Quais são as principais vantagens do marketing digital?

Sumário

Posts relacionados

Quais são as principais vantagens do marketing digital

Quais são as principais vantagens do marketing digital?

Entender as vantagens do marketing digital é fundamental para ter certeza de que vale a pena investir na estratégia. Confira!

Existem diversas vantagens do marketing digital que pode desempenhar um papel fundamental para empresas e sites. No entanto, embora disponha de tantos benefícios, muitas pessoas ainda não entendem a importância do uso da internet para divulgar sua marca.

Para tirar suas dúvidas, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o tema e aqui, além de compreender as vantagens do marketing digital, você verá quais ferramentas pode utilizar para alcançar seu público-alvo online. Acompanhe!

O que é o marketing e quais suas funções?

O marketing digital é um conjunto de estratégias online utilizadas para ajudar no crescimento de uma marca ou empresas. Essa é uma técnica bastante utilizada por empresas de diversos portes, além de ser mais flexível e acessível que o marketing tradicional.

O que é o marketing e quais suas funções
Fonte/Reprodução: original

Além das vantagens do marketing digital, ele também dispõe de diversos meios de divulgação, bem como vários tipos de redes sociais e plataformas. Imagine que uma loja física percebeu que o marketing tradicional não está funcionando como o esperado. Nesse contexto, o empresário pode utilizar as técnicas do marketing digital que sejam melhores para a empresa.

Quais estratégias posso usar no marketing?

Além das vantagens do marketing digital, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para: aumentar vendas, gerar leads, obter mais seguidores, conseguir engajamento e muito mais. Porém, algumas delas incluem:

Essas são apenas algumas das estratégias mais utilizadas no marketing digital. No entanto, vale ressaltar que elas devem ser escolhidas e aplicadas de acordo com os objetivos específicos e o público-alvo.

10 vantagens do marketing digital

As vantagens do marketing digital são muitas para marcas e empresas que procuram pelo seu público-alvo na internet a fim de gerar mais vendas, fidelizar clientes ou alcançar outros objetivos.

1 – Fidelização de clientes

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a fidelização de clientes. Quanto mais próximo o relacionamento entre empresa e clientes, maiores são as chances do cliente escolher sua marca.

No entanto, os consumidores estão cada vez mais exigentes devido ao alto volume de concorrência. Nesse contexto, é necessário considerar o que diz o profissional de marketing Philip Kotler: “Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los”. 

2 – Segmentação direta

A segmentação direta é uma das maiores vantagens do marketing digital, pois permite que os usuários segmentem seu público com base nos interesses e comportamento online. Por exemplo, o Google Ads permite que o anunciante escolha os países que deseja que os anúncios sejam exibidos.

3 – Possibilidade de personalização

O marketing digital também possibilita que o empresário personalize e ofereça experiências diferentes para cada cliente. A Amazon, por exemplo, envia um e-mail com uma lista de produtos com base no que o usuário pesquisou no site anteriormente.

4 – Resultados a longo prazo

Uma das vantagens do marketing digital é o resultado a longo prazo, principalmente no que se diz respeito a criação de conteúdo e SEO. As técnicas de SEO permitem que o site ou blog permaneça nas primeiras páginas do Google por muito tempo.

5 – Análise de resultados

O marketing digital oferece algumas ferramentas para mensurar resultados. O Google Analytics, por exemplo, é um deles e permite que donos de sites e blogs tenham acesso ao tráfego para realizar ajustes nas estratégias que não estão dando certo. 

6 – Engajamento

Empresas de pequeno, médio e grande porte estão utilizando as redes sociais para alcançar seu público-alvo. Criando um bom conteúdo e utilizando as trends e memes ao seu favor, é possível conquistar um bom público na internet.

7 – Geração de leads

Algumas estratégias de marketing como o Inbound Marketing, por exemplo, são ótimas para gerar leads. Os leads são clientes em potencial que podem ser conquistados e fidelizados através de um meio de comunicação, como o e-mail marketing.

8 – Maior alcance de público

Atualmente, grande parte dos consumidores se encontram na internet e graças ao meio de comunicação, é possível alcançar um maior público. Afinal, o marketing digital possibilita que a marca alcance qualquer parte do mundo.

9 – Melhor custo-benefício

O marketing digital é mais acessível que o marketing tradicional, pois o empresário pode escolher o valor que vai investir em anúncios ou pode divulgar sua marca gratuitamente nas plataformas digitais.

10 – Melhor comunicação

A melhor comunicação é uma das vantagens do marketing digital, pois possibilita o envio de e-mails e mensagens instantâneas para os clientes. Assim, os clientes podem tirar dúvidas e fechar compras de modo mais rápido e mais facilitado.

Quais ferramentas de marketing digital usar?

Para gerar resultados satisfatórios, existem ferramentas que podem atender as diferentes necessidades de cada tipo de negócio e ajudar a alcançar qualquer objetivo.

Quais ferramentas de marketing digital usar
Fonte/Reprodução: original

Algumas delas incluem:

  • Semrush;
  • Hubspot;
  • MailChimp;
  • Google Ads;
  • Google Analytics;
  • Facebook Ads;
  • Pinterest Ads;
  • Canva.

A escolha das ferramentas depende da área de atuação da empresa, bem como quais são os objetivos principais. Ao utilizar as ferramentas e aplicar estratégias, não se esqueça de analisar os dados obtidos para ter uma melhor compreensão das técnicas que estão dando certo.