Os subtítulos têm um papel fundamental no texto: eles orientam, informam de maneira mais breve e dinâmica, preparando o leitor para as informações a seguir. Para isso, eles precisam ser escritos da forma correta, com uma linguagem clara e precisa.
Mas, não é só isso que se deve fazer com os subtítulos, tem muito mais a se fazer para deixar o texto otimizado. É necessário deixar o texto atrativo e convidativo para o leitor, usando palavras de fácil entendimento, subtítulos que aguçam a curiosidade das pessoas e a façam ler o conteúdo todo.
O que são os subtítulos?
Os subtítulos são, basicamente, um título mais completo e uma inicialização do texto com mais informação do que o título principal, assim, dando suporte a ele. É muito necessário que o subtítulo, tanto de um artigo, notícia ou semelhantes, tenha as informações necessárias e importantes do texto.
Além disso, eles também ajudam a dar uma estrutura na página e com que aquele conteúdo feito seja mais fácil de entendimento, ainda mais se o assunto for complexo. É, também, como se fosse uma tática atrativa para chamar leitores.
Qual o papel dos subtítulos no conteúdo?
O principal papel dos subtítulos é tornar o texto chamativo, ideal para alcançar o seu público alvo. É no subtítulo que se acrescenta aquelas informações que, geralmente, só são postas no fim da página, com o leitor recebendo uma pequena amostra do que está por vir – assim, é mais do que provável que ele irá querer ler até o final.
Mas, eles têm muito mais importância do que se pode imaginar, não é só chamar a atenção e ficar na frente do conteúdo. Ele também compõe o texto de início ao fim, modelando a estrutura completa daquele texto.
Importância dos subtítulos no SEO
Tanto os subtítulos quanto a técnica SEO caminham lado a lado para a otimização, leveza e fácil entendimento do texto em questão. É nos subtítulos que fica a palavra-chave, aquela palavrinha que será o ponto principal e leva o conteúdo a seu público alvo.
Ambos se complementam na ajuda do engajamento do conteúdo, a acessibilidade para os leitores acharem mais facilmente, uma experiência boa para aqueles que pesquisam para trabalhos ou conhecimento pessoal. É importante lembrar que o subtítulo, de jeito nenhum, pode conter alguma informação que não está no texto.
Como montar bons subtítulos?
É muito importante ter em mente o tipo de público que você quer alcançar com seu trabalho, tendo isso em mente, é como seguir uma receita, não tem erro, só atenção e clareza na hora de montar. Ele deve conter:
- Título
- Subtítulo
- Chamada à ação
É bom que eles sejam complemento um do outro, onde o título é o primeiro visto nos sites de busca. Enquanto isso, os subtítulos tem as informações-chave para fazer a ponta da curiosidade ser acionada na mente do leitor. Finalizando com a chamada que compõem tudo que foi dito, é importante que no texto dê orientações aos leitores, induzindo ele a seguir com a leitura.
Tenha atenção na hora de escrever, não esquecendo de usar palavras de fácil entendimento, prenda seu público alvo. Quanto mais clareza, conteúdo e engajamento fará com que os resultados sejam vistos com mais frequência. Continue navegando no Jornal Marketing para conhecer e aprender mais curiosidades e técnicas para melhorar seu texto.