Conquistando Sucesso na Hotmart: Um Guia Passo a Passo para Criar, Promover e Lucrar com Produtos Digitais

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Conquistando Sucesso na Hotmart Um Guia Passo a Passo para Criar, Promover e Lucrar com Produtos Digitais

Conquistando Sucesso na Hotmart: Um Guia Passo a Passo para Criar, Promover e Lucrar com Produtos Digitais

Aprenda o segredo do sucesso na Hotmart! Dicas de como vender melhor, como monitorar o desempenho dos afiliados e outros conhecimentos fundamentais!

A Hotmart é uma plataforma criada por brasileiros e se tornou uma referência no ensino e na venda de infoprodutos à distância e conta hoje com mais de 80 cursos, com centenas de horas de conteúdo gravadas para ensinar brasileiros e pessoas do mundo inteiro. A Hotmart é a maior plataforma de ensino de toda a América Latina e nada se compara ao seu sucesso quando o assunto é cursos à distância. 

Ao longo da pandemia, esse tipo de ensino se tornou uma necessidade no mundo todo, e passou a ser adotado por diversos estudantes. Com o tempo, a Hotmart abriu suas portas para outros conteúdos digitais, e hoje é conhecida como uma plataforma de conteúdo digital com diversas opções. 

O que é a Hotmart e como funciona

‌A Hotmart é uma plataforma de distribuição e comercialização de conteúdo digital, onde os afiliados tem a grande vantagem de estar em uma rede que gerencia todo o tipo de transação. Desde o pagamento, hospedagem e interface dedicada a entender do que o conteúdo digital se trata. 

Embora seja muito conhecida por ser uma plataforma de ensino à distância, na verdade, a rede tem diversos tipos de conteúdos digitais, o que se tornou seu foco. Por isso é tão interessante conseguir sucesso na Hotmart, afinal, na plataforma é possível vender: 

  • Ebooks;
  • Cursos;
  • Aulas avulsas;
  • Áudio-books;
  • Podcasts;
  • Assinaturas;
  • Softwares. 

Tudo isso pode ser vendido e comercializado pela Hotmart, que oferece não só uma plataforma onde é possível negociar esses serviços ou infoprodutos, mas também há todo o suporte tecnológico para você receber seus pagamentos e os clientes conseguirem realizar as transações. 

História e propósito da Hotmart

O sucesso da Hotmart só foi possível graças aos esforços de João Pedro Resende e Mateus Bicalho. Os dois empresários brasileiros criaram a plataforma em 2011 e até o dia de hoje já conseguiram empregar mais de 90 mil empreendedores que vendem os seus infoprodutos na plataforma e utilizam todos os serviços disponíveis. 

História e propósito da Hotmart
Fonte/Reprodução: original

João Pedro Resende, um dos criadores da Hotmart, foi durante toda a sua infância e adolescência um gamer. Apaixonado por jogos, inclusive desenvolveu os seus próprios games de RPG. Como sempre estava envolvido no mundo “nerd”, João optou pela faculdade de Ciência da Computação na PUC-MG. 

Foi na faculdade e na mesma sala que João Pedro conheceu Matheus Bicalho, que futuramente se tornaria seu sócio e, então, fundaram juntos a Hotmart. No estágio, Matheus descobriu a beleza do empreendedorismo e como era belíssimo poder investir em ideias. 

Os dois amigos criaram uma empresa chamada MobWorks, que infelizmente não deu certo devido às limitações tecnológicas da época. A MobWorks teve como foco o público que utilizava aplicativos de smartphones, o que na época, 2004, não era tão famoso quanto é hoje, o que explica a dificuldade da empresa fazer sucesso quando foi lançada. 

Após o fechamento da MobWorks, Pedro e Matheus seguiram caminhos diferentes, mas mantiveram a amizade e companheirismo, inclusive com uma comunicação constante. Um dia, João Pedro criou um infoproduto, um e-book, porém, ainda havia um grande problema: onde e como comercializá-lo? 

João Pedro então percebeu que essa necessidade existia no mercado e decidiu informar Matheus sobre esse problema. Afinal, se João estava com essa necessidade, o mercado provavelmente compartilhava da mesma dor. Eis aí uma oportunidade de onde nasceu a Hotmart. 

A primeira versão da plataforma era só uma página em branco com algumas informações sobre como funcionaria a tecnologia e os benefícios oferecidos para os produtores. Depois de um ano e meio, de extenso trabalho e dedicação, João e Matheus criaram uma versão alpha da Hotmart, focada em vendedores de ebooks, revendedores e até mesmo um canal dedicado à promoção desses itens digitais. 

Passados sete anos após esse grande sucesso, a Hotmart já havia atingido um ponto de virada. Trabalham cerca de 300 colaboradores espalhados em 4 escritórios no Brasil e no mundo, a maior plataforma de afiliados de toda a América Latina, e entre as maiores do mundo na categoria. 

Como funciona a plataforma para produtores

Para conseguir seu sucesso na Hotmart, o primeiro passo é cadastrar seu infoproduto na plataforma. Todo o cadastro é fácil, e tudo o que você precisa é ter muito bem direcionado o produto que quer oferecer para o público e criar a sua conta. 

Veja logo a seguir o passo a passo de como conseguir cadastrar um infoproduto na plataforma, o que deve ser levado em conta, quais os passos necessários, o que deve ser monitorado, cuidados a seguir e muito mais. Aprenda a ter sucesso na Hotmart com nosso tutorial e veja as oportunidades de ganho e empreendimento. 

Se cadastrando na plataforma

O primeiro passo para conseguir vender na Hotmart é se cadastrar no site. O cadastro é simples e pode ser realizado apenas com seu e-mail, login e senha. Para se cadastrar você precisa acessar o site da Hotmart aqui e clicar em Cadastre-se, no botão no topo da página à direita ao lado de Entrar. 

Se cadastrando na plataforma
Fonte/Reprodução: original

Após clicar no botão que mencionamos, um pequeno formulário irá se abrir para ser preenchido. Neste formulário, basta inserir as informações solicitadas como seu nome e endereço de e-mail válido. Coloque ambos para estar cadastrado na plataforma e com isso começar as suas vendas! 

Anexando as características do seu infoproduto

Após terminar de se cadastrar, é necessário colocar as informações do seu infoproduto. Essas informações são fundamentais para conseguir começar a vender com mais eficiência em seu espaço virtual e para aproveitar todas as funções da Hotmart. Para pontuar os dados do seu infoproduto, comece com a montagem seu perfil. 

Anexando as características do seu infoproduto
Fonte/Reprodução: original

Essas características servem para formar o seu perfil enquanto vendedor, que auxiliarão na hora de vender o seu produto no site. Com base nessas informações, todo o resto das suas ações dentro do site serão facilitadas de acordo com o seu perfil, aquilo que você mais precisa, necessidades ou até mesmo deficiências. 

Administrando seu perfil na Hotmart

Para terminar e estar próximo para o sucesso na Hotmart, termine de administrar o seu perfil. Coloque todas as informações necessárias, o que você  vende – os diversos infoprodutos – e tudo o mais que deseja para colocar o seu perfil para funcionar e vender na plataforma com uma interface intuitiva.

Administrando seu perfil na Hotmart
Fonte/Reprodução: original

Aqui você pode selecionar o que quer vender, como quer vender, administrar sua conta, os detalhes sobre o pagamento, os tipos de serviço disponibilizados e muito mais! Tudo isso é possível realizar apenas administrando o seu perfil, ao colocar as informações necessárias e tudo o mais essencial para o trabalho. 

Cursos para fazer sucesso na Hotmart

Além de todas as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, você ainda pode comprar cursos extras que auxiliam os vendedores a conquistarem o sucesso na Hotmart! Esses cursos mostram um passo a passo incrível de como prosperar na rede, conseguir as melhores oportunidades e alavancar suas vendas.

Cursos para fazer sucesso na Hotmart
Fonte/Reprodução: original

São 4 planos de domínio com conhecimentos gradativos a respeito da plataforma Hotmart e de como a rede funciona. Com esses 4 planos, você obtém um conhecimento completo a respeito de todo o serviço e das possibilidades oferecidas na plataforma.

Como funciona a plataforma para afiliados

O mercado de afiliados na Hotmart é um dos que mais cresce em todo o Brasil, e também um dos que mais geram oportunidades de negócio e de renda extra. Um fator interessante sobre esse tipo de serviço é que o próprio afiliado não precisa criar nenhum infoproduto para ganhar dinheiro com a afiliação.

Como o nome deixa claro, neste método de gerar renda extra, o afiliado em questão só precisa estar associado de alguma maneira ao infoproduto e comprovar que os novos compradores chegaram por sua indicação. O afiliado só vende, enquanto o produtor deve produzir. 

O cadastro como afiliado é gratuito, e uma vez cadastrado na plataforma basta escolher um dos infoprodutos para servir como meio para os compradores conhecê-los e efetivarem sua compra. Para conseguir se cadastrar como afiliado, lembrando que o processo é gratuito, basta acessar o menu lateral superior e clicar em “Produtos”. 

Como funciona a plataforma para afiliados
Fonte/Reprodução: original

Após clicar em produtos é necessário clicar em ferramentas e escolher a opção “Programa de Afiliados”. Com essa nova opção selecionada uma nova gama de possibilidades irá ser criada onde você pode aplicar seu novo cargo de afiliado. Aproveite essa nova funcionalidade para conseguir vender sem criar. 

Criando sua conta e navegando pela plataforma

Vimos como criar a sua conta e aqui também é necessário saber mais sobre como conseguir navegar na plataforma. Lembre-se que esta é uma plataforma muito vasta, portanto o sucesso na Hotmart depende de você conhecer todas as funções da rede e conseguir utilizar tudo o que o site tem para oferecer. 

Criando sua conta e navegando pela plataforma
Fonte/Reprodução: original

Aqui você pode verificar seu saldo, reembolsos, estratégias, afiliados e muito mais. Esta é uma página muito importante onde você pode gerenciar todas as informações a respeito dos seus ganhos diretamente na plataforma.

Planejando seu produto digital

Para conseguir emplacar o seu infoproduto, é necessário ter um planejamento adequado que leve inúmeras informações, dados e detalhes para atingir com maior eficiência as suas vendas. Um infoproduto precisa ter todas as suas características, ou ao menos as principais, pensadas para ser um produto digital de qualidade. 

Veja a seguir algumas dicas mais do que úteis para você que sonha em fazer sucesso na Hotmart. Cada um dos passos expostos deve ser seguido para que seu produto tenha mais notoriedade e consiga atingir seu público-alvo e todas as metas estipuladas para suas vendas. 

Identificando seu nicho e público-alvo

O primeiro passo para fazer sucesso com a plataforma é entender quem é o seu público-alvo e como alcançá-lo. Chamamos de público-alvo aquele cliente que deve, acima de tudo, ser priorizado pelo negócio. Estes consumidores se interessam pelo infoproduto, portanto o compram com mais facilidade e geram mais renda. 

É claro que quanto mais abrangente for o seu infoproduto, mais interessante é para as vendas. Porém, é comum que produtos com alta abrangência percam o apelo destinado a uma fatia do mercado específica. Tudo isso deve ser considerado pelo seu curso ou material antes do mesmo ser lançado e colocado para funcionar. 

Tipos de produtos digitais (e-books, cursos, etc.)

Como comentamos acima, os produtos vendidos na Hotmart são bastante variados. Cada um deles significa um modelo de negócios diferente, com certas características que se tornam preponderantes na hora de negociar e formular uma estratégia de venda eficaz na Hotmart. Entre os principais tipos estão: 

  • E-books: Livros digitais, em especial aqueles voltados à formação profissional, prática, técnica e operacional para o seu dia a dia ou mesmo seu trabalho; 
  • Cursos: Aulas destinadas ao ensinamento de determinada disciplina, aulas sobre modelos de negócios, de natureza pós ou pré acadêmica, ou aulas úteis e minicursos; 
  • Softwares: Programas, aplicativos e outros tipos de mecanismos que podem alterar o modo como seu sistema operacional funciona; 
  • Clubes de assinatura: Clubes por assinatura servem para facilitar a vida do consumidor que paga um valor tabelado mensalmente para ter acesso a uma série de infoprodutos. 

Todos esses serviços podem ser oferecidos na Hotmart. Lembre-se que na plataforma você não tem apenas uma vitrine online que oferece todos esses produtos, há também uma rede onde você recebe os seus honorários pelo serviço disponibilizado, segurança no pagamento e até mesmo canais de marketing! 

Estruturando e organizando seu conteúdo

Para te‌r mais sucesso na Hotmart é necessário montar uma estratégia sólida que leva em conta os principais pontos do marketing. Este tipo de sucesso é que garantirá para o seu infoproduto o sucesso entre os consumidores que você almeja. Organizar e estruturar o conteúdo é fundamental para que esta estratégia dê certo.

Monte o seu produto com as características de momento do mercado, como os consumidores agem, o que consomem, como gostam de consumir e receber o produto em questão e tudo mais. Tudo isso deve ser organizado para que o sucesso na Hotmart seja muito mais garantido. 

Outro fator determinante para que seu infoproduto venha com maiores chances de sucesso é entender quais são as dores e necessidades do público e criar algo que mira exatamente nesse tipo de problema que o público quer solucionado com urgência. Lembre-se que este era um ponto crucial na concepção da própria Hotmart, o que só prova a importância desse levar este fator em conta.  

Criando seu produto digital

‌Criar o seu produto digital é uma grande fonte de sucesso na Hotmart. É claro que esta não é uma prática simples, no entanto, é sem dúvidas uma maneira vantajosa e inteligente de conseguir se diferenciar dos concorrentes e por fim conseguir emplacar um conteúdo de sucesso. É trabalhoso, mas muito recompensador. 

Abaixo você encontra algumas dicas e etapas da produção de conteúdo digital que farão toda a diferença para seu sucesso na plataforma. Tudo isso irá impactar a forma como seu produto é encarado pelos seus consumidores, o que agrega em valor e muitos outros aspectos do seu infoproduto. 

Produzindo conteúdo de qualidade

Um aspecto que precisa ser levado sempre em conta é produzir um conteúdo de qualidade. Independente da situação, um conteúdo e infoproduto devem ser de qualidade e oferecer o que há de melhor para o seu público. Tenha um zelo e capricho pelo seu infoproduto e entregue para seus clientes o que há de melhor. 

Tudo isso é fundamental para que o seu serviço seja reconhecido pelos clientes como um serviço de qualidade, produtos que fazem sentido serem comprados e muito mais outros benefícios que serão colhidos do mercado. Ao criar um produto na Hotmart, tenha certeza de oferecer algo de imensa qualidade.                                                                             

Design e apresentação do seu produto

A cara do produto é fundamental para que seu infoproduto pareça muito mais tentador para seu público. O design é fundamental, a apresentação do produto e informações a respeito do seu próprio funcionamento trazem muito mais qualidade, dinamismo e até mesmo mais camadas para seu material. Veja a seguir ideias úteis! 

  • Design minimalista: adequado para produtos que são muito mais simples e cuja ideia é passar um pouco desta objetividade para seus consumidores; 
  • Design chamativo: funciona especialmente para serviços que tem como foco a promoção visual e o seu apelo – como produtos voltados ao comércio, beleza ou mesmo público infantil; 
  • Design limpo e clean: fundamental para softwares e outros infoprodutos dedicados a um público que quer ter seu problema resolvido sem maiores impedimentos. 

Essas são apenas algumas ideias interessantes sobre como pode ser o design do seu infoproduto, o que irá garantir mais resultados e sucesso. Pense no seu produto digital, e veja qual tipo de design faz mais sentido e mais casa com o seu modelo.

Configurando seu produto na Hotmart

‌Após ter em mente qual será o seu infoproduto, é preciso configurá-lo para ser vendido na plataforma. Esta configuração é fundamental para que seu produto esteja pronto para ser vendido, com todas suas características destacadas fundamentais para seu uso. 

Essa etapa da configuração, como mencionamos, é fundamental para seu negócio. Com esse tipo de serviço você deixa seu infoproduto pronto para ser utilizado pelos seus clientes.Veja abaixo o passo a passo. 

Como adicionar seu produto à plataforma

Para conseguir adicionar um produto à Hotmart, é necessário acessar a empresa e então acessar o mesmo menu do canto superior direito que já mencionamos. Neste menu há a opção de criar os seus produtos, mas há também uma maneira de integrar e anexar outros na plataforma como pode ver abaixo. 

Como adicionar seu produto à plataforma
Fonte/Reprodução: original

Para adicionar um produto, clique no botão “Criar produto” no centro da página. Ao clicar no botão, você poderá adicionar um novo produto para o catálogo de infoprodutos oferecidos na plataforma. Na aba que irá se abrir, escolha qual a categoria da qual seu produto digital faz parte para prosseguir. 

Como adicionar seu produto plataforma
Fonte/Reprodução: original

Após isso, basta colocar as informações a seu respeito, como do que se trata um curso, um software, um serviço online, entre outras categorias acima que mostram os tipos de infoprodutos que a plataforma suporta. Esse processo é essencial para que seu material esteja cadastrado e em funcionamento na plataforma. 

Definindo preço e comissões

A precificação é essencial para que seu produto seja rentável e enfim você consiga mais lucro com sua venda de infoprodutos na plataforma. Após cadastrar seu serviço digital na categoria correta, uma nova página onde você irá colocar o preço que considera cobrar pelo produto se abrirá. Veja a seguir como funciona. 

Definindo preço e comissões
Fonte/Reprodução: original

No print você pode definir a moeda, a forma de pagamento e por fim o preço do produto. Outro ponto importante é configurar a página de checkout, se haverá a função “carrinho” ou não, como funcionará a recuperação de uma venda, conversão de moedas internacionais e tudo mais.

Definindo preço comissões
Fonte/Reprodução: original

Estas são informações fundamentais sobre como irá funcionar a cobrança pelos seus infoprodutos e como você irá receber pela venda desses serviços na plataforma. Portanto, preste bastante atenção nesta etapa do processo para que seu sucesso na Hotmart não seja impactado negativamente por essas informações. 

Estratégias de marketing e divulgação

‌É impossível falar sobre vendas de infoprodutos e sucesso na Hotmart sem mencionar a importância de ter estratégias de marketing de qualidade e meios para a divulgação práticos e eficientes para levar o seu produto para outras parcelas do mercado. Este tipo de divulgação é essencial para trazer mais vendas. 

O marketing digital é um dos seus melhores amigos nessa empreitada e sem dúvidas irá auxiliar o seu negócio a atingir mais vendas, mais clientes e conseguir melhores oportunidades de negócio. Marque cada uma das ferramentas que disponibilizamos abaixo, assim como dicas e estratégias de sucesso. 

Identificando seu público-alvo e persona

O público-alvo é fundamental para que o marketing de seus infoprodutos na Hotmart funcione. Como já explicamos, o público-alvo é o público que será priorizado pela empresa por conta das qualidades e praticidades que oferecem para a venda. Porém, outros conceitos são essenciais como o de persona. 

A persona é a identificação pessoal do seu cliente. Ou seja, como ele agiria idealmente com nome, hábitos, faixa etária e tudo mais para estes consumidores. Por meio deste conceito, é muito mais fácil conseguir identificar como lidar com esse público, o que gosta e como irá comprar em sua empresa. 

10 Canais de divulgação e promoção

Com alguns canais, seu sucesso na Hotmart terá ainda mais chances de dar certo e consolida o seu nome como um produtor de conteúdo e infoprodutos de qualidade na plataforma Hotmart. Confira os 10 melhores: 

  • YouTube: O YouTube é um canal de divulgação em vídeo muito útil para passar informações detalhadas e mais profundas sobre seus produtos; 
  • Redes Sociais: Canal interessante se o objetivo da divulgação é tirar dúvidas em tempo real, conversar com o público, promover um ambiente de conversa, entre outros; 
  • Anúncios: Google Ads e Facebook Ads são algumas das principais ferramentas e canais para que seu infoproduto dispare; 
  • Parcerias: Parcerias não são exatamente um canal de divulgação, mas uma forma de marketing muito útil entre outras plataformas ou mesmo influenciadores; 
  • Anúncios tradicionais: Anúncios em meios como rádio, televisão e jornais também continuam úteis para seu infoproduto;
  • E-Mails: E-mail marketing é um canal tradicional e bastante útil para passar as mais diversas informações sobre seus infoprodutos; 
  • Telefone: Embora esteja em desuso, os telefones também podem ser utilizados para entrar em contato com seus consumidores; 
  • Blog: O marketing de conteúdo se consolida cada vez mais como uma técnica interessante e muito útil para conseguir se conectar com o público. 

Tudo isso são formas interessantes de divulgar seu infoproduto e com isso obter as mais diversas recompensas que irão facilitar o seu sucesso na Hotmart! Vale a pena investir em cada um desses canais, ou mesmo em todos, para conseguir mais e mais vendas em sua plataforma e infoprodutos. 

4 Técnicas de marketing de conteúdo e SEO

O SEO – Search Engine Optimization -, Otimização de Mecanismos de Buscas, está entre uma das técnicas mais importantes para serem utilizadas em seu site e em qualquer página na internet. Confira 4 dicas primordiais de SEO para que você possa conseguir mais vendas:

  • Indexação: Ao criar sua página de apresentação na Hotmart, utilize palavras que favoreçam a indexação desses mecanismos, escreva bem e em bom português com assuntos relevantes para o assunto do infoproduto; 
  • Guests Posts: Ter parcerias é essencial e já vimos isso com os afiliados. Porém, para vender eles também são interessantes, afinal, você tem uma nova oportunidade de mostrar sua página para um novo público; 
  • Marketing de conteúdo: Crie um marketing de conteúdo para gerar backlinks e até mesmo guest posts, que serão essenciais para seu SEO; 
  • Uso de palavras-chave: A palavra-chave é uma palavra que diz respeito ao núcleo, ao assunto principal do seu infoproduto. Geralmente é esta palavra que será pesquisada por um usuário no Google, por exemplo, que redireciona o cliente para sua página. Faça uma boa curadoria e aplique as palavras-chave corretas para seu conteúdo. 

Tudo isso irá trazer mais e mais camadas que irão promover ainda mais as vendas dos seus infoprodutos. Esse SEO é fundamental para que os clientes encontrem o seu conteúdo disponível na Hotmart em pesquisas simples e rápidas no Google, e com isso consigam ter acesso ao seu perfil. 

Atraindo e gerenciando afiliados

Os afiliados irão vender o seu infoproduto em seus canais em troca de pequenas comissões. E claro que esses afiliados podem ser divididos por qualidade ou até mesmo pelo grau de interesse que representam à sua empresa e também para o seu próprio público. Veja a seguir como atraí-los e gerenciar. 

  • Invista na divulgação do seu produto; 
  • Libere comissões interessantes;
  • Seja claro e limpo sobre as parcerias; 
  • Crie grupos especializados em parcerias com sua empresa;
  • Invista em marketing digital e páginas onde os afiliados podem apresentar seus produtos. 

Com essas pequenas dicas você poderá facilmente conseguir criar uma cultura de afiliados, atrair e gerenciar os melhores e que mais se destacam em todo o mercado. Afiliados são praticamente porta vozes de sua empresa e poderão auxiliar e muito em todas as suas vendas. 

Dicas de comunicação e relacionamento com afiliados

É preciso se comunicar constantemente com os seus afiliados para haver um sucesso na Hotmart mais confiável. E há diversas formas para isso! Grupos no Telegram, que guardam em sigilo o número de todos os envolvidos são uma das formas mais práticas. Além deles, também é comum que empresas utilizem listas de e-mails. 

Se for um time de afiliados mais próximos, também é possível criar grupos mais íntimos para funcionar de maneira mais cooperativa e colaborativa,o que estreita a relação entre vendedores e afiliados. É necessário sempre manter a ética e ser muito claro a respeito desta relação com esses colaboradores. 

10 sugestões para monitorar e gerenciar a performance dos afiliados

Os afiliados, como dito, podem ser analisados e ter o seu desempenho contado e comparados entre si. Esse controle é o que irá garantir para sua empresa estudar cada um dos afiliados e assim entender como trabalham, quais as metas atingidas e que tipo de retorno trazem para a Hotmart. Veja 10 sugestões de ferramentas para monitorá-los! 

  • Dotcom-Monitor;
  • LoadView;
  • Campanha Ativa;
  • Podia;
  • Iconoquadrado;
  • ConverKit;
  • Elementor;
  • Semrush;
  • TubeBuddy;
  • Afiliato. 

Boa parte dessas ferramentas está apenas no idioma em inglês e também são pagas. No entanto, também oferecem oportunidades de monitoramento que são fundamentais se você deseja ter afiliados que tenham cada vez mais conhecimento e desempenho. Utilize-as para monitorar e gerenciar esses contatos. 

Acompanhando e otimizando suas vendas – Hotmart Analytics

Após colocar seus infoprodutos para vender na Hotmart é necessário acompanhar de perto as saídas e entradas e com isso ter ideia sobre as suas vendas. A melhor forma de conseguir visualizar o desempenho dos seus produtos digitais é por meio da Hotmart Analytics, a ferramenta oferecida pela própria Hotmart.

Para ter seu sucesso na Hotmart garantido, o Analytics é fundamental. Este tipo de ferramenta oferece uma perspectiva ampla sobre como andam os negócios e as vendas dentro da plataforma. Nesta ferramenta você verifica compras canceladas, boletos gerados, compras no cartão, tráfego, entre outros dados super interessantes. 

Testes A/B e estratégias para aumentar a conversão

Uma das formas mais eficientes de conseguir identificar melhorias nas vendas dos seus produtos é utilizar testes A/B. Esses testes são super simples, onde apenas uma característica do seu produto é modificada e então comparada com o modelo original ou alternativo, e assim uma média sobre qual versão tem mais desempenho é evidenciada. 

Esses testes funcionam com praticamente qualquer tipo de produto digital, por isso são tão utilizados e devem servir como base para inúmeros tipos de estratégias. Não deixe de apostar neste tipo de visualização. 

Suporte ao cliente e pós-venda da Hotmart

‌Muitas empresas se destacam no pós-venda, e para você conseguir sucesso na Hotmart, o pós-venda e o suporte oferecido ao cliente é fundamental. Esse tipo de serviço pode estar presente em qualquer versão dos seus infoprodutos, fundamental para você conseguir passar para o público zelo e capricho. 

Descontos, um suporte em forma de tutorial, um guia detalhado de como utilizar os infoprodutos e outras formas de manter os clientes engajados são fundamentais para você conseguir manter os clientes interessados em seus produtos Hotmart e com isso gerar mais atenção sobre o profissionalismo da sua empresa. 

Lidando com dúvidas, problemas e reembolsos

O tato para lidar com dúvidas, problemas nas compras e eventuais reembolsos é fundamental para qualquer empresa. Essas situações inconvenientes infelizmente acontecem e parte da empresa consegue ou não resolvê-los de maneira eficiente. 

Invista em um canal com profissionais competentes que irão cuidar desses detalhes e que darão aos clientes todo o suporte necessário para se sentirem atendidos e, ao mesmo tempo, oferecer a atenção necessária. Não deixe de investir nesse assunto para fortalecer os laços entre consumidores e empresas. 

10 dicas de como construir uma base de clientes fiéis

Você quer fidelizar mais clientes para que o sucesso na Hotmart seja certo e eficiente? Com 10 dicas a seguir você terá clientes fidelizados, fiéis e que vão preferir comprar com sua empresa do que com outras concorrentes no mercado. Veja como construir essa base de consumidores. 

  • Faça um pós-venda atencioso;
  • Solicite feedbacks;
  • Mantenha contato com e-mail marketing e canais de divulgação;
  • Ofereça outras soluções; 
  • Ofereça descontos e promoções; 
  • Mantenha um atendimento personalizado;
  • Conte com profissionais treinados; 
  • Invista no Perfil de Cliente Ideal; 
  • Construa um programa de fidelização;
  • Mantenha seu catálogo atualizado. 

Com tudo isso, certamente você só terá a aproveitar ainda mais o sucesso na Hotmart, com um público fidelizado e que irá trazer para sua empresa mais resultados a curto, médio e longo prazo. Invista nesses consumidores e verá como seu desempenho na plataforma irá aumentar. 

Recapitulação das etapas e estratégias apresentadas

Ficou com medo de perder alguma coisa? Fique tranquilo, vamos recapitular todos os pontos necessários para que você consiga se cadastrar, acessar, utilizar, criar e por fim até mesmo fazer sucesso na Hotmart, esta plataforma de compra e vendas de cursos, ebooks, infoprodutos e muito mais que a tecnologia oferece! 

  • Se cadastre na plataforma com login e senha; 
  • Decida que tipo de produto quer criar;
  • Como irá vendê-lo;
  • Analise o público-alvo;
  • Estude o mercado;
  • Crie uma estratégia fundamental de venda;
  • Crie canais para divulgação;
  • Forme um time de colaboradores e afiliados;
  • Analise as vendas e o desempenho dos afiliados. 

Com o nível correto de organização, atingir o sucesso na Hotmart será apenas uma questão de tempo! Analise cada passo das suas atitudes e com isso consiga o que almeja dentro da plataforma. Venda com mais qualidade, volume e rentabilidade com todos os recursos oferecidos pela plataforma. 

A importância de persistência e melhoria contínua

Não esmoreça caso imagine que seu crescimento está lento. Esta é uma percepção comum, mas é natural que grandes empreendedores e empresas de sucesso não desistam mesmo entre as maiores crises. Tenha uma postura forte, firme e cuja filosofia seja acima de tudo prestar um bom serviço.

6 Ferramentas e aplicativos úteis para criação e divulgação de produtos digitais

Quase no fim do nosso estudo a respeito do que são os infoprodutos e como emplacar um sucesso na Hotmart, veja 6 ferramentas excelentes para você conseguir um infoproduto de qualidade, que irá aumentar suas chances de vender mais na plataforma e conquistar um público de qualidade! 

  • Evernote: Este é um programa fundamental que serve como uma agenda eletrônica com áudios, notas, textos e até mesmo artigos. Importante na vida de um gestor e criador de conteúdo digital;
  • Asana: Visualizador de projetos que acompanha o progresso de criação de um produto digital, que oferece para o gestor uma perspectiva ampla de como o serviço é criado; 
  • HootSuite: Ferramenta fundamental para você manter suas mídias sociais ativas corretamente, enquanto divulga seu infoproduto na internet; 
  • Lookback: Um serviço especial para infoprodutos, em especial softwares e outros produtos interativos. Lookback mostra para o gestor interações específicas que os consumidores tiveram com seu infoproduto, com mais detalhes a respeito do seu funcionamento e resposta; 
  • Slack: Uma plataforma que conecta equipes diferentes, que permite uma interação mais ampla e interessante com diversos membros e colaboradores; 
  • Trello: Plataforma essencial para o gerenciamento de tarefas, onde cada projeto pode ser visualizado individualmente e ter o seu progresso analisado. 

Essas são as principais ferramentas utilizadas pelos gestores e criadores de infoprodutos e produtos digitais que são importantes para o dia a dia desses gestores. Vale a pena utilizá-los para criar produtos para a Hotmart e com isso conseguir todo o sucesso que almeja para sua empresa. 

Treinamentos e cursos recomendados para Hotmart

Por fim, não deixe de realizar os cursos oferecidos e recomendados pela própria Hotmart, para aprender a utilizar todas as tarefas disponíveis na plataforma. Como mostramos no começo do artigo, esses cursos existem em diversos níveis e mostram o quão profunda é a plataforma de compra e venda de produtos digitais. 

Se você quer obter o sucesso na Hotmart que sempre sonhou, agora é a hora! Não deixe de adquirir todas as ferramentas que mencionamos, levar em consideração as dicas que citamos para conseguir cada vez mais notoriedade dentro da plataforma e com isso vender com maior eficiência sempre que necessário.