Loom: como ela criou uma nova categoria que mudou por completo a empresa?

Sumário

Posts relacionados

Loom como ela criou uma nova categoria que mudou por completo a empresa

Loom: como ela criou uma nova categoria que mudou por completo a empresa?

A Loom se tornou uma ferramenta muito utilizada por pessoas que precisam transmitir informações de forma digital como as instituições de ensino e agências de comunicação, por exemplo. Os seus recursos e a sua praticidade tornaram a empresa mais popular na área de gravação de telas, mas nem sempre foi assim. 

O sucesso da plataforma se deu devido à genialidade da empresa em desenvolver uma nova funcionalidade que a tornou única e muito requisitada. Ao longo deste artigo, entenda como isso aconteceu e aprenda também como utilizar essa plataforma que pode ser muito útil para o trabalho e ensino à distância. 

O que é a Loom?

É uma plataforma prática e fácil de instalar que permite que o usuário capture e realize gravações de telas, além de oferecer funções de edição como cortes. Com ela, é possível gravar e compartilhar a tela ao mesmo tempo, enquanto mostra a imagem da sua webcam, se assim desejar. 

O que é a Loom
Fonte/Reprodução: original

A forma que o vídeo é salvo na Loom é diferente de qualquer outro gravador, e possibilita que o material produzido seja compartilhado para utilização em diferentes situações, por exemplo:

  • Reuniões: É possível gravar uma reunião de trabalho ou outros assuntos, para cada participante assistir no horário que estiver disponível;
  • Para realizar vendas internas: As vendas internas são feitas diretamente da empresa, sem contato físico com o cliente. Com a Loom, a comunicação entre o vendedor e o cliente é facilitada, já que o conteúdo gravado que pode ser visto a qualquer momento; 
  • Videoaulas: A plataforma pode ser utilizada por faculdades e outras instituições de ensino à distância para criar videoaulas que podem ser vistas por seus alunos no momento em que estiverem disponíveis para estudar;
  • Tutoriais: É possível gravar a tela e produzir facilmente um video tutorial sobre temas variados, como, o que fazer para se cadastrar em algum aplicativo ou solucionar um problema no computador;
  • Bases de conhecimento: A base de conhecimento é um tipo de manual utilizado por empresas para descrever o processo que utilizam para funcionar. É possível gravar vídeos na plataforma e adicionar a essas bases. 

Como podemos ver, é uma ferramenta muito versátil que pode ser utilizada para várias finalidades e facilitar ou agilizar a comunicação. Outra ótima vantagem de recorrer a essa ferramenta é pela sua praticidade e agora vamos entender como utilizá-la. 

Como usar o Loom?

Para começar a utilizar a plataforma, você deve acessar o site da Loom e clicar na opção Get Loom For Free. Você será direcionado para uma tela onde pode realizar um cadastro ao vincular suas contas do Google, Stack ou Apple. O recomendado é que você faça o Login com o Google, pois isso facilita a troca de informações com sua lista de contatos. 

Após criar o seu perfil, você deve informar quais serão os seus principais usos com a plataforma, ou seja, se vai utilizá-la de forma pessoal ou para algum tipo de estudo ou trabalho. O formato da ferramenta também é opcional, com opções para utilizá-la no formato de Aplicativo ou extensão para o Chrome. 

Feito isso, o seu cadastro estará concluído e já será possível utilizar a plataforma. Ao acessar a tela principal do Loom, você verá algumas opções como exportar insights, nova pasta e novo video. Para começar uma gravação, você deve permitir o acesso ao seu microfone e câmera, para então clicar em novo video. 

Agora, basta escolher as opções de gravação e será possível gravar tela e câmera simultaneamente ou cada um individualmente. A gravação começa no momento que clicamos em “Start Recording” e logo após em Compartilhar. 

No momento que desejar encerrar a gravação, clique em Interromper o Compartilhamento. Por fim, copie o link da gravação e compartilhe o material produzido com quem desejar. Os vídeos e links ficam salvos e podem ser utilizados no momento que você preferir. 

Como fazer upload de vídeo no Loom?

É possível fazer o upload de vídeos que tenham sidos feitos utilizando o próprio Loom como também por outros aplicativos. Para isso, na página inicial do app, clique em novo vídeo e selecione a opção de carregar vídeo para procurar e selecionar o vídeo que deseja fazer o upload. É possível selecionar até 10 vídeos por vez, com limite de 4 GB ou 12 horas de duração no total. 

Após selecionado, o seu vídeo será carregado automaticamente pela plataforma e só será interrompido caso você mesmo selecione a opção de parar o envio. Vídeos com tamanhos grandes e de longa duração tendem a demorar mais para serem carregados e passam por um processamento do upload.

Como fazer download de um vídeo no Loom?

Para fazer o download de uma gravação feita na plataforma, basta acessar a sua biblioteca de vídeos e selecionar o vídeo que deseja baixar. Ao clicar no video, você terá acesso a um meno suspenso com a opção “Share”. Clique nessa opção e logo após em download para baixar o vídeo que deseja. Se quiser baixar um video de outra plataforma que não seja o Loom, faça o upload do material para adicioná-lo a sua biblioteca e fazer o download. 

Como a Loom criou uma categoria que mudou a empresa?

A empresa notou que ser mais um gravador de tela em meio a tantos outros não traria resultados significativos para a empresa e seus clientes. Ao estudar suas possibilidades, percebeu quão ruim era a comunicação entre equipes remotas no trabalho, já que as reuniões e chamadas ao vivo costumavam ser tediosas e pouco produtivas. 

Assim, a Loom desenvolveu uma nova solução, por se reinventar e se tornar um aplicativo especializado em mensagens de vídeo assíncronas, que facilitassem a comunicação no trabalho remoto. Isso fez com que o software passasse de um simples gravador de tela para uma renomada ferramenta de mensagens de video para trabalho utilizada por milhões de pessoas. 

Como a empresa surgiu?

A Loom foi criada em 2016 com o nome de Openvid. Inicialmente, a empresa era apenas mais um gravador fácil de usar, que não tinha uma identidade própria e possuía os mesmos recursos que todos os outros gravadores de tela da época. Isso mudou quando a empresa percebeu a necessidade que existia de um gravador especializado em mensagens para trabalho e decidiu investir nisso, criando a sua própria categoria. 

Ao investir nessa ideia, empresa obteve uma grande vantagem em relação a outros gravadores de tela, já que ela foi a única que notou a necessidade que havia de desenvolver um aplicativo que facilitasse a comunicação no trabalho. Essa premissa foi fundamental para o desenvolvimento da empresa e ajudou para que a mesma seja avaliada em mais de 1 bilhão de reais atualmente, um valor superior a todos os outros gravadores de tela juntos.

O que são vídeos Async?

Um vídeo Async (assíncrono) pode ser definido como um vídeo que não é transmitido em tempo real, ou seja, um conteúdo gravado que pode ser compartilhado com várias outras pessoas para as mesmas assistirem o vídeo no horário que preferirem e quantas vezes quiserem. 

Esse tipo de vídeo é o oposto do síncrono, que acontece em tempo real e requer que todos os participantes envolvidos em uma reunião de trabalho, por exemplo, estejam presentes para que ninguém perca o conteúdo que será passado durante a transmissão. Mas nem todas as pessoas possuem a mesma disponibilidade, dificultando a realização de um vídeo síncrono e consequentemente aumenta as buscas de empresas por ferramentas que trabalham com vídeo Async. 

O que são vídeos Async
Fonte/Reprodução: original

Com esse tipo de vídeo, é possível gravar o conteúdo e repassar para cada pessoa assistir no horário que lhe for conveniente. Dessa forma, com uma flexibilidade maior, é possível obter um aumento significativo na produtividade, já que o estudo ou trabalho em questão poderá ser realizado em um momento que o individuo estará completamente focado nisso.

Portanto, podemos dizer que os vídeos Async são o presente e futuro para empresas e instituições de ensino à distância que buscam recursos que melhorem os seus resultados com produções de conteúdo que podem ser vistos a qualquer momento. A Loom contribuiu de forma significativa para isso, já que foi uma das primeiras empresas a perceber essa problemática e investir em recursos que pudessem solucioná-la.