O valor da vida útil do cliente se trata de dos indicadores mais importantes num e-commerce, e você já deve ter visto no Jornal do Marketing que existe um conjunto chamado KPI (indicadores chave de performance). O CLV te ajuda a acompanhar dados sobre o que os clientes fazem no seu e-commerce e isso favorece as estratégias de marketing para vender mais.
De forma resumida, você consegue prever os rendimentos sobre cada cliente que entra e compra algo do seu comércio eletrônico. Você verá que o valor da vida útil do cliente compreende certo tempo em que ele se relaciona com uma empresa e dicas para que isso não acabe.
O que é o valor de vida útil do cliente (CLV)?
A sigla CLV representa o Customer Lifetime Value, que na tradução é o valor da vida útil do cliente. Essa é uma importante métrica de vendas que mostra ao empreendedor resultados sobre seus lucros após um consumidor passar seu tempo consumindo. Esse tempo diz sobre um período de relacionamento, quanto tempo o cliente conhece e confia na marca.
Assim, ele funciona como um cálculo sobre diversas atividades do e-commerce, como os custos de aquisição do cliente (CAC), quanto vendeu e quanto investiu em marketing, e outras despesas.
Qual a importância do valor de vida útil do cliente?
Calcular o valor da vida útil do cliente se mostra importante, pois te permite conhecer melhor seus clientes e fidelizá-los a sua marca. Assim como os demais KPIs, o CLV te dá ideia de quais estratégias usar para reter os clientes. O que é ótimo para o empreendedor usar anúncios e chamadas personalizadas.
Como resultado, você tem estratégias específicas para o público certo e não precisa ter gastos em estratégias que não funcionam. Você só confere seus lucros por cada pedido, transações e acompanha o ciclo de consumo.
Como calcular o valor de vida útil do cliente?
Existem fórmulas variadas para descobrir o valor da vida útil do cliente que servem para cada tipo de negócio online ou e-commerce. Uma das mais simples é achar o LTV (receitas por cliente num período, ou o ticket médio) e o multiplicar pela margem de lucro. De outro modo, há os cálculos com base na quantidade de transações e no ticket médio, para encontrar esse valor.
Como interpretar o valor de vida útil do cliente?
Quando um cliente se relaciona com um site, ele possui um valor ou um ciclo de vida dentro do e-commerce. Em outras palavras, interpretamos esse fator como uma chance de continuar investindo na estratégia de o manter no site.
Às vezes pode ser um gasto a mais conquistar novos clientes do que simplesmente manter os que já estão na casa. Ao obter do valor da vida útil do cliente, você visualiza o fluxo que existe em relação ao que gastou para conquistar e quanto de lucro esse cliente lhe rendeu.
8 dicas para aumentar o valor de vida útil do cliente
Ao saber o que é e como se calcula, um e-commerce tem dados importantes para manter o cliente comprando. Logo, abaixo, listamos 5 dicas diretas de como ampliar o valor da vida útil do cliente focadas em otimizar a experiência de compra e controlar os seus gastos:
- Fidelize seus clientes
A fidelização de clientes é uma etapa comum no tempo em que se relaciona com a marca, após comprar produtos satisfatórios. Ela ajuda a aprimorar o valor da vida útil do cliente e o fazer aplicar mais dinheiro no e-commerce. Além de ser uma estratégia mais barata do que investir na busca por novos clientes.
- Up sell
O Up Sell é quando você vende um produto de valor maior do que o cliente mostrou interesse. Pode ser um produto ou serviço com a qualidade “premium”, como uma forma de dizer que esse item é melhor e é mais vantajoso. Assim, o usuário compra mais e seu tempo de consumo aumenta.
- Cross Sell
Já o Cross Sell, é uma estratégia de venda de produtos complementares. São aqueles itens de uma mesma categoria de produto inicial que gera mais valor ao cliente. Tanto o up-selling quanto o cross-selling, são técnicas que aumentam o valor da vida útil do cliente no e-commerce.
- Otimize o pós-venda
Um e-commerce que precisa aumentar o CLV não pode esquecer do pós-venda. É um erro focar apenas na divulgação e venda de produto e serviço. Então, para aumentar o tempo de consumo e vender mais, peça para o cliente dizer o quanto gostou da compra, envie mensagens em datas especiais e ofereça promoções exclusivas.
- Faça remarketing
O remarketing é uma estratégia para recuperar clientes que tiveram interesse nos seus produtos, mas que por algum motivo desistiram de comprá-los. Para aumentar e trabalhar melhor o valor da vida útil do cliente, utilize o e-mail que a pessoa cadastrou e envie mensagens com anúncios diretos.
Se você deseja ter mais lucros, reveja suas estratégias e trabalhe em melhorias que facilitam o processo de compra e pós-venda, tal como aplicar a inteligência artificial no seu e-commerce. Agora que você entendeu melhor sobre o valor da vida útil do cliente, veja mais conteúdos sobre marketing digital e como melhorar a relação com o cliente no Jornal do Marketing.