Investir no marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia essencial para alcançar o público-alvo e, claro, para aumentar vendas, obter mais tráfego e outros objetivos de crescimento para sua empresa.
Por este motivo, o Jornal do Marketing te mostra quais são os principais benefícios do marketing de conteúdo para e-commerce. Aqui você vai entender um pouco sobre o tema e verá algumas dicas para aplicar. Acompanhe!
O que é Marketing de Conteúdo para E-commerce?
O marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia de marketing que tem como objetivo a criação de conteúdo útil, relevante e interessante para o público-alvo.
Essa estratégia visa atrair, envolver e converter as pessoas em clientes. Assim, algumas das maneiras de criar conteúdo incluem:
- E-book;
- Vídeo;
- Artigo de blog;
- Infográfico.
Vale ressaltar que o conteúdo deve ser relevante para o público que almeja alcançar. O empreendedor Rand Fishkin afirma: “Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar”. Esse é o intuito do marketing de conteúdo, o compartilhamento de informações úteis para que o público se sinta à vontade para consumir os serviços ou produtos da empresa.
Como fazer Marketing de Conteúdo para E-commerce?
Para começar a fazer marketing de conteúdo para e-commerce é necessário fazer um estudo e após isso um planejamento para colocar em prática todas as estratégias adequadas para seu tipo de negócio. Confira o passo a passo:
- Conheça seu público-alvo;
- Escolha o conteúdo;
- Faça um planejamento como um calendário de postagens;
- Produza conteúdo;
- Divulgue o conteúdo.
É importante destacar que o marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia a longo prazo, ou seja, pode demorar algum tempo até que os resultados sejam obtidos. Contudo, com foco e consistência, essa pode ser a ferramenta ideal para o sucesso do seu negócio.
5 dicas de Marketing de Conteúdo para E-commerce
Com uma estratégia consistente de marketing de conteúdo para e-commerce, é possível fortalecer o relacionamento com o público, bem como aumentar vendas ou alcançar outros objetivos. Algumas dicas incluem:
1- Crie um blog
Um blog informativo é fundamental para aplicar o marketing de conteúdo para e-commerce. Algumas empresas como a Magazine Luiza, por exemplo, utilizam a estratégia para atrair mais clientes.
2- Escreva um e-book
O e-book é uma das estratégias mais utilizadas para gerar leads. Imagine que uma clínica odontológica procura criar conteúdo para aumentar os clientes. Nesse contexto, a empresa pode criar um e-book sobre a importância de realizar exames odontológicos na infância.
3- Ofereça conteúdo interessante e educativo
Oferecer conteúdo educativo é importante, pois muitas pessoas possuem dúvidas sobre algumas coisas. Por isso, criar conteúdo interessante para seu público pode ajudar a promover seus serviços e produtos.
4- Conheça seu público
Faça uma análise de dados sobre os interesses do seu público. Você pode fazer isso por meio do Google Analytics ou Analytics da rede social que utiliza para compartilhar seu conteúdo. E assim, criar conteúdos e post mais assertivos, fazendo com que o público se identifique com o que você posta.
5- Crie conteúdo em vídeo
Os vídeos são uma das melhores maneiras de criação de conteúdo. Atualmente os vídeos curtos estão cada vez mais populares e recebem muito engajamento. Eles podem ser compartilhados através do TikTok ou Reels do Instagram, por exemplo.
Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo para E-commerce?
O marketing de conteúdo para e-commerce pode oferecer uma diversidade de benefícios que envolvem o impulsionamento, aumento de vendas e principalmente o sucesso da marca ou empresa. Alguns deles incluem:
- Fidelização de clientes;
- Aumento de público;
- Custo-benefício;
- Fortalecimento de marca.
Em linhas gerais, o marketing de conteúdo para e-commerce é uma ferramenta poderosa para atrair e reter clientes. Isso porque, fornecer conteúdo valioso de qualidade é uma maneira de construir um relacionamento duradouro com os clientes.
Ao investir no marketing de conteúdo, não se esqueça de planejar o tipo de conteúdo criado e principalmente estudar seu público para entender quais são os seus principais interesses. Essa é a melhor maneira de conseguir obter sucesso no seu negócio, e para ter mais dicas de como desenvolver esses conteúdos ou se aprofundar em Marketing Digital, confira os outros artigos do Jornal do Marketing!