Como enviar um sitemap ao Google?

Sumário

Posts relacionados

Como enviar um sitemap ao Google

Como enviar um sitemap ao Google?

Descubra 2 ferramentas gratuitas para enviar sitemap ao Google. O Jornal do Marketing dá dicas de como gerar esse arquivo e porque essa prática é importante.

Um sitemap é um arquivo criado manualmente dentro do site e enviado ao Google visando benefícios incríveis ao site como o aumento do tráfego, isso porque os sitemaps comunicam com os mecanismos de busca sobre quais tipos de informações existem no site, seja de e-commerce, blog ou páginas específicas.

Quando o assunto é gerar tráfego para um site, o tipo mais acessível é o tráfego orgânico. Ele é possível a partir de uma série de estratégias de SEO e de estratégia de conteúdo usando linguagem técnica (XML, TXT). Entenda nesse texto porque é importante enviar sitemap ao Google pelo passo a passo que o Jornal do Marketing preparou.

Como gerar o sitemap?

Antes de enviar seu sitemap ao Google, você deve gerá-lo conforme o conteúdo que tem no seu site todo ou em algumas URLs específicas, como no caso delas conterem além de texto, imagens e vídeos, por exemplo.

Como gerar o sitemap
Fonte/Reprodução: original

Para gerar o sitemap, você pode utilizar ferramentas online, ou geradores, gratuitos em sua maioria, tais como:

  • Plugin do WordPress, como o Yoast SEO;
  • Wix SEO Wiz, se você tem site na plataforma Wix;
  • Sitemap Writer Pro;
  • XML-Sitemaps.com;
  • Dyno Mapper e Write Maps, ambos para gerar sitemaps com informações visuais.

É importante dizer que você usará ferramentas diferentes tanto para criar quanto para enviar ao Google ou outro buscador. Você pode criar manualmente, pois é uma tarefa relativamente fácil quando se usa poucas URLs.

Por que enviar o sitemap ao Google?

O envio de sitemaps ao Google é importante porque essa é uma forma de tornar seu site otimizado para aparecer nos resultados de busca, o que possibilita trazer mais tráfego orgânico para ele. E como os mecanismos de busca operam com robôs, estes identificam mais rapidamente aqueles sites que estão “mapeados”.

Por que enviar o sitemap ao Google
Fonte/Reprodução: original

Nesse sentido, você pode enviar diversos sitemaps ao Google sobre as URLs do seu site com informações relevantes ao público que faz a pesquisa. Os mais comuns são sitemaps XML e TXT, por exemplo, que mostram ao robô que a página contém imagens, vídeos, notícias, etc.

Como enviar sitemap para o Google?

Assim que você gera o sitemap ele apresenta um padrão e formato de arquivo na estrutura do seu site. Como isso feito, é a hora de se cadastrar em uma das plataformas gratuitas mais usadas. Acompanhe, abaixo, um simples procedimento para enviar sitemap para o Google usando o Search Console e o Yoast SEO:

Passo a passo

O Google Search Console é gratuito e exige que você se entre com conta Gmail, ao passo que o Yoast SEO é um plugin do WordPress que é muito usado para criar e enviar sitemap ao Google. Veja como fazer:

  • Ao entrar no Google Search Console, selecione o seu site;
  • Vá na barra lateral em “sitemap”;
  • Insira a URL da página que deseja anexar seu sitemap;
  • Clique em “enviar”.

Já quando estiver logado no WordPress você tem outra facilidade que é integrar seu site com sitemap ao Google Search Console, além de criar um sitemap novo. Tudo em poucos passos. É só instalar o plugin e você será direcionado a configurar o SEO do site para otimizar a estratégia.

Se você deseja saber mais sobre o que é sitemap e sua importância para aumentar a visibilidade e tráfego do seu site, continue lendo os conteúdos do Jornal do Marketing. Aprenda este e outros termos técnicos de marketing para potencializar a estrutura do site e aparecer nas pesquisas do Google.