Preparando seu E-commerce para a Era do Voz Commerce

Sumário

Posts relacionados

Preparando seu E-commerce para a Era do Voz Commerce

Preparando seu E-commerce para a Era do Voz Commerce

O Voz Commerce é uma tendência importante no e-commerce, especialmente num momento em que a concorrência aposta na Inteligência Artificial. Essa prática encurta a jornada de compra do cliente, o qual realiza suas compras online com comandos mais rápidos do que o normal.

Se você abriu seu negócio agora ou deseja preparar seu e-commerce para se destacar da concorrência, pode investir nos assistentes virtuais como forma de otimizar as vendas. Mesmo que pareça ser um termo para o futuro do e-commerce, o Voz Commerce só vem crescendo desde a pandemia.

O que é o voz commerce?

Voz Commerce (ou voice commerce) é um estilo de compra em sites por meio da voz do cliente. Essa ação faz o consumidor se comunicar com assistentes virtuais, comprar qualquer produto ou serviço sem mesmo digitar uma palavra. Mas a tecnologia compreende também a pesquisa por itens dentro da loja.

O que é o voz commerce?
Fonte/Reprodução: original.

O uso mais comum do voz commerce para comprar online é através do Google Assistente, Siri e Alexa, três softwares bem conhecidos, facilmente instalados em um celular, computador ou outro dispositivo com acesso à internet. São recursos cada vez mais usados em praticamente todos os aparelhos pela casa.

Como funciona o voz commerce?

O voz commerce funciona de forma fácil, assim como em outras ferramentas atuais que seguem mecanismos de busca. Ou seja, o recurso de pesquisa por voz de uma empresa precisa estar integrado a uma Inteligência Artificial usada pelo consumidor. Quando ele gravar sua voz para buscar um produto, sua loja ou e-commerce aparecerá para ele.

Como funciona o voz commerce?
Fonte/Reprodução: original.

Quanto mais específica for a pesquisa, melhor será para o comércio. O usuário poderá dizer “roupa de academia no tamanho M” ou qualquer outra característica. Na tela, o buscador mostrará uma lista com as principais opções que batem com essa descrição. E ainda perguntará a forma de pagamento, tipo de frete, etc. Em resumo, o voz commerce funciona como uma troca de informações entre a pessoa e o assistente virtual.

Benefícios do voz commerce

Diante dessa tecnologia, você pode realmente esperar que haja benefícios dessa tecnologia para o seu comércio online. Tal como oferecer ao público a facilidade de pesquisar qualquer coisa dentro de um e-commerce sem precisar abrir um site específico. Listamos os principais:

Fazer buscas personalizadas

Hoje os consumidores acham mais fácil falar o que desejam em vez de digitar. Os mecanismos de busca do voz commerce conseguem captar melhor as expressões e características de um produto. Isso torna a busca mais certeira e traz mais satisfação para o cliente. 

Vender 24h por dia

Diferente das lojas físicas, um e-commerce com voz commerce tem maior visibilidade e não tem o seu funcionamento interrompido por conta de horários ou dias da semana, pois uma loja virtual ou site de e-commerce nunca fecha e pode realizar vendas por pesquisa de voz a qualquer momento.

Agilidade no atendimento e compra

Comprar online com voz commerce é tão fácil quanto rápido. Tanto que as informações do cliente e as respostas do assistente virtual acontecem de forma instantânea. Pode escolher as opções que deseja, pagar com segurança e agilidade no conforto de casa. Certamente, é uma ótima experiência de compra.

Como preparar a loja virtual para o voz commerce?

Seja qual for o tipo de e-commerce que você tem ou nicho de mercado, é possível se preparar para aplicar o voz commerce. Ele será uma das formas de comprar que o seu público optará, mas somente se o seu comércio estiver integrado a algum assistente virtual.

  1. Integrar aos assistentes virtuais

O primeiro passo é adaptar o seu site de e-commerce ao voz commerce. Mesmo que seus clientes façam uma pesquisa por voz em seus dispositivos e até encontrem a sua loja, se ela não estiver ligada às tecnologias de assistente virtual não conseguirão comprar seu produto.

  1. Educar seus clientes

Invista em anúncios diretos para informar seus clientes dessa nova tecnologia. Muitos poderão migrar de um e-commerce para outro só pelo fato do seu comércio eletrônico oferecer o voz commerce para pesquisar e comprar produtos sem digitar e num único lugar.

  1. Usar SEO para voz commerce

O SEO está em todas as ferramentas de busca e ajuda a posicionar no topo um e-commerce com voz commerce. Nesse sentido, impulsione seus sites ao criar conteúdos com palavras-chave contendo expressões mais buscadas pelo público. Além disso, é interessante trabalhar com o SEO para voz commerce com linguagem formal e uma página de perguntas e dúvidas comuns com as respostas.

  1. Usar filtros na descrição dos produtos

A descrição de produtos é parte essencial num e-commerce que atende por voz commerce. Isso porque o consumidor pode pesquisar um termo específico com a cor, tamanho, tipo e a finalidade de uso de um produto para ter a certeza de que é o que precisa. Portanto, faça uma boa e clara descrição.

Por fim, vale investir na divulgação da sua loja virtual ou site de e-commerce, mostrar ao público que você está atualizado e que deseja atender as necessidades de comprar online rapidamente. Agora, confira também outros textos do Jornal do Marketing para impulsionar suas vendas com as tendências do e-commerce.