Abordagens Eficazes para a Recuperação de Carrinho Abandonado em E-commerce
Abordagens Eficazes para a Recuperação de Carrinho Abandonado em E-commerce

Abordagens Eficazes para a Recuperação de Carrinho Abandonado em E-commerce

‌Empresários e gestores de lojas online podem se deparar com alguns problemas, e um deles, certamente é o carrinho abandonado em e-commerce. No geral, essa é uma das questões mais difíceis para qualquer empreendedor que possui um negócio online.

Embora seja muito lucrativo, empreendedores do comércio eletrônico podem ter alguns problemas em relação a isso. Para sanar as suas dúvidas, o Jornal do Marketing trouxe algumas informações relacionadas ao carrinho abandonado em e-commerce e como superar esse desafio – acompanhe! 

O que é o carrinho abandonado em e-commerce?

O carrinho abandonado em e-commerce é um termo utilizado para se referir a situação na qual o cliente adiciona itens ao seu carrinho e desiste da compra. Isso significa que algum motivo levou o usuário a não finalizar o processo, e abandonou o carrinho.

O que é o carrinho abandonado em e-commerce?
Fonte/Reprodução: original.

Existem diversos fatores que levam um cliente a desistir de uma compra, que podem estar associados ao valor final ou da taxa de envio – que muitas vezes pode ser alta. Por exemplo, um potencial cliente visitou um site, adicionou alguns produtos ao carrinho e viu que o valor total junto com a taxa é muito alto, ou que a taxa supera ele. 

Nesse caso, uma abordagem muito utilizada no e-commerce é oferecer frete grátis para compras  a partir de determinado valor.

5 principais motivos para carrinho abandonado em e-commerce

O carrinho abandonado em e-commerce é uma das maiores preocupações dos empreendedores, e seus motivos podem variar bastante. Por isso, logo abaixo, reunimos quais são os principais motivos: 

Processo de compra complicado

Quando o processo de compra é longo ou muito complicado, os clientes em potencial podem ficar frustrados e desistir facilmente de realizar a compra. Nesse sentido, o ideal é optar por uma plataforma de e-commerce que não faça do processo de compra ser complexo.

Falta de confiança no site

Existem muitos sites que não passam credibilidade, seja em seu layout ou segurança. Esse tipo de site não apresenta informações necessárias, possui interface difícil de navegar e é desatualizado em relação ao design. Por isso, muitos desistem de fechar a compra.

Custo de envio alto

O custo do envio é um outro obstáculo que faz com que muitos clientes em potencial desistam de comprar. Por este motivo, muitas lojas costumam fazer promoções e oferecer frete grátis, para aumentar as vendas.

Fatores externos

Nem sempre a loja virtual é o problema! O carrinho abandonado em e-commerce também pode ser causado por fatores externos, que incluem algum imprevisto na vida do consumidor, por exemplo.

Falta de informações

A falta de informações no site, seja na descrição do produto ou da própria loja virtual, pode fazer com que os usuários não se sintam seguros o suficiente para comprar. Assim, eles acabam por dar preferência à concorrência.

Melhorias na página para evitar carrinho abandonado em e-commerce

Existem muitas abordagens que podem ser utilizadas para evitar o carrinho abandonado em e-commerce. Alguns deles envolvem a simplificação do processo de compra e opções de pagamento diversificadas. Outras melhorias também incluem:

  • Exibição clara de produtos;
  • Envio de lembretes sobre o carrinho;
  • Progresso do carrinho;
  • Segmentação de clientes.

A principal maneira de entender quais pontos devem focar em melhorias para evitar carrinho abandonado em e-commerce é através de uma análise de métricas para compreender o comportamento dos clientes em potencial.

4 dicas para recuperar o carrinho abandonado em e-commerce

Para recuperar o carrinho abandonado em e-commerce, é possível seguir algumas dicas. Dessa maneira, é mais fácil aumentar o volume de vendas e alcançar outros objetivos. Abaixo, reunimos as principais estratégias:

Personalização

A personalização é fundamental para que o cliente se sinta único e opte por comprar produtos ou serviços em sua loja ao invés da concorrência. Personalize mensagens com lembretes sobre o carrinho.

E-mails

O envio de e-mails personalizados para clientes que adicionaram itens no carrinho e desistiram da compra. Incentivos como brindes e frete grátis também são uma ótima opção para o aumento de vendas.

Produtos relacionados

Envie indicações de produtos relacionados aos usuários com carrinho abandonado. Algumas empresas, como a Amazon, utilizam essa abordagem para despertar o interesse dos clientes.

Acompanhamento de resultados

A mensuração de dados é fundamental para evitar carrinho abandonado em e-commerce. Existem algumas ferramentas disponibilizadas pelo Google como o Analytics e o Google Search Console para acompanhar resultados em tempo real.

Existem diversas abordagens eficazes para a recuperação do carrinho abandonado em e-commerce. Ao utilizar as ideias mencionadas aqui, não esqueça de estudar as plataformas e estratégias de marketing para avaliar suas métricas e saber onde modificar o seu negócio!