O SEO negativo existe e pode prejudicar um site, visto que se trata de um conjunto de práticas desleais para derrubar um site ou fazer com que ele não seja bem posicionado pelo Google, Bing, e outros. Afinal, você deve esforçar para otimizar seu site com SEO e ainda lidar com ataques e o problema de não aparecer nos buscadores.
Mas mesmo com esse alerta é possível se proteger ao revisar algumas estratégias da sua empresa, conhecer as consequências, e, o mais importante desse texto, como se proteger dessa prática nociva com ferramentas e dicas de cuidado. Continue a leitura e entenda o que fazer.
Quem é o responsável por aplicar o SEO negativo?
Geralmente, os responsáveis por aplicar o SEO negativo são criminosos, hackers e até empresas concorrentes com ações para que um site não seja bem posicionada pelo Google. Sendo este último algo bem comum, já que estas empresas o fazem visando superar a concorrência e seus resultados de forma desonesta.
Por outro lado, os hackers e criminosos da web costumam aproveitar de links mal-intencionados e backlinks, seja para invadir seu site ou para espalhar vírus e páginas com spam. Estas práticas de SEO negativo mostram ao Google que um site não pode ser bem classificado.
Quais as consequências do SEO negativo para o seu site?
Quando falamos de consequências do SEO negativo, não ter sua página nos resultados de busca é uma delas. Podem ser um resultado dos responsáveis das práticas juntamente com a falta de cuidados e bom uso do SEO. Assim, as consequências que podemos apontar são:
- Não aparecer entre os resultados do Google ou cair de posição no ranking;
- Ter o site invadido por hackers;
- Perder os acessos e tráfego orgânico;
- Ter sua empresa associada ao SEO negativo e reputação baixa;
- Ser punido pelo Google.
Infelizmente, pode acontecer de um site ser penalizado ou sofrer sanções mesmo que você não tenha feito SEO negativo, ou nenhuma ação desleal.
Isso porque entre as estratégias negativas está a cópia ou duplicidade de páginas e conteúdos. Bem como alguém da sua equipe publicar o mesmo trecho ou conteúdo de outro site, considerado plágio.
Como proteger o meu site de SEO negativo
Uma das formas de se proteger do SEO negativo é monitorar tudo o que pode estar ligado ao seu site, seja por links mencionados em outros sites, mensagens de e-mail, WhatsApp, presença de vírus e outros. Abaixo, você tem 4 medidas de proteger o seu site:
Ative o antivírus e se desconecte de programas maliciosos
Além de garantir que sua plataforma de hospedagem é segura, você precisa se livrar programas maliciosos que podem trazer vírus ao site. Protegendo seu site do SEO negativo, você evita que espalhe vírus aos usuários do seu site. Portanto, invista num bom antivírus e anti-malwares.
Confira seus backlinks
Os backlinks são bons para o tráfego, porém, também usados desonestamente e isso prejudica seu site quando alguém menciona links do seu site em outras páginas com conteúdos ruins, desqualificados ou que sejam nocivos a quem clicar. Você pode sinalizar estes links e enviá-los ao Google para serem rejeitados.
Descubra se seu site foi duplicado ou plagiado
Um dos meios simples de se proteger é descobrir se o seu site foi duplicado ou se publicaram seu conteúdo em outro local. Além disso, muitos sites costumam aproveitar um conteúdo e replicá-lo no próprio site. Essa prática acusa SEO negativo, plágio e fere a política de informações duplicadas do Google.
Confira a velocidade do site
Das melhores dicas de se proteger do SEO negativo é saber como anda o carregamento do seu site, se há presença de softwares maliciosos. Mesmo que o site siga um SEO otimizado, ele pode ficar lento.
Ferramentas para proteger o site do SEO negativo
Para te auxiliar, recorra a ferramentas para se proteger do SEO negativo e prevenir que algo prejudique o desenvolvimento do seu site. Algumas são gratuitas, como o Google Search Console e você ainda pode investir naquelas com trabalho aprofundado. A melhores ferramentas contra SEO negativo são:
- Moz, Open Site Explorer;
- Bing Webmaster Tools (focado nos mecanismos do Bing);
- Pingdom;
- Google Search Console;
- Remove’em (para achar e excluir backlinks ruins);
- SEMRush (SEO e otimização do site);
- Copyscape, e outros;
Usar ferramentas ajudam a identificar links mal-intencionados, saber se o site tem ameaças ou se o posicionamento está sendo afetado, bem como boas práticas de SEO que são imprescindíveis.
Busque mais alternativas para proteger seu site do SEO negativo, ataques de hackers e formas de melhorar seus conteúdos. Continue lendo o Jornal do Marketing sobre mais dicas de SEO e estratégias positivas.