O conteúdo duplicado é um tema bastante crítico no mundo digital. De acordo com o Jornal do Marketing, isso se trata da presença de informações idênticas ou muito semelhantes em diferentes partes da internet.
Compreender o que é o conteúdo duplicado é fundamental para garantir a eficácia e a visibilidade do seu material online. Vamos entender esse conceito e descobrir como lidar com o mesmo!
Como identificar o conteúdo duplicado?
Identificar um conteúdo duplicado requer analisar um texto em busca de partes idênticas ou muito semelhantes a outros já existentes. Isso é possível quando se usa ferramentas que comparam o texto com uma base de dados de informações. Para identificar um conteúdo assim, algumas ferramentas podem auxiliar como, por exemplo:
- Turnitin;
- Copyscape;
- Grammarly;
- Plagiarisma;
- Plagius.
Além disso, é bastante importante prestar atenção a sinais de repetição como frases ou parágrafos similares em diferentes partes do texto. Mas, é crucial lembrar que a originalidade vai além da ausência de duplicação.
Quais as consequências de um conteúdo duplicado?
A duplicação de um conteúdo, especialmente em websites e em plataformas online, pode ter várias consequências negativas. Listamos abaixo as principais consequências desse ato:
Penalizações nos mecanismos de busca (SEO)
Os motores de busca, como o Google, tendem a desvalorizar ou penalizar páginas que contenham conteúdo duplicado. Isso acaba resultando em uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa, o que pode afetar o tráfego orgânico para o seu site.
Competição interna
Se o seu site tiver várias páginas com um conteúdo idêntico ou muito semelhante, as diferentes páginas podem competir entre si nos resultados de busca, o que fragmenta a autoridade da página e dificulta o ranqueamento.
Perda de autoridade
A duplicação de conteúdo prejudica gravemente a autoridade do seu site perante os mecanismos de busca. Sites duvidosos ou com conteúdo duplicado são menos propensos a obter links de outros sites.
Experiência de usuário comprometida
Os visitantes do seu site podem ficar frustrados se encontrarem um conteúdo repetido. Aliás, quem não ficaria? Isso pode levar à redução da taxa de conversão e ao aumento da taxa de rejeição.
Reputação negativa
Quando você duplica um conteúdo, existem grandes chances de você acarretar para si mesmo e para o seu material online uma reputação negativa e uma imagem desfavorável. É importante que você tenha consciência e empatia com os seus usuários e proporcione-lhes um conteúdo original.
Dicas para evitar o conteúdo duplicado
A maneira mais eficaz de evitar o conteúdo duplicado em seu site ou plataforma é seguir as orientações que o Jornal do Marketing pode proporcionar. De acordo com o mesmo, para evitar um conteúdo repetido você precisa:
- Criar um conteúdo original e genuíno;
- Usar tags canônicas (exemplo: rel=canonical nos cabeçalhos HTML);
- Evitar espelhamento de conteúdo;
- Evitar duplicação interna;
- Utilizar sitemaps XML;
- Evitar conteúdo gerado automaticamente;
- Verificar o conteúdo duplicado interno;
- Evitar a sindicação excessiva;
- Monitorar e corrigir os problemas regularmente;
- Usar tags nofollow (rel=nofollow);
- Ser empático.
Evitar ao máximo um conteúdo duplicado não é apenas uma prática importante para os mecanismos de pesquisa (SEO), mas também para proporcionar uma melhor experiência aos usuários e aos visitantes do seu site.

Através deste artigo, vemos como é importante quando optamos por utilizar a originalidade e o bom senso em não criar um conteúdo duplicado em sites e materiais online. Dessa forma, você fornece uma experiência positiva aos usuários e evita possíveis complicações!