Existem diversos fatores que podem afetar negativamente a reputação de um site nos mecanismos de busca e o spam de link é um deles. Para evitar essa prática prejudicial, é necessário tomar algumas medidas para preservar a presença do site.
Por este motivo, é essencial se manter atualizado sobre as medidas que se pode utilizar e, para te ajudar nesse sentido, neste conteúdo exploraremos um pouco sobre os desafios que podemos enfrentar e como contorná-los. Continue a leitura!
O que é spam de link?
O spam de link é uma das práticas mais populares de ameaça online. Essa ação envolve o envio de mensagens de falsa procedência acompanhado por links maliciosos que contem malware, que é um software que pode comprometer a segurança e privacidade dos dados de quem clicou no link.
Normalmente essas mensagens são compartilhadas via e-mail, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp e outros aplicativos de mensagens instantâneas. No âmbito virtual, os usuários estão constantemente suscetíveis a ataques cibernéticos que podem ser fáceis de identificar ou não, e isso pode incluir o spam de link.
Por exemplo, nesses ataques em específico, os criminosos se passam por empresas e assim enviam mensagens maliciosas que parecem legítimas. Por este motivo, os usuários e donos de sites autênticos devem tomar precauções para reduzir riscos de se tornar uma vítima ou ter links bloqueados.
Por que evitar o spam de link?
Evitar spam de link é importante para usuários e donos de sites, pois essa ação pode prejudicar a reputação do site nos mecanismos de busca, bem como nas redes sociais e plataformas que utiliza para divulgação do site.
No caso dos proprietários de sites, os mecanismos de busca penalizam os sites que costumam fazer spam para divulgar suas postagens e produtos. Isso pode causar uma redução na presença do site devido à queda do tráfego orgânico.
Já para os usuários da internet, o spam de link é ainda mais perigoso, visto que suas informações pessoais sofrem riscos de serem expostas. Nesse contexto, é fundamental entender quais ações pode tomar para evitar esse tipo de transtorno.
5 dicas para evitar spam de link
Existem algumas práticas eficazes que podem ser adotadas para evitar spam de link e proteger seu site ou se proteger contra ataques cibernéticos. Reunimos algumas dicas abaixo para evitar esses riscos:
Facilite o cancelamento de inscrição
Quando um site facilita o processo de cancelamento de inscrição do e-mail marketing, os usuários se sentem mais seguros em realizar a inscrição. Imagine que uma pessoa foi adicionada a uma lista de e-mail sem consentimento. Nesse caso, ao receber uma série de e-mails forçadamente e sem um botão de cancelamento de inscrição à mostra, a empresa pode sofrer sérias consequências.
Identificar contas de spam
De acordo com a autora Marta Felipe, “o SPAM só não atinge quem envia”. Por isso, é fundamental adotar medidas para que o site não seja penalizado. Nesse contexto, é ideal manter um registro de interações e inscrições de usuários para identificar spams, como nomes de usuários e dados enviados através do formulário e outros. Isso é imprescindível para evitar riscos.
Crie um formulário de inscrição mais fácil de entender
Quanto mais claro e fácil de entender for o formulário de inscrição, melhor será para o usuário. Assim, o lead não irá simplesmente ignorar ou não terá receio de realizar a inscrição, visto que estará ciente dos tipos de e-mails que receberá.
Escolha uma plataforma de e-mail confiável
Atualmente é possível contar com uma diversidade de plataformas de e-mail confiáveis que possibilitam a geração de leads de modo seguro, além de facilitar o processo de cancelamento de inscrição. Alguns deles incluem:
- MailChimp;
- E-goi;
- Malify;
- Litmus.
Algumas plataformas oferecem serviços gratuitos, no entanto, elas também podem restringir serviços específicos que exigem um valor a ser pago. Para escolher a melhor plataforma de e-mail, você pode verificar as avaliações de usuários no Google.
Não utilize domínios gratuitos
Outra maneira de evitar o spam de link é adquirir um domínio próprio. Isso ocorre, pois domínios gratuitos como UOL, Gmail ou Hotmail tendem a ser dificilmente rastreados. Isso faz com que os filtros rejeitem alguns tipos de e-mails em massa enviados por domínios gratuitos.
O ideal é criar domínios como, por exemplo, contato@suaempresa.com.br ou de sua preferência. Algumas plataformas como GoDaddy e Hostgator oferecem esse serviço e no site você pode verificar a disponibilidade do domínio que deseja.
Existem diferentes maneiras de evitar o spam de link e ações que precisa se atentar para reduzir riscos. Agora que entende como fazer isso, basta colocar em prática e continuar acompanhando o Jornal do Marketing para mais dicas!