz, compartilhando conteúdo de valor para o público, bem como solucionando problemas. Algumas maneiras de criar conteúdo incluem:

  • Blog;
  • E-book;
  • Infográfico;
  • Vídeo.

Quando o consumidor está em busca de um produto específico que possa te ajudar com um problema, normalmente ele faz pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google.  Ao fazer a pesquisa, aparecem diversos sites e blogs que provavelmente possuem a resposta para a pergunta. 

Nesse contexto, é fundamental que a empresa possua um blog como meio de divulgação da marca. Atualmente, muitas empresas como a Sephora, por exemplo, possuem blog para alcançar seu público-alvo. 

Quais as etapas do marketing de atração?

O marketing de atração ou Inbound marketing consiste em algumas etapas fundamentais para o sucesso da empresa. Essas etapas incluem a atração, conversão, venda e finalmente, o encanto do público-alvo.

Quais as etapas do marketing de atração?
Fonte/Reprodução: original.

Marcus Sheridan, conhecido como guru do marketing digital e presidente da The Sales Lion afirma “O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo”. Seguindo essa lógica, é preciso considerar o conteúdo como uma base para poder chegar ao objetivo final, que é encantar o público.

Quais as estratégias usar com o marketing de atração?

Existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas no marketing de atração para envolver e atrair o público-alvo de maneira satisfatória. Algumas das principais estratégias incluem:

1- Conteúdo útil

Crie conteúdo de valor que responda às perguntas ou solucione problemas do seu público-alvo. As melhores maneiras de fazer isso é em infográficos, vídeos, tutoriais e artigos de blog.

2- Redes sociais

As redes sociais são extremamente valiosas para as empresas, independente do porte. Isso porque elas permitem que as marcas possam compartilhar conteúdo útil para seu público, além de construir um relacionamento sólido com eles.

3- SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias de marketing que possibilita o ranqueamento de sites e blogs na primeira página dos mecanismos de busca, como Bing e Google. 

4- E-mail marketing

O e-mail marketing é utilizado por diversas empresas de grande, médio e pequeno porte atualmente. Essa estratégia consiste no envio de e-mails personalizados para os clientes em potencial ou para quem já é cliente. O MailChimp é uma plataforma que possibilita o envio desses e-mails e conta com uma variedade de ferramentas que as empresas podem utilizar para encantar seu público-alvo.

Como funciona o marketing de atração e como implementar?

O marketing de atração funciona por meio do compartilhamento de conteúdo atrativo e relevante para o cliente. Para isso, é fundamental pensar como o cliente para oferecer o melhor conteúdo possível.

Por exemplo, empresas como IFood e Duolingo estão diariamente atraindo clientes utilizando uma abordagem mais atual como os “memes” e “trends”. Quando o cliente é convertido baixando o aplicativo e consumindo seus serviços, eles tendem a enviar notificações menos incisivas.

O IFood normalmente envia notificações nos horários das refeições oferecendo cupons e trazendo lembretes. Desse modo, existe muito mais chance do usuário clicar na notificação e fazer uma compra, que ignorá-la.

Quais empresas usam marketing de atração?

Atualmente diversas empresas utilizam o marketing de atração visando o aumento de vendas e retenção de clientes. Fazendo uma breve análise nas redes sociais de grandes e pequenas empresas, é notório que as que investem em um bom conteúdo, possuem um maior volume de engajamento. Algumas empresas que usam o Inbound marketing incluem:

  • Coca-cola;
  • Magazine Luiza;
  • Nubank;
  • Nike;
  • Sephora;
  • HubSpot.

Essas são apenas algumas das marcas que utilizam o marketing de atração atualmente. As empresas citadas acima são de segmentos diferentes e isso mostra que não importa os produtos ou serviços oferecidos, qualquer tipo de marca pode investir em estratégias de marketing voltadas para atrair o público-alvo.

Com isso, você entendeu como funciona o Marketing de atração, mas se procura por mais dicas de como aumentar sua presença na internet, continue navegando no Jornal do Marketing e veja outros conteúdos especiais que irão te auxiliar nessa jornada.