O que é conteúdo duplicado?

Sumário

Posts relacionados

O que é conteúdo duplicado?

O que é conteúdo duplicado?

O conteúdo duplicado é um tema bastante crítico no mundo digital. De acordo com o Jornal do Marketing, isso se trata da presença de informações idênticas ou muito semelhantes em diferentes partes da internet.

Compreender o que é o conteúdo duplicado é fundamental para garantir a eficácia e a visibilidade do seu material online. Vamos entender esse conceito e descobrir como lidar com o mesmo!

Como identificar o conteúdo duplicado?

Identificar um conteúdo duplicado requer analisar um texto em busca de partes idênticas ou muito semelhantes a outros já existentes. Isso é possível quando se usa ferramentas que comparam o texto com uma base de dados de informações. Para identificar um conteúdo assim, algumas ferramentas podem auxiliar como, por exemplo:

  • Turnitin;
  • Copyscape;
  • Grammarly;
  • Plagiarisma;
  • Plagius.

Além disso, é bastante importante prestar atenção a sinais de repetição como frases ou parágrafos similares em diferentes partes do texto. Mas, é crucial lembrar que a originalidade vai além da ausência de duplicação.

Quais as consequências de um conteúdo duplicado?

A duplicação de um conteúdo, especialmente em websites e em plataformas online, pode ter várias consequências negativas. Listamos abaixo as principais consequências desse ato:

Penalizações nos mecanismos de busca (SEO)

Os motores de busca, como o Google, tendem a desvalorizar ou penalizar páginas que contenham conteúdo duplicado. Isso acaba resultando em uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa, o que pode afetar o tráfego orgânico para o seu site.

Competição interna

Se o seu site tiver várias páginas com um conteúdo idêntico ou muito semelhante, as diferentes páginas podem competir entre si nos resultados de busca, o que fragmenta a autoridade da página e dificulta o ranqueamento.

Perda de autoridade

A duplicação de conteúdo prejudica gravemente a autoridade do seu site perante os mecanismos de busca. Sites duvidosos ou com conteúdo duplicado são menos propensos a obter links de outros sites.

Experiência de usuário comprometida

Os visitantes do seu site podem ficar frustrados se encontrarem um conteúdo repetido. Aliás, quem não ficaria? Isso pode levar à redução da taxa de conversão e ao aumento da taxa de rejeição.

Reputação negativa

Quando você duplica um conteúdo, existem grandes chances de você acarretar para si mesmo e para o seu material online uma reputação negativa e uma imagem desfavorável. É importante que você tenha consciência e empatia com os seus usuários e proporcione-lhes um conteúdo original.

Dicas para evitar o conteúdo duplicado

A maneira mais eficaz de evitar o conteúdo duplicado em seu site ou plataforma é seguir as orientações que o Jornal do Marketing pode proporcionar. De acordo com o mesmo, para evitar um conteúdo repetido você precisa:

  • Criar um conteúdo original e genuíno;
  • Usar tags canônicas (exemplo: rel=canonical nos cabeçalhos HTML);
  • Evitar espelhamento de conteúdo;
  • Evitar duplicação interna;
  • Utilizar sitemaps XML;
  • Evitar conteúdo gerado automaticamente;
  • Verificar o conteúdo duplicado interno;
  • Evitar a sindicação excessiva;
  • Monitorar e corrigir os problemas regularmente;
  • Usar tags nofollow (rel=nofollow);
  • Ser empático.

Evitar ao máximo um conteúdo duplicado não é apenas uma prática importante para os mecanismos de pesquisa (SEO), mas também para proporcionar uma melhor experiência aos usuários e aos visitantes do seu site.

Dicas para evitar o conteúdo duplicado
Fonte/Reprodução: original.

Através deste artigo, vemos como é importante quando optamos por utilizar a originalidade e o bom senso em não criar um conteúdo duplicado em sites e materiais online. Dessa forma, você fornece uma experiência positiva aos usuários e evita possíveis complicações!