Saiba como desmistificar o impacto dos sinais de confiança do Google no SEO

Sumário

Posts relacionados

Saiba como desmistificar o impacto dos sinais de confiança do Google no SEO

Saiba como desmistificar o impacto dos sinais de confiança do Google no SEO

É indispensável compreender o que são os sinais de confiança do Google no SEO e como aplicá-los em seu site. Entenda com o Jornal do Marketing!

Muitos donos de sites acreditam que os sinais de confiança do Google no SEO podem causar impactos extremamente negativos aos conteúdos desenvolvidos. No entanto, há a necessidade de desmistificar o E-E-A-T e analisar de que forma esses pilares podem ajudar o seu site a apresentar melhoras significativas no decorrer do tempo.

Saiba que o E-E-A-T é benéfico para todos os criadores de conteúdo, pois auxiliam a desenvolver posts com ainda qualidade, credibilidade e segurança, afinal, estes são critérios exigidos pelo mecanismo de busca Google e é através deles que se pode melhorar o desempenho na SERP.

O que significa os sinais de confiança do Google no SEO?

Os sinais de confiança do Google no SEO, são fatores que avaliam se as páginas da web são de qualidade ou apresentam potenciais falhas na funcionalidade. Estes indicadores também informam se o conteúdo tem autoridade, possui relevância e proporciona credibilidade aos usuários.

O que significa os sinais de confiança do Google no SEO?
Fonte/Reprodução: original

De acordo com o próprio Google, estes avaliadores têm a função de verificar o desempenho das páginas para entender se atendem os requisitos e fornecer segurança aos usuários. A intenção dessa metodologia é oferecer uma experiência agradável ao público-alvo através de conteúdos desenvolvidos especialmente de pessoas para pessoas.

Como o Google faz para medir a confiança?

Não há uma métrica que tenha a função de medir a confiança, segundo o que John Muller disse no vídeo English Google SEO Office-Hours From October 22,2021. Todo este processo é fundamental devido aos avaliadores terceirizados do mecanismo de busca, que por estarem presentes em todo o mundo, sabem exatamente que informações considerar nas análises.

Conforme explicado pelo Suporte do Google, estes avaliadores têm a função de categorizar os dados e aprimorar o sistema do buscador. Dessa forma, o buscador pode realizar perguntas a respeito dos dados para entender o que é considerado importante nas páginas e através do feedback obtido, agendar possíveis mudanças para melhorar a pesquisa e a tornar mais agradável aos usuários.

Como os sinais de confiança se relacionam com o EEAT?

Podemos considerar os sinais de confiança como peças que ajudam a construir o E-E-A-T, pois é através destas sinalizações que o Google consegue analisar se os sites correspondem aos critérios estabelecidos. Neste caso, torna-se possível avaliar a credibilidade das ideias aplicadas em conteúdos sensíveis ou que exigem dados coesos, como os materiais de saúde ou finanças.

O que significa EEAT?

Embora todas as letras formem um importante pilar, há uma delas que possui grande importância e é uma das responsáveis por exigir materiais de alta qualidade e com dados verídicos. Saiba também que o termo E-E-A-T surgiu em 2019, mas apenas em 2022 que a letra “E” começou a integrar a sigla. Cada uma significa:

  • Experience (experiência): conteúdos desenvolvidos por profissionais com grande conhecimento em determinada área;
  • Expertise (especialização): é possuir conhecimento e experiência em um nicho;
  • Authoritativeness (autoridade): páginas que tem mais autoridade sobre determinado tema possui relevância na internet;
  • Trust (confiança): as páginas devem ser seguras, precisas e garantir aos usuários credibilidade que as informações estão corretas.

Todas as letras são igualmente importantes, porém o “T” é o que carrega um peso maior quando falamos dos sinais de confiança do Google no SEO. É obrigatório que todas as páginas ofereçam um material de qualidade, que contenha dados verdadeiros ou ofereça um processo de pagamento mais simples, rápido e de confiança.

Os sinais de confiança podem afetar o SEO?

O SEO pode ser completamente afetado, caso as ideias presentes no site não ofereçam os sinais de confiança necessários. Quando uma página fornece credibilidade em seus materiais e em todos os dados apresentados aos usuários, consegue melhorar a classificação e subir posições no tráfego orgânico.

Os sinais de confiança podem afetar o SEO?
Fonte/Reprodução: original

No entanto, é importante saber que os sinais de confiança do Google no SEO também são influenciados por conteúdos relevantes e bem construídos. Isto significa que artigos compostos de dados estatísticos ou informações confirmadas por fontes seguras, proporcionam impacto positivo no seu material.

Neste caso, se os posts do site tiverem autoridade, credibilidade, expertise e confiança, o Google entende que a página é responsiva e proporciona mais segurança aos leitores. Com isso, ela consegue subir pontos de classificação nas SERPs e conquistar ainda mais relevância na internet.

Como posso otimizar os sinais de confiança no SEO?

Melhorar os sinais de confiança do Google no SEO, permite que a sua página suba posições no ranqueamento e conquiste uma autoridade melhor e maior que a concorrência. Deste modo, o seu site se torna mais conhecido, pode receber visitas com frequência e ser compartilhado por diversos usuários, devido às informações serem de qualidade e proporcionarem uma experiência inovadora.

Desenvolva materiais de qualidade

É indispensável desenvolver conteúdos de qualidade aos seus leitores para também ter sucesso com os sinais de confiança do Google no SEO. Os artigos precisam fornecer informações valiosas, que façam a diferença na vida dos usuários e os permitam aprender ainda mais sobre determinado tema. Realize pesquisas completas a fim de entender o conteúdo para desenvolver um artigo interessante e relevante, – além de trabalhar com estes métodos:

  • Redução de erros ortográficos no conteúdo;
  • Estudo preliminar para entender melhor o tema;
  • Cria-se um tópico consistente, completo e informativo;
  • O conteúdo é único e proporciona uma experiência única aos leitores;
  • É feito o emprego de palavras-chave no texto entre 12 a 8 vezes para o conteúdo ser encontrado;
  • Desenvolvimento de uma boa meta-descrição;
  • Inserção de links de referência para posts similares ao tema abordado.

Ao trabalhar com estas metodologias, você tem mais chances de receber uma avaliação ainda melhor dos sinais de confiança do Google no SEO. Para isto, é fundamental avaliar todos os posts e incluir informações relevantes, dados estatísticos, tabela, listas, imagens e vídeos. Estes são fatores que fazem os usuários permanecerem mais tempo ativos na página para consumir os conteúdos, mostrando ao buscador que seu site é de confiança.

Tenha uma área especial de Sobre Nós ou Autores

É fundamental para o seu site que os nomes dos responsáveis por desenvolver os artigos estejam sempre presentes nos posts. Na área de Sobre Nós, é possível contar mais sobre a empresa ao apresentar dados relevantes, que façam a diferença não apenas aos sinais de confiança do Google no SEO, mas aos leitores também.

Os autores precisam escrever brevemente um pouco mais sobre quem são, o que gostam de fazer e seus níveis de proficiência. A partir destas informações, os usuários conseguem se sentir até mesmo mais próximos dos escritores por passar segurança, aumenta a autoridade e proporciona credibilidade.

Garanta que o site seja rápido e sem erros

Se você já acessou um site em busca de dados e se deparou com uma página repleta de erros, sabe que é desagradável permanecer naquele domínio. Para os seus leitores não lidarem com o mesmo problema, o ideal é que você verifique se os posts estão dentro dos padrões e não possuem nenhum tipo de erro, lembrando de verificar as seguintes informações:

  • Remoção de fotos que não abrem;
  • Correção de links quebrados;
  • Análise de velocidade de carregamento dos conteúdos;
  • Verificação de informações antigas que precisam de atualização.

Com relação à velocidade de carregamento das páginas, em 12 de março, foi lançada uma nova atualização do Google que exige dos sites agilidade para abrir quaisquer conteúdos. Caso isto não aconteça e os usuários fechem as páginas em segundos, o website pode ser penalizado e perder posições de ranqueamento por não proporcionar a responsividade exigida.

Ao implementar estas técnicas nos textos desenvolvidos para o seu site, torna-se possível atingir um público-alvo mais abrangente e que gosta de ler o que você e a sua equipe produzem. E, através do Jornal do Marketing, você permanece por dentro de todas as novidades sobre SEO e atualizações realizadas pelo Google para as implementar em seus conteúdos!