Uma campanha de marketing digital deve ser bem estruturada e compreender fatores que atingirão o público desejado pela marca que a aplica. Para isso, é necessário se atentar as ferramentas disponibilizadas e assim planejar seu uso adequado.
Empresas dos diversos portes e segmentos de mercado existentes, aplicam campanhas voltadas a criar, investigar diferentes formas de oferecer e valorizar marcas e seus produtos. A seguir, o Jornal do Marketing te mostra como planejar a sua campanha de marketing digital e cair nas graças de seu público, acompanhe!
Como funciona uma campanha de marketing digital?
O marketing digital é uma poderosa ferramenta amplamente utilizada para a divulgação de campanhas de distintas marcas. Ela funciona utilizando diversas estratégias para promover um serviço ou produto na internet, abordando o público certo (ideal para a marca) e gerando mais conversão de vendas e fidelização da relação deste público com a empresa.
Com isso, a campanha de marketing digital depende da necessidade ou objetivo da empresa para aquele momento. Após definir o objetivo que deseja é que poderá planejar a campanha. Um exemplo básico: a sua empresa irá lançar um novo perfume, então, o objetivo é divulgar esse lançamento, e claro, fazer com que os consumidores adquiram esse perfume.
Como posso criar uma campanha de marketing digital?
Para criar uma campanha de marketing digital você pode partir das métricas de interação da sua marca com o público, aproveitar diversas ferramentas disponíveis no mercado e fazer planos estratégicos.
Estratégias de marketing digital assertivas costumam aliar publicidade e propaganda. Afinal, enquanto a propaganda leva soluções ao público que este ainda desconhece, a publicidade tem como função construir um relacionamento mais próximo com ele.
Quais as 3 etapas de planejamento para uma campanha de marketing digital?
Ao planejar adequadamente a sua campanha de marketing digital, sua marca terá mais possibilidades de se destacar no universo digital, atraindo o público desejado e aumentando as conversões. Para isso, algumas etapas precisam ser seguidas, a fim de mitigar a possibilidade de erros e otimizar o uso dos recursos investidos.
Defina os objetivos
O filósofo de origem alemã, Immanuel Kant, disse que “Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha” e essa máxima é bem válida aqui. Afinal, lançar uma campanha sem saber o que se pretende atingir com ela é desperdiçar tempo e recursos que podem ser bem empregados para garantir o retorno desejado pela marca. Então, defina os objetivos práticos da campanha, com base no público alvo da mesma.
Determine o orçamento
A campanha de marketing digital costuma ser veiculada em mais de um canal ou plataforma e usar diversas ferramentas. Dessa forma, é importante determinar um orçamento máximo e distribuir os valores dentre os principais fatores. Como exemplo, observe a tabela abaixo idealizada para uma empresa iniciante, que não quer investir muitos recursos:
Estratégia | Percentual do Orçamento | Valor (R$) |
---|---|---|
Campanhas de Publicidade Online | ||
Google Ads | 25% | 1.500,00 |
Redes Sociais | 16,67% | 1.000,00 |
Marketing de Conteúdo | ||
Produção de Conteúdo | 13,33% | 800,00 |
Distribuição de Conteúdo | 6,67% | 400,00 |
Redes Sociais e Gerenciamento | ||
Gerenciamento de Redes Sociais | 13,33% | 800,00 |
Publicidade nas Redes Sociais | 10% | 600,00 |
E-mail Marketing | ||
Ferramenta de E-mail Marketing | 5% | 300,00 |
Criação de Templates | 3,33% | 200,00 |
Otimização do Website | ||
SEO e Melhorias Técnicas | 8,33% | 500,00 |
Análise de Dados e Otimização | ||
Ferramentas de Análise | 3,33% | 200,00 |
Reserva para Contingências | ||
Reserva | 5% | 300,00 |
Total | 100% | 6.000,00 |
Com essa definição, que é importante ser feita conforme a realidade da empresa e seus objetivos, anteriormente traçados, é possível otimizar a campanha de marketing e investir menos para obter maior retorno.
Monitorar resultados e aprender com eles
Ao implementar a estratégia é importante ficar atento a resposta que esta recebe do público. Cada plataforma utilizada terá a sua métrica a ser observada, como aponta Vasco Marques em sua obra publicada em 2022, intitulada “Marketing Digital de A a Z”, como:
- Site, blog, landing page ou loja online — Google Analytics: analisa o tempo na página, páginas visitadas por sessão, tempo médio desta e taxa de rejeição;
- e-mail marketing — plataforma de envio e gerenciamento de campanhas de e-mail: verifica o tamanho da lista, taxas de clique e aberturas da mensagem;
- SEO — Google Analytics, Search Console e outros: analisa o tráfego orgânico, bem como número de palavras-chave orgânicas e na primeira página, backlinks, etc.;
- Instagram — Estatísticas do Instagram: metrifica quantidade de seguidores, alcance, visualizações de vídeos, interação, mensagens e conversões;
- YouTube — Estatísticas do YouTube: verifica subscrições, vídeos publicados, visualizações e tempo médio de visualização.
Essas são apenas algumas das ferramentas e suas sistemáticas de analíticas e métricas. Com isso, é possível aprender ao analisar as informações e verificar o que funciona e o que precisa ser realinhado para as campanhas seguintes serem cada vez mais assertivas.
O que não pode faltar em uma campanha de marketing?
Além da definição do público alvo e das formas de atingi-lo, é importante que uma campanha de marketing tenha uma linguagem clara e atrativa, preferencialmente que vincule o produto a imagem de uma persona. Assim, é importante utilizar os canais mais adequados para alcançar a meta de divulgação desejada.
Empresas como a Apple, por exemplo, volta suas campanhas para um formato mais simples, apontando de maneira objetiva os benefícios dos seus produtos. A Coca-Cola, por outro lado, prioriza campanas criativas e emocionais que encantem seu consumidor com a ideia empregada em seu slogan “Abra a felicidade”.
O principal é adequar sua campanha de marketing digital para ter a cara de sua empresa, prezar a relação com um público bem definido e buscar objetivos bem definidos. Com esses fatores em mente você certamente conseguirá desenhar sua primeira campanha. Só não esqueça de acompanhar os resultados para evoluir a cada nova empreitada!