E-E-A-T é uma sigla importante para quem trabalha com a produção de conteúdos, afinal, o Google e outros mecanismos de pesquisa vêm tornando seus algoritmos cada vez mais apurados com o objetivo de gerar resultados cada vez mais satisfatórios para os usuários.
Neste conteúdo, vamos nos aprofundar no conceito do E-E-A-T, mostrando como você pode melhorar o valor do seu conteúdo e colocar o seu site no topo dos resultados das pesquisas usando essa estratégia.
O que é a E-A-T
O E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness) é uma sigla que traduzida significa “Especialidade, autoridade e confiabilidade”. Trata-se de um método utilizado pelo Google para avaliar a qualidade de conteúdos em sites.

Em sua forma original, incluía-se só os três fatores (E-A-T), mas em dezembro de 2022 foi incluído o fator experiência (experience), assim, a sigla mudou para E-E-A-T. Para o Google, os conteúdos devem ser criados com foco na experiência do usuário para serem considerados confiáveis e relevantes nas pesquisas.
Em resumo, é um conjunto de quatro características que servem como sinalizadores para o Google fazer o ranqueamento de uma página. Esses quatro fatores indicam a qualidade existente em um conteúdo e no site.
Especialização
A Expertise, ou especialização para o Google, representa o conteúdo elaborado por um especialista no assunto ou na área. Em outras palavras, quem cria o conteúdo deve conhecer o assunto.
Pessoas que dominam melhor a sua área conseguem produzir conteúdos com maior reconhecimento. Em termos gerais, a especialização é o nível de conhecimento que se tem sobre um assunto.
Autoridade
A autoridade se refere à fonte da informação do conteúdo. O autor precisa ser uma referência no seu campo de atuação. Aqui, é válido o autor apresentar sua formação, suas áreas de pesquisa, etc.
Não se sabe a forma exata como o Google mede a autoridade de um site, porém, alguns fatores como backlinks e qualidade do conteúdo, são importantes e podem ajudar nesse processo.
Lembrando que, esses fatores (backlinks e bom conteúdo) ajudam, mas não são os únicos determinantes. Como mencionamos, a forma como o Google determina a autoridade de um site e conteúdo não é totalmente conhecida.
Confiança
A confiança da página é importante, pois o site deve exibir formas oficiais para contato, deve ser bem apresentável e estruturado, sem erros de português. Esses são bons sinais de que um site é confiável.
Há ainda a quarta qualidade adicionada pelo Google, experiência, que se refere ao conteúdo produzido por alguém que tem ou já teve alguma experiência prática de atuação em um determinado assunto.
Importância do E-E-A-T para o SEO
Os algoritmos do Google procuram sinais em uma página que atenda às quatro qualidades do E-E-A-T. Isso é importante porque ajuda a colocar a página no topo dos resultados de uma pesquisa.
Ter um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa ajuda a melhorar o tráfego orgânico, além de auxiliar no processo de atrair mais clientes e cliques para a página. A estratégia E-E-A-T deve ser alinhada com as demais estratégias de SEO.
Como o E-A-T impacta sua página no Google?
O E–E-A-T impacta uma página no seu ranqueamento. Se um conteúdo apresentar experiência, especialização, autoridade e confiança, o usuário visitará a página e se manterá interessado nela.
As boas avaliações farão com que outros visitantes cheguem na página. Isso é importante, porque qualquer site ou blog precisa de pessoas, de clientes, porque por meio delas é que as empresas apresentam seus produtos e serviços.
Algoritmo E-E-A-T: Como ele é medido?
O Google E-E-A-T opera através de algoritmos específicos, o objetivo é avaliar a experiência do usuário ao acessar um site ou blog. Esses algoritmos levam em consideração diversos fatores.

Os critérios e algoritmos do Google garantem que os sites sejam classificados de forma justa e correta. Isso vale para todos os sites, sem distinção. Alguns fatores para medir o E-E-A-T de uma página são:
Velocidade de carregamento da página
A página precisa ser carregada de forma ágil, do contrário a possibilidade do usuário abandoná-la é grande, lembrando que o Google sempre valoriza a experiência do usuário ao acessar um site.
Qualidade do conteúdo
O texto precisa ser escrito por uma pessoa que conheça do assunto, que escreva com embasamento. O conteúdo deve ser interessante e promover curiosidade e interesse por parte do leitor.
Segurança
Um site deve se apresentar de forma segura, as informações apresentadas devem ser verídicas e possíveis de verificação pelos visitantes. O cliente precisa sentir que seus dados estão seguros.
Usabilidade e acessibilidade do site
O site deve ter boa usabilidade, seja no computador ou dispositivos móveis, e deve funcionar bem. Além disso, é preciso oferecer fácil acesso para o usuário. Esse é um fato importante em qualquer página.
O E-E-A-T é um grande aliado para quem deseja colocar o seu site nas primeiras posições das pesquisas. Os quatro fatores dessa sigla, juntos, promovem maior engajamento e atraem mais visitantes.
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