Aproveitando o Poder dos Dados do Cliente para Melhorar seu E-commerce

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Aproveitando o Poder dos Dados do Cliente para Melhorar seu E-commerce

Saiba como os dados do cliente ajudam a melhorar os resultados de seu e-commerce. Como ele é aplicado na prática e como tomar boas decisões em cima disso.

Os dados do cliente trata-se de um aglomerado de informações essenciais que ajudam o E-commerce a saber, de forma mais clara, suas métricas e informações essenciais do público. Com isso, a partir do seu conhecimento, você como empreendedor consegue  tomar decisões mais sábias, na qual pode trazer um ótimo retorno.

Da mesma forma que é muito importante, a análise de dados também é um instrumento de muita complexidade, na qual para a sua montagem, deve-se organizar as principais variáveis e seguir com uma análise aprofundada. Para saber como fazer isso de forma eficiente em seu E-commerce, acompanhe o Jornal do Marketing e saiba como gerar bons resultados!

Qual a importância dos dados do cliente para o e-commerce?

As principais tomadas de decisão de um gestor de E-commerce, precisam ser baseadas na real situação que a empresa apresenta. Para ele ter conhecimento a respeito deste fenômeno, precisa-se de dados que mostram o real andamento do negócio, pois a partir disso, o administrador pode ter ideia de qual objetivo ele quer alcançar, como alcançar, quando alcançar e quais ferramentas poderá contar.

Assim faz uma alegoria simples para tentar explicar a tamanha importância de saber analisar os dados do cliente, as variáveis apuradas neste negócio são como uma espécie de Raio-X, no qual mostra se ela tem fratura ou não – mas que, caso tenha, onde seria e qual seu grau de gravidade. A  partir do resultado apurado, o especialista em análise de dados, da mesma forma que um médico, veria a melhor maneira de tratar o problema apresentado.

Sabe-se que o processo de diagnóstico e resolução de um problema de saúde já necessita de um capricho em seu trabalho, pois qualquer erro pode colocar em risco a vida do paciente. O mesmo ocorre dentro do e-commerce: uma análise de dados do cliente feita de forma negligente, pode colocar em perigo a longevidade de um negócio.

O autor e especialista em Marketing Digital, Dener Lippert, argumenta em seu livro O Cientista do Marketing Digital, em 2021, que nada pode ser proposto baseado no “achômetro”, mas sim em dados e conteúdos concretos. Por fim, basear decisões em cima de intuições é perigoso, pois muitas vezes ela não possui evidência concreta.

Benefícios de analisar os dados do cliente

De acordo com o professor Uanderson Rebula de Oliveira, em seu livro Estatística Para Leigos, em 2017, um dos principais benefícios de analisar os dados do cliente é a geração de informações úteis, na qual mediante a sua utilização, uma empresa poderá formular soluções de possíveis problemas apresentados em sua pesquisa.

A partir da apuração e análise dos dados do cliente, os gestores de um E-commerce poderão saber quais produtos e meios de comercialização são mais demandados, na qual a partir disso poderá definir todo plano de ação responsável por comercializar seu produto de forma mais eficiente, a fim de alcançar seus objetivos.

Com isso, sintetiza de maneira geral, os principais benefícios da análise de do cliente é conseguir captar informações úteis do seu consumidor, para saber quais variáveis são mais importantes para conseguir fazer uma boa comercialização de seus produtos. Em resumo, identificar seu perfil, para saber o que e como conseguir comercializar com ele.

Como entender o perfil de consumidor pelos dados do cliente?

Ao criar ferramentas de coleta de informação dos consumidores, a empresa poderá saber informações úteis como idade, média salarial, forma de pagamento mais utilizada e os principais motivos que fazem para comprar algum produto. Ao saber disso, o gestor poderá organizar uma forma de publicidade e comercialização capaz de negociar com o maior número de pessoas.

Para deixar a explicação de forma mais simples, abaixo é possível observar um exemplo prático, no qual apresentamos uma pesquisa feita com um consumidor na qual, a partir das respostas geradas por ele, será realizada uma análise capaz de saber como atingir a vontade dele em consumir o produto ofertado. Confira:

Como entender o perfil de consumidor pelos dados do cliente
Fonte/Reprodução: original

A partir das informações mostradas no exemplo acima, o cliente possui uma idade que o enquadra como jovem adulto, possui um poder aquisitivo um pouco maior que o salário mínimo, preferencialmente paga suas compras com cartão de crédito de forma parcelada e conheceu o produto no instagram.

Com essas informações em mente, um e-commerce poderá ofertar um produto para ele que seja para sua faixa etária, na qual custa algo que custe até um pouco mais de um salário mínimo, que possa ser comprada mediante ao uso do cartão de crédito de forma parcelada e que o instagram é o meio mais eficiente para atualização das informações da empresa para ele.

O que identificar nos dados do cliente?

Os principais assuntos que precisam ser identificados nos dados do cliente correspondem a seu modo de comercialização e meios de se comunicar com ele. Com base até no exemplo citado no tópico anterior, questões relacionadas a idade, poder aquisitivo, forma de pagamento mais utilizada e meio de tráfego mais utilizado podem nortear a forma que a empresa se comporta em relação a ele. 

Para ter conhecimento das dores e os desejos dos consumidores, é necessário criar mecanismos de captação de dados, capazes dos clientes deixarem informações a respeito deles, na qual serão capazes de fazer com que os gestores saibam criar maneiras de como negociar com eles. 

Tirando um pouco do campo teórico e indo ao prático, ilustrar um exemplo de como identificar dados importantes dos clientes, nas quais posteriormente será feita uma análise de como analisar e tomar algumas decisões em cima do que foi mostrado. Para melhor conhecimento disso, confira abaixo:

O que identificar nos dados do cliente
Fonte/Reprodução: original
Como entender o perfil de consumidor pelos dados do cliente
Fonte/Reprodução: original

No quadro acima foi mostrado um exemplo hipotético em que a maior parte do público consumidor possui entre 20 a 25 anos, tem a renda de R$ 1.321,00 a R$ 1.500,00, optam por realizar compras pelo cartão de crédito de forma parcelada, conheceram a empresa pelo Instagram, gostam de um negócio que oferece um variado de número de produtos e se incomodam bastante um atendimento ruim.

A parte dessa descoberta, o e-commerce pode focar em comercializar produtos para jovens adultos, que possui uma renda máxima de R$ 1.500,00, proporcione uma forma de pagamento de forma parcelada pelo cartão de crédito, utilizar o instagram como rede social estratégica para sua divulgação, tenha uma vasta variedade de produtos e um bom atendimento.

Estratégias para marketing

Uma estratégia básica para captar dados do cliente, é oferecer algum produto gratuito, como um e-book, por exemplo, no qual para proporcionar o uso dele, o consumidor precise cadastrar informações, que posteriormente ficará na base de dados do E-commerce e poderá ser de grande utilidade para usos futuros. 

Outra forma de conseguir adquirir dados do cliente é por meio de comentário de feedbacks, que corresponde a pedir a opinião dos clientes a respeito do produto e, a partir disso, pegar algumas informações úteis sobre ele, fazer uma análise póstuma que possibilite uma campanha de marketing mais eficaz no futuro.

Avaliar o desempenho do e-commerce

A análise dos dados do cliente é importante para que a avaliação do desempenho de um e-commerce seja feita de uma forma eficaz. Como boa parte de seu faturamento é originado dos itens que ele comercializa com terceiros, um estudo minucioso da relação dele com seus consumidores é essencial para o entendimento de seus resultados.

Saber como anda as vendas, no qual proporciona a identificação do público que mais consome e também o que menos compra, com o conhecimento de quem deve ser os consumidores que serão priorizados no momento de comercializar um produto, além também de conseguir contornar situações ruins com algum outro tipo de cliente.

É válido mencionar que a análise de dados do cliente é derivada da Estatística, ramo da Matemática responsável por analisar fenômenos complexos da natureza, de forma sistematizada, capaz de deixar claro a situação real da empresa para seus gestores, auxilia na tomada de decisões eficientes. Arari (2014).

A partir disso, ficou evidenciado que a apuração de dados do cliente serve como informação útil para a análise de desempenho do e-commerce, capaz de ajudar as entidades a tomarem decisões inteligentes, assim usamos como base fontes confiáveis que expliquem de forma simples sua real situação, principalmente ao que tange a seu público consumidor.

Como melhorar a experiência do consumidor pelos dados do cliente?

‌Inicialmente, para conseguir melhorar a experiência do consumidor, assim usa os dados do cliente como base, é essencial saber quais fatores eles mais gostaram e também os que mais o incomodam. A partir disso, o e-commerce tentará potencializar seus pontos positivos e elidir os negativos.

Para isso ocorrer, basta seguir algumas dicas já mencionadas durante o texto, como a coleta de dados mediante a oferta de um produto gratuito, pedir feedback após o uso dele, O que possibilita assim um bom número de informações que o e-commerce pode utilizar para melhorar seu trabalho em uma campanha futura.

Por fim, para uma melhor explanação a respeito do uso dos dados do cliente para a melhora da experiência dos dados do consumidor, é importante falar sobre o Input e o Output. O primeiro trata-se da informação que a empresa recebe e outro do produto final que surge da aquisição da informação.

Dentro de um e-commerce, adquirir as informações sobre os hábitos dos consumidores enquadra-se como Input e os produtos surgidos após esse processo são Output. Pois saber quais produtos e público devem ter prioridade nessa comercialização é fruto direto dessa relação desses dois processos produtivos. 

Considerações Finais

Ao decorrer do artigo foi entendido que os dados do cliente são bastante úteis para guiar um e-commerce dentro de um planejamento estratégico, pois dessa forma ela saberá qual o seu principal público alvo, o que ele mais gosta de consumir e a maneira que ele utilizará para adquirí-lo. 

Foi visto também formas de conseguir obter esses dados, assim conseguimos espelhar de forma mais fidedigna com a realidade, na qual proporciona uma análise mais eficiente, tendo como consequência final uma boa tomada de decisão. Dessa forma, mostra que esse trabalho deve ser feito de forma minuciosa do começo ao fim.