Estar por dentro das tendências atuais em marketing digital tem se tornado cada vez mais importante para empresas que buscam consolidar sua presença online. O uso das estratégias certas garante um maior alcance e engajamento do público, que está sempre de olho nas novidades e nas empresas que se adaptam a elas.
Continue lendo para conhecer as tendências atuais em marketing digital, e identificar como elas podem alavancar o seu negócio!
Por que o marketing digital é tão importante?
O marketing digital possui grande importância, pois permite atingir um público mais amplo, o que é essencial para empresas de todos os tamanhos e segmentos, já que elas dependem da clientela para manter e crescer sua atuação no mercado. Através do marketing digital é possível gerar leads qualificados e aumentar as vendas, além de gerar autoridade para marca, que consolidam a relação com esse público alcançado.
No entanto, assim como em todas as áreas, o marketing digital também é repleto de tendências, que visam melhor a experiência do usuário e o senso de inclusão. Então, é importante se atualizar, para manter-se a frente da concorrência no mercado.
Tendências atuais em Marketing Digital
Além das tendências já consolidadas no mercado, podemos falar também de algumas tendências atuais em marketing digital, que podem ajudar a sua marca a atingir outro nível quando se trata de vendas. Conheça-as abaixo!
Social Selling
O Social Selling é uma das principais tendências atuais em marketing digital, que envolve o uso das redes sociais para se conectar aos clientes. Ele consiste em produzir conteúdo relevante e interagir com o público, a fim de construir relacionamentos duradouros, fortalecer a confiança para, assim, aumentar as vendas.
É bem comum ver empresas grandes como a Netflix mantendo esse tipo de estratégia e fortalecendo seu relacionamento com seus clientes.
Pesquisa por voz
É impossível falar das tendências atuais em marketing digital sem citar a pesquisa por voz. Com a popularização dos assistentes de voz, como Alexa e Siri, criou-se a necessidade de implementar essa tendência para atender as necessidades do público. No próprio Google, por exemplo, é possível realizar pesquisas com o comando de voz “OK Google”.
Essa é uma medida inclusiva, que possibilita que pessoas com deficiência, não alfabetizadas (sejam adultos ou crianças) ou provisoriamente incapacitadas de utilizar a digitação, realizem pesquisas facilmente através da voz. Para aplicar em sua estratégia de marketing, faça textos com perguntas e respostas simples e curtas, com palavras-chave longas e tenha uma conta no Google Meu Negócio.
Acessibilidade
Cada vez mais as empresas têm se preocupado com a acessibilidade, se esforçando para que o seu conteúdo seja acessível para todos. Isso inclui pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras, além de pessoas com idades diversas, analfabetas e outras questões impeditivas.
É uma das tendências atuais em marketing digital que envolve a criação de sites responsivos, legendas em vídeos, descrições de imagem e outras práticas que visam tornar o conteúdo mais inclusivo, como anteriormente citada pesquisa por voz.
Conversational Marketing
O Conversational Marketing baseia-se no uso de chatbots e assistentes virtuais, a fim de criar uma experiência personalizada e imediata para os usuários. É uma tendência que melhora a experiência do usuário, já que ele recebe suporte em tempo real, resolvendo seus problemas e dúvidas em poucos minutos.
O chatbot pode ser utilizado até mesmo no WhatsApp, por exemplo, e tem sido implementado no contato com o cliente por diversas empresas de pequeno, médio e até grande porte.
Comunicação Multicanal (Omnichannel)
Como última entre as tendências atuais em marketing digital, temos a comunicação multicanal. Ela consiste em integrar todos os canais de comunicação da empresa de forma consistente, o que permite uma experiência mais fluida na interação com a marca. A comunicação multicanal inclui:
- Sites;
- Mídias sociais;
- E-mail;
- Loja física.
Empresas grandes como o Magazine Luiza, AMARO e O Boticário, utilizam o omnichannel como parte de sua estratégia de marketing.
Como usar as tendências atuais em marketing digital?
Para aproveitar ao máximo as tendências atuais em marketing digital, é importante saber adaptá-las para a sua empresa e o seu público-alvo. Identifique o que é relevante para os objetivos que você pretende alcançar, e comece a desenvolver uma estratégia abrangente utilizando as ferramentas disponíveis.
Para estar sempre por dentro de novas tendências e inovações, procure também frequentar eventos focados em marketing e vendas. Entre eles podemos citar a RD Summit e o Digitalks Expo, que contam com palestrantes de peso, nacionais e internacionais.
O marketing digital está em constante evolução, e acompanhar suas tendências é essencial para se destacar em um mercado tão competitivo. Incluir as estratégias certas em seu negócio garante que sua empresa estará preparada para obter sucesso no ambiente digital, por isso, acompanhe o Jornal do Marketing para receber os melhores conteúdos!