Quem trabalha com vendas pela internet, precisa entender que e-commerce com e-mail marketing é uma estratégia valiosa! Afinal, ela pode render muitas vendas e resultados positivos para uma empresa, se bem estruturada em todas as suas etapas.
Para quem deseja implementar essa estratégia em sua loja online, algumas dicas podem ajudar a potencializar esses resultados através de conteúdos úteis para os clientes, diretamente no seu e-mail. Confira com o Jornal do Marketing dicas de e-commerce com e-mail marketing para ter resultados ainda melhores!
O que é E-mail Marketing?
O e-mail marketing trata-se de um tipo de comunicação entre cliente e consumidor através de e-mail. Com uma lista de clientes qualificados, as marcas conseguem enviar mensagens personalizadas contendo promoções ou informações úteis, conforme a etapa do funil de vendas em que eles se encontram.
Além disso, conteúdos agregadores são encaminhados para essas listas de clientes, sempre oferecendo a eles uma vantagem, como cupons de desconto ou ofertas interessantes. O intuito é trazer informações relevantes sobre o nicho de atuação da empresa, com algo que seja de interesse dos consumidores.
Como utilizar E-mail Marketing no E-commerce?
O segredo de utilização do e-commerce com e-mail marketing está na segmentação dos clientes. Esse movimento acontece através de uma listagem de clientes qualificados e, uma vez com elas em mãos, as empresas podem realizar a elaboração de um conteúdo de email-marketing no e-commerce de maneira assertiva e relevante para o consumidor.
A estratégia de e-commerce com e-mail marketing vem com intenção de fazer o cliente ter o interesse de compra, através de uma comunicação realizada de maneira assertiva pelas marcas para oferecer os produtos, o que no final se converte em vendas e resultados.
3 Dicas para melhorar seu E-commerce com E-mail Marketing
Para que a estratégia de e-commerce com e-mail marketing dê certo, algumas dicas podem ajudar a melhorar os resultados a fim de tornar essa comunicação ainda mais relevante para o consumidor, com algo que ele deseja receber. Confira no que deve ser investido para conseguir alcançar as metas:
Crie conteúdo de qualidade
É necessário que todo o conteúdo criado para uso do e-commerce com e-mail marketing seja relevante e agregue algo na vida de quem leu. Dessa forma, ele precisa gerar conexões reais entre empresa, com um conteúdo que desperte a sua atenção.
Isso pode ser feito com um estudo amplo a respeito desses clientes, com o objetivo de descobrir quais são os seus interesses oferecendo a eles, algo bem construído e que de alguma forma possa ser aplicado em suas vidas, conteúdos relevantes são essenciais nesse tipo de técnica;
Segmentação é fundamental
Cada cliente não precisa receber um conteúdo diferente, mas é necessário segmentar os consumidores de acordo com seus interesses, pois estes são diferentes uns dos outros. Dessa forma, identificar na lista de contatos os grupos que se interessam mais por X conteúdo enquanto outros se interessem por Y conteúdo, pode ser uma maneira de obter melhores resultados.
O segredo da segmentação no e-commerce com e-mail marketing é reunir no mesmo grupo os consumidores que possuem os interesses mais compatíveis possíveis, elabora assim algo que seja interessante para eles.
Monitore os resultados
Sempre que uma estratégia é implementada em uma empresa, é essencial fazer o acompanhamento dela para identificar como o processo está acontece e, principalmente, em como está a reação do público.
Dessa forma, caso a estratégia de e-commerce com e-mail marketing seja utilizada, é preciso fazer um acompanhamento e leitura dos resultados de maneira semanal, mensal e anual, a fim de identificar falhas e acertos, assim providencia as alterações e aprimoramentos necessários.
Investir em melhorias nas estratégias de marketing é fundamental para que o resultados sejam mais assertivos e vantajosos, o que oferece experiências mais completas aos consumidores, e consequentemente o volume de conversões.
Quais a importância do E-mail Marketing para o E-commerce?
O e-mail marketing para e-commerce consegue estabelecer uma comunicação entre empresa e consumidor através de conteúdos relevantes e vantagens, que são ofertados a eles de maneira segmentada por email. Com isso, faz com que esses clientes tenham o interesse de comprar os produtos da marca.
Pensar no e-commerce com e-mail marketing qualificado e bons conteúdos, é uma forma de se diferenciar dos concorrentes. Afinal, é possível agregar aos consumidores conteúdos e informações da marca que sejam relevantes a eles, desperta o interesse de compra – o que aumenta os resultados e conversões.
O uso do e-commerce com o e-mail marketing é uma estratégia inteligente, especialmente se for aplicada com assertividade, se consideramos o que os consumidores procuram e, principalmente, se atende às suas necessidades. Para saber mais, acompanhe o Jornal do Marketing e fique por dentro das novidades do mercado para sair na frente!