Extensão Loom: para que serve e como usar?

Sumário

Posts relacionados

Extensão Loom: para que serve e como usar?

Extensão Loom: para que serve e como usar?

A extensão Loom serve para gravar vídeos da tela do seu computador ou navegador e também capturar a sua webcam. Para usá-la, é necessário realizar o download, aguardar a instalação ser feita e abrir a página do plugin para criar a sua conta e iniciar as suas gravações.

De acordo com a própria extensão, mais de 21 milhões de usuários de 200 mil empresas optaram por trabalhar com o Loom, e isto inclui a Hubspot, Juniper Networks e a Lacoste, afinal, é possível fazer uma edição prática e rápida e compartilhar o vídeo com quem você desejar ao enviar o link do conteúdo.

Para que serve a extensão Loom?

O Loom serve para gravar vídeos a partir da sua tela de computador e da webcam, além de capturar os sons do seu microfone em alta qualidade. Com isso, você tem a possibilidade de realizar um trabalho prático sem precisar fazer o download de um software completo, pois este recurso oferece tudo o que você precisa sem pesar a sua máquina.

Você também pode fazer o download gratuitamente do Loom para o seu computador e gravar qualquer janela em até 4K, adicionar notas, incluir molduras e dar um destaque especial ao seu mouse. É possível realizar um trabalho completo de forma prática sem haver a necessidade de assinar um pacote de edição mensal que pode fazer a cobrança de um valor maior que o necessário.

Além disso, com a extensão Loom você tem a possibilidade de fazer cortes rápidos para deixar o seu vídeo ainda mais profissional. O interessante da ferramenta é por não ser obrigatório entender de edições e efeitos visuais, pois o mecanismo é prático e simples de ser utilizado, facilitando o seu trabalho e possibilitando que o conteúdo seja enviado à internet em instantes.

A extensão Loom é indicado para todas as pessoas?

A extensão Loom pode ser usada por todas as pessoas, mesmo as que iniciaram o processo de edição recentemente. Esta ferramenta é intuitiva, oferece um tutorial completo sobre como gravar o vídeo e explica o que precisa ser feito ao concluir a primeira captura de tela ou webcam.

Como usar a Extensão Loom?

Ao instalar o Loom, acesse a opção de extensões do seu navegador e verifique na lista o ícone do recurso. É necessário fazer o login ou criar a sua conta e, assim, seguir à etapa de seleção de informações que incluem ativar câmera, microfone e escolher a tela que precisa ser capturada, assim como feito abaixo:

3yUzIWEgMuLEhuKaizDWSrcxGfH8MOnjr31RQYGmLqtG7adVOvyFC7xn t8bimLHFs KeP6lAgx0tOLo8BW Mr22PkgdK3GS49RESTH4qe6VGa1fH9FXp zFPrstug3pf Wg2tgsFDmPFYJ33pva s Extensão Loom: para que serve e como usar?
Fonte/Reprodução: original.

A extensão Loom oferece algumas opções que podemos selecionar e você define se deve permanecer ativo ou não. Após selecionar os recursos necessários, aperte o botão “Comece a gravar” para fazer a captura da sua tela, da mesma maneira que fizemos a seguir:

UWuEMyLeZxFpvxJp8m21QRFrmU Extensão Loom: para que serve e como usar?
Fonte/Reprodução: original.

Para facilitar a utilização do usuário, é oferecido um breve tutorial que explica em detalhes tudo o que precisa ser feito para iniciar a gravação do vídeo. No momento que o conteúdo estiver concluído, você pode encerrar e seguir à página de edição que permite ao usuário visualizar o conteúdo de maneira rápida a fim de verificar possíveis pontos de melhoria.

É obrigatório seguir o tutorial da extensão Loom?

A extensão Loom conta com tutorial, porém, não é obrigatório fazê-lo se você preferir iniciar os testes por conta própria. Porém, o recomendado é verificar as orientações para entender todos os recursos oferecidos e também compreender como funciona o processo de compartilhamento.

Como instalar a extensão Loom?

Para instalar, acesse a página de download da extensão Loom e verifique se está disponível no seu navegador de utilização regular. Dessa forma, aperte no botão e aguarde a ferramenta ser instalada, da mesma maneira que fizemos:

zgny9FHwBHmnzq8EA 0DAH3sD0Yh1E9K0cOcE3jl85O0g7IRqo7i0b94hax 4K2osIMf3wrFrtT4HP7GR2ssDAG975N3Sn6UVYl2trA0 Extensão Loom: para que serve e como usar?
Fonte/Reprodução: Loom.

Após o download e instalação, torna-se possível iniciar as criações e também seguir as dicas do tutorial, caso você queira testar na prática as funcionalidades oferecidas pelo recurso. Grave vídeos curtos, faça pequenas edições, utilize a ferramenta de corte e realize a captura de webcam para verificar a qualidade de gravação oferecida pela extensão Loom.

Por que vale a pena usar a extensão Loom e não um software de vídeo?

Os softwares de vídeo oferecem recursos complexos e que podem te fazer levar um tempo ainda maior para editar porque nem sempre é oferecido um tutorial como a extensão Loom faz. Mas, se a sua intenção é a de profissionalizar o seu conteúdo, então, pode ser mais adequado trabalhar com um editor completo.

Existem diversas opções de softwares prontas para serem instaladas no computador, porém praticamente todos os aplicativos precisam ser pagos para o usuário ter acesso às ferramentas. Para muitas pessoas, este método pode não ser o mais adequado e, por isso, elas têm preferência por trabalhar com um gravador de vídeo básico que contém mecanismos exclusivos para incluir na edição.

Opções de download do Loom

Além de atuar como extensão Loom, este recurso está disponível também para instalar no computador e fornecer o recurso de gravação em 4k. Se for mais interessante, existe também o aplicativo para Android e iOS, que funciona da mesma forma que o plugin no navegador e o software para desktop. Para não precisar realizar a pesquisa manual, basta direcionar a câmera do seu smartphone a este QR Code:

dXc44xGN01ZPTtXqy Extensão Loom: para que serve e como usar?
Fonte/Reprodução: Loom.

Você não precisa fazer nenhum tipo de pagamento, pois o aplicativo é gratuito e oferece as mesmas funcionalidades que as demais opções. Dessa forma, é possível realizar diversos projetos em instantes, sem haver a necessidade de fazer pesquisas para encontrar um software que atenda às suas demandas.

Por quanto tempo a gravação pode durar?

O tempo pré-determinado é de 120 minutos e possibilita que você faça gravações o quanto quiser. Inclusive, o conteúdo permanece salvo no próprio site Loom e você acessa o material quando precisar, seja para fazer um novo download, ou realizar edições divertidas para ter um engajamento maior nas redes sociais.

A extensão Loom oferece o plano gratuito que conta com poucos recursos, quando comparado a versão profissional. Ou seja, é permitido gravar até 25 vídeos por 5 minutos, o que para muitas pessoas pode ser um grande desafio caso a intenção seja a de fazer uma gravação mais longa.

Além disso, se você quiser fazer GIFs, com a opção gratuita do Loom não é possível, pois a opção não está disponível. Por isso, é necessário verificar atentamente se a extensão atende realmente a sua necessidade e se a qualidade fornecida é a ideal para o seu material.

A extensão Loom oferece tradução ao português?

A extensão Loom não conta com o recurso de tradução ao português-brasileiro e, com isto, torna-se necessário utilizar o plugin do Google Tradutor. Ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer área do site, você consegue traduzir o conteúdo em segundos para verificar as informações que precisa.

Dessa forma, se você for trabalhar apenas com a extensão, torna-se mais prático para compreender as explicações de tutoriais e o que cada botão é. Assim, você tem ainda mais segurança para realizar o seu trabalho, pois sabe exatamente o que precisa usar para tornar o vídeo completo e com as características de seu interesse.

A extensão Loom é ideal para todas as pessoas que procuram uma ferramenta simples, gratuita e descomplicada para trabalhar. Através deste plugin e das dicas apresentadas pelo Jornal do Marketing, você consegue iniciar as suas gravações e as enviar para redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok!