Entrar no Google Analytics pode ser feito gratuitamente para beneficiar o seu site, e-commerce, anúncios e qualquer estratégia de marketing. A plataforma é muito relacionada com o Google AdSense, uma vez que é possível ver se há problemas nos seus conteúdos, métricas de SEO e mais.
Mesmo que seja um serviço gratuito pelo Google, é necessário entender como o Google Analytics funciona, seus benefícios e, afinal, como usar. O Jornal do Marketing reuniu nesse texto o mais importante para você começar a usar sua conta no Google Analytics. Acompanhe!
O que é o Google Analytics?
Google Analytics é o nome da ferramenta gratuita do Google que monitora dados sobre tráfego de um site ou de um aplicativo. Juntamente com isso, a ferramenta pode gerar relatórios bem interessantes sobre as suas estratégias de marketing, seja todos os dias, por semana ou mensalmente.
Quando você acessa corretamente o Google Analytics, consegue ter uma visão praticamente direta do perfil de público e isso contribui para conhecer melhor as preferências de compra e de acesso.
Para que serve e por que usar o Google Analytics?
Os motivos para você usar o Google Analytics são em relação com o tráfego direcionado ao seu site ou página específica. Ou seja, o Analytics serve para contabilizar os acessos, identificar e traduzir o comportamento do público (usuário do site), inclusive sobre a navegação. Pontuamos o que a plataforma faz pelo seu site:
- Levanta o número de visitantes;
- Mostra qual a origem do tráfego (acessos);
- Avalia as melhores estratégias de marketing que você coloca em ação;
- Como estão as vendas no seu e-commerce ou loja virtual;
- O impacto de vendas e acessos pelas redes sociais.
Gerar dados é a principal função do Google Analytics e você pode usufruir dessa ferramenta gratuita para montar estratégias poderosas ou editar suas campanhas, principalmente para fortalecer o SEO se você tiver dificuldades com ele.
Principais benefícios de usar o Google Analytics
Desde seu primeiro uso, você já confere benefícios do Analytics para o seu site. Dizemos que o Google Analytics serve bem os empreendedores digitais e donos de sites, principalmente se você gosta de anunciar seus produtos. De forma direta, os benefícios são:
- Entender como as pessoas que entram no seu site se comportam;
- Corrigir problemas de SEO;
- Ter um sucesso no SEO;
- Saber quais dispositivos o público mais utiliza;
- Achar o melhor horário para postar;
- Não gastar com análise.
Além disso, o Google Analytics permite que você descubra problemas em relação com a alta taxa de rejeição, pois uma análise de dados como essa estuda o comportamento do visitante do site e ainda indica qual página o fez abandonar a navegação no seu site.
Como usar o Google Analytics e quais configurações usar?
Antes de saber o que é, o que faz ou até mesmo fazer uma análise do seu site, é importante entender como configurar o Google Analytics para rodar bem a estratégia.
Abaixo explicamos brevemente o passo a passo para usar o Google Analytics:
Configurando a conta
A primeira coisa é criar uma conta Gmail no portal do Google Analytics. Ao acessar, clique em “Criar conta” no canto direito superior e ir em “Inscrever-se”. Você também poderá incluir mais de uma URL (sites) nessa única conta. Em seguida, coloque o nome da conta e o nome do seu negócio, a URL e o fuso horário.
Use o código do Google Analytics
Após criar conta, espere 24 horas para que os dados do seu site sejam carregados. Com isso, você poderá usar um código de acompanhamento exclusivo que será enviado para o e-mail do site. Você pode usar o código do Google Analytics basicamente de duas formas:
- Inserir no código HTML das páginas;
- No WordPress, usar plugin para colocar o código.
A opção de inserir código na HTML pode exigir conhecimentos de programação, enquanto um site feito pelo WordPress requer passos mais simples. O mais importante é usar o ID de acompanhamento.
Entenda as métricas
O Google Analytics trabalha com algumas métricas interessantes, como a taxa de rejeição, o tanto de visitas por período, o número de pessoas que visitaram uma única vez e os que são recorrentes. Outras métricas do Google Analytics são a quantidade de páginas por visitante e o tempo médio que alguém gastou dentro do seu site.
Aprenda mais dicas de como usar o Google Analytics, SEO e métricas importantes para potencializar o seu site. Você pode continuar lendo agora mesmo mais conteúdos no Jornal do Marketing!