Como posso usar o marketing digital para melhorar a fidelidade à marca?

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Como posso usar o marketing digital para melhorar a fidelidade à marca?

Como posso usar o marketing digital para melhorar a fidelidade à marca?

O marketing digital pode ser uma estratégia valiosa para empresários que desejam melhorar a fidelidade à marca. Atualmente, essa é a melhor maneira de aproximar os clientes da empresa, porém, o assunto pode parecer muito difícil para iniciantes.

Neste conteúdo, o Jornal do Marketing reuniu as principais informações sobre o tema e você vai entender quais são as melhores maneiras de utilizar o marketing digital para aumentar a fidelidade à marca, confira.

O que é a fidelidade à marca?

A fidelidade à marca refere-se a preferência dos clientes em relação a uma marca, ou seja, é quando o público já tem uma empresa em mente ao comprar ou usufruir de um serviço em específico ao em vez de escolher outra. 

O que é a fidelidade à marca?
Fonte/Reprodução: original.

Por exemplo, um consumidor que lê livros assiduamente, prefere comprar seus livros na Amazon, pois sabe como a empresa funciona, atende suas expectativas e que os produtos chegam em sua casa conforme a previsão de entrega, indicada pelo site.

Quais as vantagens do cliente ter fidelidade à marca?

A fidelidade à marca pode desempenhar um papel fundamental para o crescimento da empresa, além de diversas outras vantagens que incluem o aumento de vendas, engajamento, visibilidade e fortalecimento de marca.

Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas de marketing, diz: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”. Considerando esse fator, pode-se dizer que a fidelidade é muito valiosa para qualquer empresa, visto que assim, os clientes também podem atrair compradores.

Para que serve a fidelidade à marca?

A fidelidade à marca é utilizada como uma das maneiras mais eficientes para construir um relacionamento duradouro com o público-alvo, bem como alcançar outros objetivos da marca que podem incluir:

  • Geração de leads;
  • Aumento de vendas;
  • Feedbacks.

Em linhas gerais, a fidelidade à marca sem dúvidas é um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma marca ou empresa e é essencial que gestores de empresas e empresários, aprendam a utilizar o marketing digital de maneira correta para obter os resultados desejados.

Importância de garantir fidelidade à marca

Existem vários motivos para garantir a fidelidade à marca e uma delas envolve a convicção do cliente fidelizado de que a sua marca é a melhor escolha para ele, além de influenciar diretamente no sucesso da empresa.

Importancia de garantir fidelidade a marca Como posso usar o marketing digital para melhorar a fidelidade à marca?

Por este motivo, empresas de diversos portes investem bastante no marketing digital para aumentar a fidelidade de marca. Empresas como a Amazon, Magazine Luiza e outras, cresceram significativamente durante a pandemia, justamente, pelo grande investimento na área digital.

4 dicas para aplicar o marketing digital na fidelidade à marca

Vale ressaltar que o uso do marketing digital requer estudos e testes por parte do empreendedor. Para começar, existem algumas dicas que pode começar a implementar que podem incluir as seguintes:

1 – Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital. A técnica consiste na criação de conteúdo para converter em vendas ou leads. Normalmente, o público que consome o conteúdo, tem mais chances de ser induzido a realizar a compra.

2 – Crie um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é um dos maiores fatores que implicam no aumento de vendas, por motivarem o consumidor a comprar várias vezes. Para isso, você pode criar um programa onde a partir de uma quantidade de vezes que o cliente consumir do seu serviço ou comprar produtos, ele ganha desconto ou atendimento gratuito.

3 – Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing que envolve o envio de e-mails personalizados para clientes fidelizados ou clientes em potencial. Existem sites gratuitos que possibilitam que empresas enviem esses e-mails e também dispõe de ferramentas para mensurar dados e outras funções.

4 – Crie um blog

Muitos não sabem, mas criar um blog para empresas é fundamental quando o objetivo é o crescimento da marca. Isso porque quando o usuário faz pesquisas nos mecanismos de busca como Google, surgem diversos sites e blogs que podem conter a resposta para a sua pergunta. 

Empresas como a Consul, por exemplo, possuem blog e esse detalhe ajuda bastante no que se diz respeito à fidelidade à marca, além do aumento de vendas e estabilidade financeira.

Ao aplicar o marketing digital para melhorar a fidelidade à marca, não se esqueça de estudar as estratégias citadas e principalmente mensurar os dados para realizar ajustes caso necessário. Lembre-se também que acima de tudo, é crucial entregar o melhor atendimento ao seu público.