Qualquer empresa que deseja se destacar das demais deve considerar os tipos de fidelização de clientes. Esse é um fator importante, independentemente do porte ou setor em que a empresa atua. Entender quais são os principais tipos de fidelização de clientes é indispensável para que a equipe da sua empresa entenda como agir em diferentes situações.
Dessa forma, visa-se garantir o reconhecimento de marca e aumento da lucratividade. Clientes fidelizados não apenas retornam, mas também indicam empresas para conhecidos. Atualmente, o maior divulgador de empresas, lojas e instituições são os próprios clientes.
O que é a fidelização de clientes?
Atualmente é possível contar com diferentes tipos de fidelização de clientes. A fidelização de clientes se trata de um processo de conquistar a sua lealdade, e deve ser iniciada desde o primeiro contato, antes mesmo da compra. Ao criar um atendimento personalizado para cada cliente, eles podem se sentir acolhidos e entender que a empresa se importa e pode solucionar um problema em específico.
Assim, aumentam a probabilidade de escolhas repetidas por uma marca em detrimento das demais. Hoje, o mercado conta com uma variedade de empresas que fornecem o mesmo tipo de serviços e produtos, mas ainda assim é possível conquistar clientes ao passo que se cria um programa de fidelização eficaz e consistente.
Por que fidelizar os clientes é tão importante?
Em um mercado competitivo atual, é crucial que as empresas fidelizem clientes. Ao construir uma base sólida, as empresas podem garantir o retorno de clientes, novos negócios e se beneficiar com a divulgação realizada pelos próprios.
Dessa maneira, as oportunidades de aumentar a reputação, credibilidade e vendas se tornam uma realidade cada vez mais próxima. Isso sem contar que clientes fidelizados se preocupam menos com valores e na maioria das vezes estão suscetíveis a comprar mais.
O investimento na fidelização de clientes é uma ação indispensável para a sustentabilidade e o crescimento do negócio, independentemente da área em que atua. Alguns dos maiores exemplos disso são empresas pequenas que conseguem se destacar em detrimento de grandes corporações.
Quais os tipos de fidelização de clientes mais efetivos?
Existem diferentes tipos de fidelização de clientes que podem contribuir diretamente para aumentar o número de vendas da empresa, obter mais lucratividade, fidelidade e reconhecimento de marca.
Atualmente, devido ao mercado altamente competitivo em diversas áreas, não se pode dispensar estratégias de marketing e de fidelização que podem ser eficientes para o seu negócio. Nesse contexto, considere os seguintes tipos de fidelização de clientes:
Por Comodidade
Com a crescente digitalização e facilidade de compra, os consumidores sempre buscam por comodidade. Alguns exemplos incluem lojas perto de casa, site acessível, valores justos e outros fatores. Ao investir em comodidade, pode identificar aumento de lucratividade a longo prazo.
Por Preço
Esse tipo de cliente normalmente não é influenciado por uma marca, e sim pelo valor dos serviços e produtos oferecidos no mercado. Se um cliente em potencial encontrar uma loja que vende o mesmo produto que o seu por um preço menor, ele vai optar pela concorrência.
Por Experiência
É comum que os clientes optem por empresas que oferecem o melhor atendimento. Nesse caso, o consumidor se torna fiel a sua marca por ter oferecido a melhor experiência de compra.
Fidelização “Real”
Esse tipo de cliente é aquele que escolherá a sua marca independentemente das circunstâncias. Nesse contexto, não importa as mudanças do mercado, preferência das pessoas ou tendências que surjam no decorrer do tempo, pois sua marca sempre será escolhida.
Plano de fidelidade
O plano de fidelidade é um dos tipos de fidelização de clientes mais utilizados por negócios de diversos segmentos. Normalmente, eles funcionam por meio de descontos personalizados, benefícios, facilidade de compra e vários outros.
Ao entender sobre os principais tipos de fidelização de clientes, poderá identificar diversos benefícios, como o aumento de lucros, divulgação boca a boca, facilidade para encontrar clientes e muito mais. Os principais tipos de fidelização de clientes compreendem oferecer uma boa experiência, comodidade e preços justos.