O marketing digital pode ser uma estratégia valiosa para empresários que desejam melhorar a fidelidade à marca. Atualmente, essa é a melhor maneira de aproximar os clientes da empresa, porém, o assunto pode parecer muito difícil para iniciantes.
Neste conteúdo, o Jornal do Marketing reuniu as principais informações sobre o tema e você vai entender quais são as melhores maneiras de utilizar o marketing digital para aumentar a fidelidade à marca, confira.
O que é a fidelidade à marca?
A fidelidade à marca refere-se a preferência dos clientes em relação a uma marca, ou seja, é quando o público já tem uma empresa em mente ao comprar ou usufruir de um serviço em específico ao em vez de escolher outra.
Por exemplo, um consumidor que lê livros assiduamente, prefere comprar seus livros na Amazon, pois sabe como a empresa funciona, atende suas expectativas e que os produtos chegam em sua casa conforme a previsão de entrega, indicada pelo site.
Quais as vantagens do cliente ter fidelidade à marca?
A fidelidade à marca pode desempenhar um papel fundamental para o crescimento da empresa, além de diversas outras vantagens que incluem o aumento de vendas, engajamento, visibilidade e fortalecimento de marca.
Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas de marketing, diz: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”. Considerando esse fator, pode-se dizer que a fidelidade é muito valiosa para qualquer empresa, visto que assim, os clientes também podem atrair compradores.
Para que serve a fidelidade à marca?
A fidelidade à marca é utilizada como uma das maneiras mais eficientes para construir um relacionamento duradouro com o público-alvo, bem como alcançar outros objetivos da marca que podem incluir:
- Geração de leads;
- Aumento de vendas;
- Feedbacks.
Em linhas gerais, a fidelidade à marca sem dúvidas é um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma marca ou empresa e é essencial que gestores de empresas e empresários, aprendam a utilizar o marketing digital de maneira correta para obter os resultados desejados.
Importância de garantir fidelidade à marca
Existem vários motivos para garantir a fidelidade à marca e uma delas envolve a convicção do cliente fidelizado de que a sua marca é a melhor escolha para ele, além de influenciar diretamente no sucesso da empresa.
Por este motivo, empresas de diversos portes investem bastante no marketing digital para aumentar a fidelidade de marca. Empresas como a Amazon, Magazine Luiza e outras, cresceram significativamente durante a pandemia, justamente, pelo grande investimento na área digital.
4 dicas para aplicar o marketing digital na fidelidade à marca
Vale ressaltar que o uso do marketing digital requer estudos e testes por parte do empreendedor. Para começar, existem algumas dicas que pode começar a implementar que podem incluir as seguintes:
1 – Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital. A técnica consiste na criação de conteúdo para converter em vendas ou leads. Normalmente, o público que consome o conteúdo, tem mais chances de ser induzido a realizar a compra.
2 – Crie um programa de fidelidade
O programa de fidelidade é um dos maiores fatores que implicam no aumento de vendas, por motivarem o consumidor a comprar várias vezes. Para isso, você pode criar um programa onde a partir de uma quantidade de vezes que o cliente consumir do seu serviço ou comprar produtos, ele ganha desconto ou atendimento gratuito.
3 – Utilize o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing que envolve o envio de e-mails personalizados para clientes fidelizados ou clientes em potencial. Existem sites gratuitos que possibilitam que empresas enviem esses e-mails e também dispõe de ferramentas para mensurar dados e outras funções.
4 – Crie um blog
Muitos não sabem, mas criar um blog para empresas é fundamental quando o objetivo é o crescimento da marca. Isso porque quando o usuário faz pesquisas nos mecanismos de busca como Google, surgem diversos sites e blogs que podem conter a resposta para a sua pergunta.
Empresas como a Consul, por exemplo, possuem blog e esse detalhe ajuda bastante no que se diz respeito à fidelidade à marca, além do aumento de vendas e estabilidade financeira.
Ao aplicar o marketing digital para melhorar a fidelidade à marca, não se esqueça de estudar as estratégias citadas e principalmente mensurar os dados para realizar ajustes caso necessário. Lembre-se também que acima de tudo, é crucial entregar o melhor atendimento ao seu público.