Quando falamos em Google Analytics como usar, muitas pessoas se intimidam por não estarem familiarizadas com análise de dados. Porém, não é nenhum bicho de sete cabeças, já que sua interface é intuitiva e, além disso, oferece uma série de aprendizados para quem é iniciante nessa jornada.
É uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google e a mais utilizada no mundo para monitoramento e estudo de sites. Através das métricas e recursos do Google Analytics, você consegue entender o comportamento do usuário, a localização que mais acessa seu conteúdo, o sexo, idade e dados importantes para a formação da sua persona.
Google Analytics como usar?
À primeira vista, o Google Analytics como usar parece intimidador, mas basta aprender a interpretar aquilo que lhe é mostrado e escolher quais são os pontos mais relevantes para otimização do seu site. Não é necessário ser super experiente para aprender Google Analytics como usar os dados e as métricas a favor do seu negócio.
Inicialmente, defina quais são seus objetivos e suas metas. Se você quer gerar mais visitas, se quer aumentar a taxa de conversão de leads ou aumentar suas vendas. O Google Analytics como usar possibilita a personalização das métricas, o que traz um retorno mais detalhado e útil.
Explore os recursos que a interface do Google Analytics traz e através dos dados fornecidos construa qual o perfil de usuário da sua página. Além disso, configure para que o Google lhe mande alertas a fim de auxiliar nas mudanças de emergência.
Por que o Google Analytics é tão importante?
O Google Analytics fornece métricas que trazem insights valiosos sobre o desempenho de uma empresa. Por essas análises, é possível avaliar no dia a dia diversos aspectos operacionais e estratégicos. São dados concretos que trazem respostas às perguntas mais importantes e essenciais. Isso possibilita um maior entendimento dos pontos que estão sendo positivos e os que não estão funcionando.
De nada adianta você ter ótimas campanhas se isso não gera uma taxa de conversão satisfatória – é nesse ponto que conhecer Google Analytics como usar desempenha um papel fundamental. Ele consegue mapear quem visita sua página, qual o perfil, o tempo gasto no seu conteúdo e quantas vezes uma pessoa retorna ao seu site.
Assim fica mais fácil saber quais caminhos tomar, onde é necessária uma otimização, quais estratégias estão trazendo maior retorno e se empenhar em uma jornada de recursos mais certeiros.
Qual é a função do Google Analytics?
A principal função do Google Analytics como usar é criar análises ricas em detalhes e insights acerca do desempenho de um site, ou seja, é uma ferramenta que traz uma maior compreensão em relação à quantidade e comportamento dos visitantes.
Assim, elas demonstram se as campanhas de marketing são eficientes, relata qual a porcentagem de conversões, entre outras funcionalidades que auxiliam na tomada de decisões futuras. Outras de suas funções principais incluem:
Captura automatizada de dados
A automação é uma das características mais fortes dessa ferramenta, pois facilita o trabalho do marketing digital na hora de analisar dados e poupa esse processo seja feito de maneira manual, o que otimiza o tempo e traz maior qualidade.
Após a configuração inicial e a implementação do código de rastreamento na sua página, o Google Analytics inicia a operação e passa a coletar dados de forma independente e automática.
Análise de tráfego do site
Para se ter sucesso no mundo online, compreender como funciona o fluxo de tráfego da sua página e do seu negócio é de extrema importância. E com a ajuda do Google Analytics é possível obter esses dados de forma detalhada e precisa.
As métricas disponíveis trazem um olhar abrangente não somente no número de visitas que o seu site teve, mas também a quantidade de páginas vistas, o tempo que foi gasto nelas e qual foi o índice de rejeição.
Com isso em mãos, é possível analisar o que há de errado no conteúdo e design do site devido à taxa de rejeição. Também dá para ter noção daquilo que funciona de maneira positiva quando o tempo em que os usuários gastam na sua página é satisfatório, o que proporciona maior engajamento.
Detalhamento do perfil dos visitantes
Identificar qual é a sua persona, através do perfil dos visitantes do seu conteúdo é um passo fundamental para o sucesso. O Google Analytics rastreia dados como os interesses do usuário, onde ele está localizado geograficamente, qual o sexo, a idade e até mesmo qual o dispositivo está sendo utilizado para acessar o seu conteúdo. Com isso detalhado fica mais fácil adotar estratégias que atendam as necessidades e preferências específicas do seu visitante.
Fonte de acesso do site
Existem diversas fontes possíveis para o tráfego de um site. Pode ser através de um e-mail, redes sociais, links de outras páginas, campanhas de publicidade, entre outros. Rastrear e entender quais canais geram mais visitas ao seu site facilita na hora de adotar estratégias.
Por exemplo, um canal pode estar gerando muitas visitas, mas pouca taxa de conversão, o que torna necessário ajustes e mudanças de planos para que os esforços futuros sejam direcionados de maneira eficiente.
Relatórios adaptados
Saber o Google Analytics como usar, permite que você personalize seus relatórios de acordo com suas necessidades e objetivos. Isso poupa você de perder tempo com dados irrelevantes para o seu negócio.
Monitoramento em tempo real
Já pensou em ter a possibilidade de monitorar como os usuários do seu site se comportam enquanto estão navegando e em tempo real? Pois o Google Analytics permite que isso seja feito ao monitorar as interações do visitante no momento exato em que acontecem.
É uma oportunidade de acompanhar e identificar padrões, tendências e oportunidades de forma instantânea, como saber se uma compra está sendo feita naquele exato momento ou se um formulário está sendo preenchido. Assim você pode tomar rápidas decisões para melhorar a experiência do usuário.
Conexão com outras plataformas
O Google Analytics permite que você faça integração com outras plataformas, como o Google Ads e o Google Search Console. Isso facilita de forma significativa a análise de informações relevantes e tomada de decisões de forma inteligente.
Desta forma você poderá acessar todas as informações de suas campanhas feitas no Google Ads e como está o desempenho de suas pesquisas do Search Console na interface do Google Analytics.
Alertas personalizados
O Google Analytics permite que você crie alertas personalizados. Isso significa que você pode receber um alerta imediato quando algo não está bem e necessita de atenção, como, por exemplo, uma queda nas visitas do seu site ou quando uma campanha não está fazendo o sucesso que era esperado.
Você pode configurar da maneira que for mais interessante para o seu negócio ao estipular os valores máximos e mínimos para as métricas e ao analisar qualquer comportamento fora do comum. As notificações podem ser enviadas por e-mail ou em aplicativo móvel, o que garante que a informação chegue até você, independente de onde estiver.
Avaliação de conversões
O Google Analytics permite que você analise de forma detalhada a sua taxa de conversão, através do funil de conversão. Isto é, você é capaz de monitorar o caminho que os visitantes percorrem desde a primeira interação com a sua página até a conclusão de uma venda. Com esses dados você consegue implementar melhorias para aumentar essa taxa.
Simplificação do cruzamento de dados
Com o Google Analytics você consegue cruzar informações como, por exemplo, dados demográficos e padrões de comportamento do usuário ou de onde vem o tráfego com taxas de conversão.
Ao olhar dessa forma, parece um processo complexo. Porém, o Google Analytics transforma isso em algo fácil e intuitivo para que você identifique certos padrões que não seriam visíveis de outra forma.
Como acessar o Google Analytics?
O primeiro passo para acessar essa ferramenta é entrar no site do Google Analytics e logar em uma conta Google. Caso você ainda não tenha uma, será necessário criar antes de prosseguir.
Feito isso, você precisará fornecer algumas informações básicas para configurar a propriedade do seu site, como o nome da conta, o nome do site, URL, categoria do seu negócio e o fuso horário. Não se esqueça de configurar de maneira correta para que os dados sejam mais precisos. Com essa etapa concluída, um código de rastreamento exclusivo será gerado para você adicionar as páginas do seu site.
Com o código de rastreamento instalado, acesse o Google Analytics e navegue até a seção “Tempo Real”. Por lá, será possível constatar informações em tempo real das visitas feitas em seu site e confirmar se o rastreamento está funcionando de maneira correta.
Vantagens de usar o Google Analytics
São diversas as vantagens que saber Google Analytics como usar pode trazer para quem trabalha com marketing digital e/ou é proprietário de um site. Com uma ampla variedade de recursos e funcionalidades que oferecem monitoramento do tráfego, compreensão do comportamento do usuário, rastreamento de conversões e taxas de rejeição, entre outras coisas.
Com as métricas detalhadas há uma maior facilidade no desempenho e na busca por melhores campanhas, melhor conteúdo e design de uma página, com um retorno de informações rotineiras e ricas, que auxiliam na tomada de decisões.
Métricas da jornada do usuário
O Google Analytics permite que você acompanhe a experiência do usuário no seu site, desde o momento em que ele o acessa até a realização de ações específicas, como o preenchimento de uma formulário, adicionar itens ao carrinho de compra ou a finalização de um pagamento.
Conhecimento do público-alvo
Com a ferramenta do Google Analytics você tem a oportunidade de conhecer de maneira mais aprofundada a sua persona e público alvo. Isso inclui seu perfil, comportamento no momento da navegação, preferências e interesses.
Análise de efetividade de campanhas
Através do rastreamento da origem do seu tráfego, você consegue identificar quais os canais de marketing geram maior fluxo e conversões. Assim, você consegue adotar melhores estratégias para as suas campanhas.
Identificação de oportunidades de melhorias
Você pode detectar as áreas do seu site que mais precisam de otimização através das análises de métricas como taxa de conversão, tempo gasto no site e número de rejeições. Assim, você pode adotar formas de melhorar a experiência do público com melhorias no conteúdo ou no design.
Caso você seja uma pessoa que trabalha com marketing digital, é proprietário de um site de vendas ou serviço e ainda não utiliza e não sabe Google Analytics como usar, saiba que assim se perde uma ótima oportunidade de otimizar o seu negócio de maneira rápida e intuitiva.
Uma ferramenta valiosa que pode impulsionar o seu crescimento que vai além das coletas de dados. Ela é capaz de fornecer insights que auxiliam na tomada de decisões e geram resultados tangíveis. Visite o site do Jornal do Marketing e aprenda tudo sobre esse universo para, então, transformar dados em ações concretas – a chave para o futuro do sucesso do seu negócio digital!