Language Tool: o que faz e como usar?

Sumário

Posts relacionados

Language Tool: o que faz e como usar?

Language Tool: o que faz e como usar?

Entenda o que é o Language Tool, o que ele faz, como usar, quais as suas vantagens e tipos de recursos disponíveis!

O Language Tool é uma extensão para navegador que faz a correção de palavras potencialmente incorretas. Para ativá-lo é necessário realizar o download, instalação e ativação da ferramenta para conseguir utilizá-la no desenvolvimento de textos e garantir que as informações estejam coesas e sem erros ortográficos.

Recentemente, o Language Tools lançou uma atualização interessante que oferece recursos exclusivos que auxiliam a remover erros graves do texto, além de ajudar na simplificação de determinadas palavras. Com isso, a escrita de artigos se torna ainda mais prático porque não há necessidade de reler várias vezes o conteúdo em busca de erros gramaticais porque a própria ferramenta se encarrega de fazê-lo.

O que faz o Language Tool?

O Language Tool é uma ferramenta que auxilia a corrigir palavras e sentenças incorretas que passam despercebidas durante a escrita, ou seja, em segundos você descobre se determinado conteúdo está errado e consegue ver o exemplo adequado para, assim, realizar a modificação.

O que faz o Language Tool?
Fonte/Reprodução: original

Além disso, uma das atualizações recentes permite que o utilizador verifique o que pode ser alterado em uma sentença inteira. Neste caso, se uma pessoa escreveu um trecho e acredita que tem potencial de melhoria, mas não sabe exatamente como fazer isto, basta usar o Language Tool a fim de verificar sugestões de frases que sejam coerentes. 

Dessa forma, você consegue fazer a substituição ao clicar acima da opção que mais se adequa ao conteúdo. Porém, é fundamental usar o recurso somente se for necessário para reformular as ideias inseridas no documento e torná-la ainda mais coesas.

Como usar o Language Tool?

Para utilizar o Language Tool, você deve clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse em cima de uma palavra. Dessa forma, a ferramenta apresenta as sugestões de modificações ou adequações que precisam ser feitas, como analisado a seguir:

Como usar o Language Tool
Fonte/Reprodução: original

A partir do momento que uma linha amarelada ou avermelhada surge abaixo de determinada palavra, você pode clicar e ver o que precisa ser modificado. E, caso você tenha a intenção de alterar uma frase inteira, por exemplo, é possível realizar o seguinte procedimento: 

Language Tool
Fonte/Reprodução: original

Esta é uma maneira de você trabalhar com a correção de uma sentença sem precisar realizar o processo manualmente. Entretanto, é necessário ter atenção quanto a este fator, pois se trata de uma criação feita por inteligência artificial e que pode não apresentar o mesmo nível de coesão que o seu conteúdo.

Como trabalhar com os sinônimos do Language Tool?

Com o botão esquerdo do mouse, clique em cima de uma palavra para verificar uma lista de sinônimos que combinam com o conteúdo que você está escrevendo. Para isto, é necessário seguir este processo:

Como trabalhar com os sinônimos do Language Tool
Fonte/Reprodução: original

O recomendado é que você verifique qual das palavras combinam com a estruturação da frase para manter a compreensão, afinal, nem sempre o Language Tool pode oferecer a sugestão ideal para a substituição ser feita e isso é um fator prejudicial ao material que está em processo de desenvolvimento.

Como ativar o Language Tool?

Para ativar o plugin, você precisa fazer o download diretamente na página do Language Tool para a instalação ser feita no navegador. A extensão se encontra disponível para Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Safari e também Opera e sua versão GX, possibilitando que o seu trabalho ocorra com mais agilidade e praticidade ao fazer este processo de ativação:

Como ativar o Language Tool
Fonte/Reprodução: original

Clique no botão verde para ser redirecionado a uma nova página que apresenta informações adicionais a respeito do Language Tool, como tamanho da extensão, versão atual e explicação breve sobre o funcionamento da ferramenta. Ao lado direito da página, você encontra esta importante opção:

ativar o Language Tool
Fonte/Reprodução: original

Aperte no botão de “Obter” para o download ser feito e a ativação ocorrer em instantes para, assim, você já conseguir utilizar a extensão. Lembrando que pode ser preciso reiniciar o navegador para o mecanismo ficar disponível em seu Docs e funcionar como esperado.

Você consegue ter acesso ao LanguageTool no próprio editor de documentos, pois a opção fica disponível ao lado do tipo de fonte selecionada para escrever. Você pode ativar ou desativar o mecanismo e também definir se deseja atuar com a opção de análise básica ou exigente ao clicar no ícone “LT” na aba de extensões.

Como ativar a opção de verificação básica e exigente?

No seu navegador, clique em extensões para verificar os conteúdos já instalados e encontre o “LT”. Com isso, aperte nos três pontinhos perto da figura para verificar novas opções e selecione “Gerenciar” para acessar “Opções de Extensão”, que oferece estes recursos:

Como ativar a opção de verificação básica e exigente
Fonte/Reprodução: original

Observe que no exemplo temos com todas as opções ativadas, inclusive o modo exigente que oferece recursos melhores que incluem tipografia, tonalidade e estilos. Você também pode ativar a funcionalidade de paráfrase, habilitar o clique duplo e definir um atalho de teclado que pode ser o CTRL ou Shift

Tem opção de dicionário pessoal?

O Language Tool oferece a opção de dicionário pessoal, que permite selecionar uma determinada palavra assinalada como errada e adicioná-la ao seu repertório. Dessa forma, a ferramenta deixa de marcar o conteúdo como incorreto, como costuma acontecer com termos estrangeiros ou nomes de empresas e marcas, por exemplo. Entenda como fazer a inclusão no dicionário:

Tem opção de dicionário pessoal
Fonte/Reprodução: original

Acima, utilizamos o termo ARP que antes de ser inserido no dicionário apresentava a linha vermelha especificando que o nome estava incorreto. Com isso, o Language Tools apresentou algumas alternativas de palavras, porém, como sabemos que o nome está correto, fizemos a colocação no próprio dicionário oferecido pela extensão.

Vantagens de usar o Language Tool

O Language Tool oferece a principal e mais importante função que é a de mencionar potenciais falhas de escrita. Dessa forma, erros ortográficos, redundâncias, pleonasmos e métodos de estilo são oferecidos com a intenção de te auxiliar a melhorar ainda mais o seu artigo.

Facilidade para salvar palavras novas

Você tem a oportunidade de salvar palavras consideradas novas para o Language Tool e, com isso, não precisará mais lidar com as linhas amarelas ou vermelhas indicando falhas de coesão. É possível verificar todas as palavras inseridas no dicionário e colocar novos conteúdos manualmente, caso você queira enriquecer a ferramenta.

Modo exigente disponível

Não é necessário pagar a versão profissional apenas para utilizar o recurso exigido, pois ele é disponibilizado gratuitamente. Dessa forma, você consegue escrever com tranquilidade porque sabe que o Language Tool se encarrega de analisar possíveis erros que precisam de correção.

Sinônimos disponíveis

Um dos principais e mais interessantes recursos oferecidos pelo Language Tool, é a opção de trabalhar com os sinônimos. Porém, como sabemos, nem sempre esta função pode oferecer exatamente o que queremos e, por isso, torna-se necessário fazer uma análise de palavras que se encaixam melhor através do dicionário.

Reconstrução de frases

Chegou o momento de fazer a correção do artigo e foi notado que uma frase não está como esperado? Através do Language Tools, você verifica novas sugestões criadas por IA para aplicar no conteúdo e torná-lo ainda mais coeso.

Praticidade em utilização

Esta é uma ferramenta prática de trabalhar porque apresenta os erros no desenvolvimento de frases e sentenças inteiras. O recurso é ativado instantaneamente, permitindo que você corrija o que for necessário, sem precisar fazer uma análise mais criteriosa quando concluir o conteúdo.

Pode acontecer da extensão cometer enganos e é em casos como este que você precisa fazer a verificação das recomendações. Se elas estiverem incorretas, aperte na opção de “ignorar” para a linha desaparecer e você não ter que se preocupar com sugestões que não fazem sentido.

Ao usar o Language Tool, você tem a praticidade que precisa para realizar o seu trabalho com tranquilidade e sem se preocupar caso erros passem despercebidos. Com o Jornal do Marketing, você tem a oportunidade de aprender a usar este recurso e também acompanhar novidades relevantes sobre produção de texto!