O SEO local é uma estratégia utilizada por diferentes páginas, para aumentar a visibilidade na internet e atrair cada vez mais tráfego. Esse processo é essencial para qualquer marca que esteja online pois, além de fortalecer o seu reconhecimento, também ajuda a alcançar o público alvo desejado.
Uma das principais estratégias e mais utilizadas é a produção de conteúdo específico sobre o seu nicho. Com isso, a técnica ajudará a página a se tornar autoridade, independente do seu segmento, o que garante também maior ranqueamento dentro dos mecanismos de busca.
Por este motivo, é imprescindível utilizar SEO local! Mas, você sabe o que ele é? Neste guia, nossa equipe do Jornal do Marketing separou os principais benefícios e o que significa essa prática – confira!
Qual a definição do SEO Local?
O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização de conteúdo em sites e blogs para o aumento da visibilidade de uma página local. Basicamente, a técnica se concentra em atrair tráfego de um determinado local, como cidade ou bairro.
Ao implementar as estratégias, é necessário incluir informações sobre o negócio, como localização, por exemplo. Quando um conteúdo é otimizado com SEO local, as marcas podem alcançar o público-alvo de modo mais fácil e isso permite que seus conteúdos sejam bem classificados nos mecanismos de busca, como o Google.
Um exemplo prático de SEO local está em qualquer negócio regional. Imagine que um restaurante funcione em um bairro famoso de São Paulo, por exemplo, e o gestor da empresa está à procura de novas maneiras de divulgar os serviços. Nesse contexto, o ideal é criar um blog e adicionar conteúdos, que podem variar em títulos como: X lugares para comer em Higienópolis, O que comer em Higienópolis, dentre outros.
Como funciona o SEO local?
O SEO local consiste na implementação de técnicas para otimizar o alcance de sites e redes sociais. O objetivo central é garantir que a empresa fique nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, especialmente quando o local do empreendimento é compatível com a do usuário.
Atualmente, as redes sociais contam com uma ferramenta para adicionar a localização. Por exemplo, se o seu negócio funciona em Belo Horizonte, basta adicionar a localização à postagem para alcançar pessoas da cidade e região.
Isso sem contar que o SEO local auxilia na melhora da experiência do usuário, visto que ele oferece informações extras sobre o local de funcionamento da empresa. Para isso, o primeiro passo é adicionar palavras-chave relevantes e criar perfis nas redes sociais para que seu público-alvo seja alcançado nas plataformas.
Quais são os benefícios na prática do SEO local?
A estratégia pode oferecer uma série de benefícios, se souber implementá-la corretamente. Um dos principais benefícios é o direcionamento de tráfego qualificado para o site por meio de pesquisas. Além desse, outros incluem:
Aumento de vendas
O uso da estratégia ajuda as empresas a se destacarem da concorrência e, consequentemente, resulta no aumento de vendas ou procura de serviços em menos tempo. Essa é uma maneira gratuita de divulgar a sua empresa, e é tão eficaz quanto a divulgação paga.
Melhora a classificação do site
Outro benefício que o SEO local oferece é a melhoria da classificação de um site nos resultados de pesquisa. Isso ocorre devido às palavras-chave, que aumentam a possibilidade de uma página aparecer na primeira página dos mecanismos de busca.
Aumenta a credibilidade da empresa
Os consumidores costumam priorizar sites que aparecem na primeira página dos mecanismos de busca – ainda mais nos dias de hoje, no qual os usuários dão valor à praticidade. Com isso, o SEO local pode ser a principal razão da boa classificação do site ou blog.
Estreita a relação com os clientes
Essa estratégia é fundamental para quem deseja fidelizar clientes. A implementação do SEO nas redes sociais e artigos permite que os consumidores encontrem o empreendimento de modo mais facilitado, e pode resultar na retenção de clientes.
Ajuda na construção da reputação do negócio
A implementação de técnicas para empresas locais não é apenas essencial para negócios novos, mas também para aqueles que estão a mais tempo no mercado. Além disso, com boas avaliações sobre a empresa na internet, seu negócio ganha mais confiança dos consumidores.
Possibilidade de se destacar da concorrência
No cenário atual do e-commerce a concorrência é muito forte, mas isso não significa que seu negócio não possa se destacar dos demais. Ao otimizar suas redes sociais e site para que os usuários locais possam ter acesso aos seus produtos e serviços ou adicionar as informações pertinentes sobre seu comércio no Google My Business, a probabilidade de destaque aumenta.
Práticas para fazer SEO Local
Existem práticas que você deve aplicar para que possa desfrutar de todos os benefícios citados em relação ao SEO local. Abaixo, reunimos algumas dicas que você pode implementar para ajudar no crescimento do seu empreendimento – confira:
Crie perfis nas redes sociais
Com a grande quantidade de redes sociais distintas dispostas na internet, é importante que saiba que cada uma delas contém um público distinto. Essas pessoas costumam consumir diferentes tipos de conteúdo nas plataformas como:
- Tiktok;
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- Kwai.
Por este motivo, é essencial estudar quais são os tipos de postagens que as redes sociais priorizam e principalmente quais são as trends do momento em cada uma delas. Vale ressaltar que as famosas trends passam muito rápido e em vista disso, é fundamental manter-se sempre bem informado.
Otimize seu site com palavras-chave
A parte mais importante é adicionar palavras-chave no site, blog ou perfil de rede social. Porém, antes disso, é importante fazer comparações entre as palavras mais relevantes e lucrativas para obter o alcance desejado.
Crie um Google Meu Negócio
Criar um Google Meu Negócio é uma das etapas mais cruciais para melhorar a presença online de uma marca. A ferramenta é gratuita e facilita que os usuários encontrem o negócio por meio de pesquisas feitas no Google.
Se um consumidor procura por um tipo de serviço ou produto que oferece em sua cidade, e o empresário ou gestor da empresa não adicionou as informações necessárias para que o cliente em potencial fique ciente sobre a empresa, dificilmente ele descobrirá a sua marca.
Faça parcerias com blogueiros
Empresas de variados portes fazem diferentes tipos de parcerias diariamente com blogs da região. Isso ajuda no aumento da visibilidade e reconhecimento de marca para locais e pessoas de fora. Criar guest posts é uma estratégia que melhora a classificação da empresa, principalmente em casos de blogs de viagem que possuem uma grande visibilidade na internet.
Ao seguir as práticas citadas neste conteúdo, você pode elevar seu negócio em pouco tempo e por muitos anos. Não esqueça de utilizar as ferramentas recomendadas e de se informar todos os dias sobre novas técnicas e trends. Estude sobre SEO local e acompanhe o Jornal do Marketing para ficar por dentro das melhores estratégias de marketing!