Para quem deseja apostar em e-commerce para dispositivos móveis, é necessário se atentar que a experiência de tela para os consumidores precisa ser otimizada. Assim, garante que a visualização do site na tela smartphones e tablets seja adequada para o consumidor.
Para que o processo de otimização saia de acordo com o que se espera, algumas orientações podem ajudar no processo – o que faz com que o e-commerce para dispositivos móveis seja adequado ao mercado. Confira com o Jornal do Marketing o que deve ser feito!
O que é o E-commerce Mobile?
O e-commerce mobile trata-se de uma loja online feita para dispositivos móveis, como tablets e celulares. Dessa forma, todo o layout da página dessa loja deve ser pensado para este formato, o que garante que o consumidor terá uma melhor experiência.
Além disso, vale ressaltar que o e-commerce para dispositivos móveis é muito popular, uma vez que grande parte das pessoas faz uso de celulares e tablets, para realizar suas compras e acesso através desses aparelhos.
Quais as tendências do E-commerce Mobile?
Com o mercado em constante mudança, o e-commerce para dispositivos móveis teve que se adaptar. Com isso, apresentou diversas mudanças para otimizar o tempo e tornar a experiência dos consumidores ainda melhor. Entre elas se destacam:
- Checkout sem login: para reduzir a quantidade de carrinhos abandonados, o que impacta o volume de vendas, a tendência é que as lojas permitem que seus clientes realizam compras sem a necessidade de se logar na conta;
- Social commerce: com as lojas online integradas às redes sociais, a tendência é que os consumidores façam suas compras diretamente na rede social das marcas, ao acessar a aba shopping;
- Realidade aumentada: a tendência busca trazer os consumidores para dentro as plataformas, onde será possível ter experiência de provadores virtuais ou, até mesmo, abrir a câmera e provar as peças;
As novidades do mercado de e-commerce para dispositivos móveis vem para tornar a experiência de compra dos consumidores ainda melhor, especialmente ao integrar o real e o virtual, de forma bastante inteligente e com agilidade para facilitar o dia a dia.
Como otimizar meu E-commerce para Dispositivos Móveis?
Para tornar o e-commerce para dispositivos móveis otimizados, algumas orientações podem auxiliar no processo e oferecer aos clientes uma melhor experiência, assim como as melhores marcas. Confira o que pode auxiliar nesse processo logo abaixo:
- Invista na velocidade do carregamento do e-commerce para dispositivos móveis, pois caso eles demorem muito para aparecer podem causar frustração no consumidor que sairá da página;
- Opte por um design que seja leve e otimizado para os dispositivos móveis. Isso significa que o e-commerce para dispositivos móveis devem apostar em sites responsivos, isto é eles devem se ajustar a qualquer formato de tela;
- Remova os pop-ups da tela dos dispositivos móveis, pois em formatos menores eles se tornam ainda mais inconvenientes e a experiência do consumidor acaba sendo desagradável. Para isso, aposte em recursos mais inteligentes para garantir a satisfação do usuário;
- Opte por elementos adaptados ao formato da tela e torne a experiência de acesso do usuário ao site ainda melhor. Dessa forma, menus, barras de rolagem devem ser pensadas para garantir uma boa navegação;
É importante ressaltar que, para o sucesso de um e-commerce para dispositivos móveis, é preciso que todo o site seja pensado nos mínimos detalhes com o objetivo de oferecer uma navegação confortável – assim, se garante a satisfação do cliente e o aumento dos lucros.
Qual importância de otimizar o E-commerce para Dispositivos Móveis?
Otimizar as lojas online dos dispositivos móveis garante uma melhor experiência de navegação pelo usuário, além de aumentar o número de vendas. Uma vez que a marca possui um comércio eletrônico otimizado e que consegue atender a demanda dos clientes através de uma plataforma otimizada e inteligente.
Para as empresas que desejam ter sucesso através de suas lojas online, a dica é apostar na manutenção e em todos os detalhes que contribuem para o bom funcionamento de um e-commerce. Assim, é possível garantir a satisfação do consumidor em seu processo de compras.
Por tanto, considerar as tendências e perceber o que pode ser alterado em uma loja online para dispositivos móveis é uma forma de melhorar os processos, ao pensar no conforto e na praticidade do consumidor para fazer compras através de seu dispositivo. Leia o Jornal do Marketing e fique por dentro das melhores soluções para as empresas!