Um sitemap é um arquivo criado manualmente dentro do site e enviado ao Google visando benefícios incríveis ao site como o aumento do tráfego, isso porque os sitemaps comunicam com os mecanismos de busca sobre quais tipos de informações existem no site, seja de e-commerce, blog ou páginas específicas.
Quando o assunto é gerar tráfego para um site, o tipo mais acessível é o tráfego orgânico. Ele é possível a partir de uma série de estratégias de SEO e de estratégia de conteúdo usando linguagem técnica (XML, TXT). Entenda nesse texto porque é importante enviar sitemap ao Google pelo passo a passo que o Jornal do Marketing preparou.
Como gerar o sitemap?
Antes de enviar seu sitemap ao Google, você deve gerá-lo conforme o conteúdo que tem no seu site todo ou em algumas URLs específicas, como no caso delas conterem além de texto, imagens e vídeos, por exemplo.
Para gerar o sitemap, você pode utilizar ferramentas online, ou geradores, gratuitos em sua maioria, tais como:
- Plugin do WordPress, como o Yoast SEO;
- Wix SEO Wiz, se você tem site na plataforma Wix;
- Sitemap Writer Pro;
- XML-Sitemaps.com;
- Dyno Mapper e Write Maps, ambos para gerar sitemaps com informações visuais.
É importante dizer que você usará ferramentas diferentes tanto para criar quanto para enviar ao Google ou outro buscador. Você pode criar manualmente, pois é uma tarefa relativamente fácil quando se usa poucas URLs.
Por que enviar o sitemap ao Google?
O envio de sitemaps ao Google é importante porque essa é uma forma de tornar seu site otimizado para aparecer nos resultados de busca, o que possibilita trazer mais tráfego orgânico para ele. E como os mecanismos de busca operam com robôs, estes identificam mais rapidamente aqueles sites que estão “mapeados”.
Nesse sentido, você pode enviar diversos sitemaps ao Google sobre as URLs do seu site com informações relevantes ao público que faz a pesquisa. Os mais comuns são sitemaps XML e TXT, por exemplo, que mostram ao robô que a página contém imagens, vídeos, notícias, etc.
Como enviar sitemap para o Google?
Assim que você gera o sitemap ele apresenta um padrão e formato de arquivo na estrutura do seu site. Como isso feito, é a hora de se cadastrar em uma das plataformas gratuitas mais usadas. Acompanhe, abaixo, um simples procedimento para enviar sitemap para o Google usando o Search Console e o Yoast SEO:
Passo a passo
O Google Search Console é gratuito e exige que você se entre com conta Gmail, ao passo que o Yoast SEO é um plugin do WordPress que é muito usado para criar e enviar sitemap ao Google. Veja como fazer:
- Ao entrar no Google Search Console, selecione o seu site;
- Vá na barra lateral em “sitemap”;
- Insira a URL da página que deseja anexar seu sitemap;
- Clique em “enviar”.
Já quando estiver logado no WordPress você tem outra facilidade que é integrar seu site com sitemap ao Google Search Console, além de criar um sitemap novo. Tudo em poucos passos. É só instalar o plugin e você será direcionado a configurar o SEO do site para otimizar a estratégia.
Se você deseja saber mais sobre o que é sitemap e sua importância para aumentar a visibilidade e tráfego do seu site, continue lendo os conteúdos do Jornal do Marketing. Aprenda este e outros termos técnicos de marketing para potencializar a estrutura do site e aparecer nas pesquisas do Google.