Crie um Programa de Fidelidade Eficaz para o seu E-commerce
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Crie um Programa de Fidelidade Eficaz para o seu E-commerce

Criar um programa de fidelidade é uma estratégia eficiente para qualquer marca ou empresa que deseja obter sucesso no aumento de vendas. Oferecer vantagens, recompensas e ofertas exclusivas ajudam as marcas a melhorar o relacionamento com clientes.

Não só isso, como também os programas de fidelidade agregam valor às compras dos consumidores. Afinal, assim que as marcas oferecem benefícios, conseguem mostrar a importância que elas dão para seus clientes.

Para que você entenda sobre o tema, o Jornal do Marketing reuniu neste artigo como tornar um programa de fidelidade eficaz para o seu e-commerce, assim como a relevância dessa estratégia e exemplos de como podemos aplicar no dia a dia. Confira!

O que é um programa de fidelidade?

Podemos definir o programa de fidelidade como uma técnica amplamente utilizada por empresas de variados portes, incluindo o e-commerce, para incentivar a fidelidade do consumidor. A ideia consiste em oferecer recompensas e benefícios exclusivos para clientes que realizam compras frequentemente no mesmo local.

O que é um programa de fidelidade?
Fonte/Reprodução: original.

O programa de fidelidade para e-commerce também pode ser baseado em critérios estabelecidos previamente. Um exemplo prático disso é um programa em que, a cada número de compras determinado, o consumidor recebe um produto extra, descontos na próxima compra, brindes ou quaisquer outros benefícios.

Para que seu negócio obtenha resultados eficazes, é necessário que ele seja relevante para seu público-alvo. Por este motivo, é fundamental entender as necessidades e preferências dos clientes para oferecer vantagens que os motivem a comprar em seu site frequentemente.

A importância de um programa de fidelidade para o e-commerce

Um programa de fidelidade eficaz é essencial para qualquer negócio no e-commerce. Seu objetivo principal é incentivar compras frequentes e estreitar as relações com os clientes. Nesse contexto, construir um programa bem estruturado pode elevar a retenção de clientes e, como consequência, aumentar o volume de vendas. Alguns benefícios exclusivos que pode oferecer incluem:

  • Brindes exclusivos;
  • Descontos;
  • Frete grátis;
  • Produtos extras.

Isso sem contar que um programa de fidelidade também pode atrair mais clientes. Isso ocorre pois, quando os consumidores percebem que podem obter vantagens ao comprar algo, eles se sentem motivados a frequentarem determinada loja.

Imagine que um cliente assíduo da loja ‘x’ sabe que o empreendimento oferece o produto que ele precisa. No entanto, ele percebeu que a loja não oferece benefícios para compradores habituais, e constatou que obteria mais vantagens na loja ‘y’, que oferece um bom programa para clientes fiéis. Por este motivo, o programa de fidelidade para e-commerce é fundamental para o crescimento do negócio.

Como aplicar um programa de fidelidade a um negócio online?

Para aplicar um programa de fidelidade a um negócio online de forma eficiente é crucial seguir algumas etapas. O primeiro passo é realizar o cadastro do cliente no momento da venda, para que possa acompanhar as suas compras futuras e recompensá-los de modo adequado.

Como aplicar um programa de fidelidade a um negócio online?
Fonte/Reprodução: original.

O próximo passo é determinar as normas do programa de fidelidade. Defina como os clientes podem ganhar recompensas como brindes ou frete gratuito, e não esqueça de se certificar que as regras são fáceis de entender.

Ao escolher a recompensa que será oferecida, é necessário considerar o valor que o cliente obterá com ela. Divulgue o programa em todos os canais disponíveis como Facebook,blogs, Pinterest, Instagram, WhatsApp e TikTok para informar quais são os benefícios e como participar.

7 exemplos de bons programas de fidelidade

Um bom programa de fidelidade para e-commerce pode ser o grande diferencial do seu negócio no mercado eletrônico! Além de reter clientes existentes, ele também pode atrair novos consumidores e auxiliar no aumento de receita – confira abaixo alguns exemplos:

Programa de parcerias

Essa estratégia consiste em realizar parcerias com outras empresas para oferecer benefícios exclusivos aos seus clientes. Para isso, é necessário escolher bem a empresa que fará parceria. Um exemplo de empresas que fazem parceria é a Samsung e a Microsoft.

Programa de pontos

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos programas de fidelidade mais conhecidos, não apenas no e-commerce, mas também no mercado físico. Nele, cada compra feita pelo cliente é convertido em pontos que podem ser trocados por um serviço ou produto.

Níveis de fidelidade

Nesse programa de fidelidade para e-commerce, os clientes mais fiéis são categorizados por níveis para obter benefícios com base no nível de fidelidade à marca. Quanto mais compras o consumidor realizar no site, mais vantagens ele terá.

Aniversário do cliente

Oferecer descontos exclusivos, brindes ou presentes para o cliente é uma maneira da marca mostrar que se importa e fidelizar o cliente. Esse é um programa de fidelidade para e-commerce bastante utilizado atualmente, e uma maneira de anunciá-lo é por meio do e-mail marketing. 

Programa de indicação

O programa de indicação é comumente utilizado atualmente e diversas empresas têm investido nesta opção. Crie um programa onde os seus clientes indicam amigos e ofereça recompensas por isso.

Programa de recompensas

O programa de recompensas também é muito popular entre as empresas que funcionam no mercado eletrônico. Nele, são oferecidas recompensas para clientes que atingem um determinado número de compras, com isso, esse tipo de programa de fidelidade para e-commerce motiva os clientes a comprar mais.

Programa de afiliados

O programa de afiliados é uma estratégia amplamente utilizada por empresas de grande porte, como a Amazon. A estratégia consiste em um programa onde uma pessoa se cadastra para divulgar produtos ou serviços e a cada venda feita por meio do seu link exclusivo, o afiliado ganha uma porcentagem referente ao valor da venda.

Essa estratégia tem sido utilizada há anos por empresas com o objetivo de aumentar as vendas e é uma maneira de incentivar as pessoas a divulgar sua marca, visto que elas obterão vantagens por meio dela.

Vantagens de um bom programa de fidelidade

Um bom programa de fidelidade para e-commerce pode resultar em inúmeras vantagens para o seu negócio. Isso porque um programa bem estruturado possibilita um maior controle financeiro, além de ser mais barato que o investimento em atrair clientes novos.

Ao investir em um bom programa para fidelizar clientes, você incentiva os clientes a comprar mais dos seus produtos ou pagar pelos seus serviços regularmente. Isso pode resultar no aumento da lucratividade da empresa e, consequentemente, na retenção de clientes que é muito importante para qualquer empreendimento.

Outra vantagem do programa de fidelidade para e-commerce eficaz é que ele contribui para um melhor relacionamento entre a empresa e público-alvo. Afinal, essa é uma maneira de demonstrar que valoriza os clientes e que se importa com a experiência deles ao comprar em sua loja.

Esse fator também constrói uma relação de fidelidade e confiança, que pode fazer com que seus clientes recomendem seus serviços ou produtos para os amigos. No mercado atual, um dos meios de divulgação mais poderosos são as divulgações dos próprios clientes. Isso é o que afirma o magnata e empresário Mark Zuckerberg, que diz o seguinte:

Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais a decisão de compra que a recomendação de um amigo confiável”.

Ao implementar estratégias para incentivar a repetição de compras, é necessário um bom planejamento e considerar as vantagens mais relevantes para o seu público-alvo. Com estratégias assertivas, é possível ofertar os benefícios conforme o perfil e preferência de cada cliente. Para isso, invista em um excelente programa de fidelidade e desfrute de todos os seus benefícios!