Como posso usar o marketing digital para melhorar a taxa de retenção de clientes?

Sumário

Posts relacionados

Como posso usar o marketing digital para melhorar a taxa de retenção de clientes?

Como posso usar o marketing digital para melhorar a taxa de retenção de clientes?

A retenção de clientes é a melhor maneira de fazer um negócio crescer, pois, o investimento é menor para reter do que para conquistar novos consumidores. Isso significa que esse fator é tão importante quanto o aumento das vendas, contudo, pode ser uma questão complexa para muitos empresários e gestores de empresas.

Utilizar o marketing digital para gerar a retenção de clientes, é um trabalho que envolve disciplina, foco e consistência. Por este motivo, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações para que você tenha uma base de como pode aplicar algumas estratégias no seu dia a dia a fim de fidelizar clientes. Acompanhe! 

O que é retenção de clientes?

Reter clientes é uma estratégia de negócios que tem como objetivo manter clientes já convertidos, e estimulá-los a continuar consumindo um serviço ou produto de uma determinada marca, ou empresa.

O que é retenção de clientes?
Fonte/Reprodução: original.

Esse método visa estabelecer bons relacionamentos com clientes, ou seja, fidelizá-los por meio da divulgação da marca. Isso significa que a retenção de clientes é essencial para o crescimento, fortalecimento e sucesso de uma empresa, pois é comum que clientes fidelizados forneçam feedbacks, comprem mais, conforme o tempo, e indiquem a marca ou empresa para outras pessoas.

Quais os benefícios de investir na retenção de clientes?

A retenção de clientes traz diversos benefícios para marcas e empresas como o aumento da visibilidade de marca, benefícios financeiros, garantia a longo prazo e crescimento orgânico. Confira outros benefícios abaixo:

  • Estabilidade;
  • Baixo custo;
  • Feedbacks;
  • Aumento de vendas.

Outro benefício conquistado devido à retenção de clientes é a aquisição da melhor forma de divulgação: a propaganda boca a boca. Se os clientes gostam dos seus produtos ou serviços, com certeza eles os indicarão para outras pessoas. E no meio digital, as chances de expansão são muito maiores.

Quais os benefícios de investir na retenção de clientes?
Fonte/Reprodução: original.

Podemos utilizar como exemplo um centro estético que conquistou muitos clientes por meio do marketing digital feito através das redes sociais. Com um atendimento de qualidade em modelo online e offline, os clientes farão questão de fazer propaganda para as pessoas.

Jeff Bezos, CEO da Amazon diz o seguinte: “Se você deixar os clientes insatisfeitos no mundo real, eles vão contar para 6 amigos. Se você fizer a mesma coisa no mundo digital, cada um deles vai contar para 6 mil contatos”. Isso significa que a qualidade de atendimento e dos produtos são essenciais para fidelizar clientes de modo eficaz.

5 dicas para usar o marketing digital na retenção de clientes

Muitos gestores de empresas enfrentam dificuldades no que diz respeito à retenção de clientes. Embora entendam perfeitamente qual é o público-alvo, este pode ser um processo desafiador para muitos. Veja abaixo algumas dicas:

1- Ofereça conteúdo relevante

No marketing digital o conteúdo é fundamental para nutrir relacionamento entre vendedor e cliente. Você pode fazer isso oferecendo conteúdo relevante para manter seus clientes engajados por meio das redes sociais, blog ou newsletter, por exemplo. 

2- Pense como seus clientes

Se coloque no lugar dos seus clientes para entregar um atendimento de excelência. Pense em como gostaria de ser atendido, o que faria você comprar novamente de um determinado local e quais as suas expectativas como cliente. Em seguida, use essas informações~para desenvolver suas estratégias de marketing.

3- Facilite os meios de contato

Atualmente as empresas podem contar com várias ferramentas para facilitar o contato com seus clientes. Por exemplo, muitos preferem se comunicar através do WhatsApp, que oferece o Business, ferramenta que possibilita que lojas e prestadores de serviços disponibilizem preços, criem mensagens automáticas, segmentem clientes por tags e mais.

Além disso, muitos sites contam com chat integrado, número de telefone, página de Facebook e muito mais. A variação de meios para contato é uma ótima estratégia para não perder clientes.

4- Personalize a comunicação

Existem muitos meios de personalizar a comunicação. Você pode fazer isso utilizando informações dos seus clientes para enviar e-mails personalizados com ofertas e recomendações de produtos com base no interesse pessoal de cada cliente. 

Utilize ferramentas de e-mail marketing como o Mailchimp, que além de contar com diversas ferramentas para a personalização de e-mail, também reúne os dados dos e-mails enviados.

5- Atenda as necessidades do cliente

Atenda as necessidades dos seus clientes da melhor maneira possível. O primeiro atendimento é a melhor oportunidade para conquistar e fidelizar um cliente e, dessa maneira, ele não vai ter motivos para procurar produtos ou serviços em empresas concorrentes.

Vantagens da retenção de clientes

A retenção de clientes desempenha um papel fundamental para qualquer empresa, visto que essa ação possibilita a fidelidade à marca, aumento de lucros, feedbacks importantes para a melhoria da empresa e outros.

Em resumo, a retenção de clientes é uma das maiores estratégias para gestores e empresários que tem como objetivo fortalecer a marca, economizar no investimento referente à relação com clientes e a obter melhores resultados financeiros. Aplique as dicas e aprenda outros conteúdos, navegando pelo Jornal do Marketing!