Quais são as principais vantagens do marketing digital?
Quais são as principais vantagens do marketing digital

Quais são as principais vantagens do marketing digital?

Entender as vantagens do marketing digital é fundamental para ter certeza de que vale a pena investir na estratégia. Confira!

Existem diversas vantagens do marketing digital que pode desempenhar um papel fundamental para empresas e sites. No entanto, embora disponha de tantos benefícios, muitas pessoas ainda não entendem a importância do uso da internet para divulgar sua marca.

Para tirar suas dúvidas, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o tema e aqui, além de compreender as vantagens do marketing digital, você verá quais ferramentas pode utilizar para alcançar seu público-alvo online. Acompanhe!

O que é o marketing e quais suas funções?

O marketing digital é um conjunto de estratégias online utilizadas para ajudar no crescimento de uma marca ou empresas. Essa é uma técnica bastante utilizada por empresas de diversos portes, além de ser mais flexível e acessível que o marketing tradicional.

O que é o marketing e quais suas funções
Fonte/Reprodução: original

Além das vantagens do marketing digital, ele também dispõe de diversos meios de divulgação, bem como vários tipos de redes sociais e plataformas. Imagine que uma loja física percebeu que o marketing tradicional não está funcionando como o esperado. Nesse contexto, o empresário pode utilizar as técnicas do marketing digital que sejam melhores para a empresa.

Quais estratégias posso usar no marketing?

Além das vantagens do marketing digital, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para: aumentar vendas, gerar leads, obter mais seguidores, conseguir engajamento e muito mais. Porém, algumas delas incluem:

Essas são apenas algumas das estratégias mais utilizadas no marketing digital. No entanto, vale ressaltar que elas devem ser escolhidas e aplicadas de acordo com os objetivos específicos e o público-alvo.

10 vantagens do marketing digital

As vantagens do marketing digital são muitas para marcas e empresas que procuram pelo seu público-alvo na internet a fim de gerar mais vendas, fidelizar clientes ou alcançar outros objetivos.

1 – Fidelização de clientes

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a fidelização de clientes. Quanto mais próximo o relacionamento entre empresa e clientes, maiores são as chances do cliente escolher sua marca.

No entanto, os consumidores estão cada vez mais exigentes devido ao alto volume de concorrência. Nesse contexto, é necessário considerar o que diz o profissional de marketing Philip Kotler: “Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los”. 

2 – Segmentação direta

A segmentação direta é uma das maiores vantagens do marketing digital, pois permite que os usuários segmentem seu público com base nos interesses e comportamento online. Por exemplo, o Google Ads permite que o anunciante escolha os países que deseja que os anúncios sejam exibidos.

3 – Possibilidade de personalização

O marketing digital também possibilita que o empresário personalize e ofereça experiências diferentes para cada cliente. A Amazon, por exemplo, envia um e-mail com uma lista de produtos com base no que o usuário pesquisou no site anteriormente.

4 – Resultados a longo prazo

Uma das vantagens do marketing digital é o resultado a longo prazo, principalmente no que se diz respeito a criação de conteúdo e SEO. As técnicas de SEO permitem que o site ou blog permaneça nas primeiras páginas do Google por muito tempo.

5 – Análise de resultados

O marketing digital oferece algumas ferramentas para mensurar resultados. O Google Analytics, por exemplo, é um deles e permite que donos de sites e blogs tenham acesso ao tráfego para realizar ajustes nas estratégias que não estão dando certo. 

6 – Engajamento

Empresas de pequeno, médio e grande porte estão utilizando as redes sociais para alcançar seu público-alvo. Criando um bom conteúdo e utilizando as trends e memes ao seu favor, é possível conquistar um bom público na internet.

7 – Geração de leads

Algumas estratégias de marketing como o Inbound Marketing, por exemplo, são ótimas para gerar leads. Os leads são clientes em potencial que podem ser conquistados e fidelizados através de um meio de comunicação, como o e-mail marketing.

8 – Maior alcance de público

Atualmente, grande parte dos consumidores se encontram na internet e graças ao meio de comunicação, é possível alcançar um maior público. Afinal, o marketing digital possibilita que a marca alcance qualquer parte do mundo.

9 – Melhor custo-benefício

O marketing digital é mais acessível que o marketing tradicional, pois o empresário pode escolher o valor que vai investir em anúncios ou pode divulgar sua marca gratuitamente nas plataformas digitais.

10 – Melhor comunicação

A melhor comunicação é uma das vantagens do marketing digital, pois possibilita o envio de e-mails e mensagens instantâneas para os clientes. Assim, os clientes podem tirar dúvidas e fechar compras de modo mais rápido e mais facilitado.

Quais ferramentas de marketing digital usar?

Para gerar resultados satisfatórios, existem ferramentas que podem atender as diferentes necessidades de cada tipo de negócio e ajudar a alcançar qualquer objetivo.

Quais ferramentas de marketing digital usar
Fonte/Reprodução: original

Algumas delas incluem:

  • Semrush;
  • Hubspot;
  • MailChimp;
  • Google Ads;
  • Google Analytics;
  • Facebook Ads;
  • Pinterest Ads;
  • Canva.

A escolha das ferramentas depende da área de atuação da empresa, bem como quais são os objetivos principais. Ao utilizar as ferramentas e aplicar estratégias, não se esqueça de analisar os dados obtidos para ter uma melhor compreensão das técnicas que estão dando certo.