Como Gerenciar a Sazonalidade em E-commerce

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Como Gerenciar a Sazonalidade em E-commerce

Como Gerenciar a Sazonalidade em E-commerce

A sazonalidade em e-commerce é um desafio comum entre os empresários e gestores de empresas. O número de vendas pode variar de forma significativa no decorrer do ano, com grandes volumes em determinada época e uma queda em outras.

Adotar estratégias de gerenciamento para a sazonalidade em e-commerce é fundamental para reduzir os impactos negativos. Para te ajudar, o Jornal do Marketing mostrará aplicar abordagens estratégicas e aproveitar essas oportunidades.

O que é a sazonalidade em E-commerce?

A sazonalidade em e-commerce refere-se às variações de volume de vendas em uma determinada época do ano. Muitas datas são caracterizadas por impulsionar comportamentos dos consumidores, para aproveitar e vender mais. Algumas dessas datas são:

  • Dia das mães;
  • Natal;
  • Páscoa;
  • Black Friday;
  • Dia dos namorados.

Entender como funciona a sazonalidade em e-commerce é essencial para negócios que atuam no comércio eletrônico. Por este motivo, muitas empresas de diversos portes tentam aproveitar ao máximo esses períodos de aumento de vendas e investem em slogans, produtos e outros materiais atrativos para atrair consumidores dispostos a comprar.

Qual a importância da sazonalidade em E-commerce?

Os períodos sazonais são de fato muito importantes para qualquer negócio que deseja crescer. Durante as datas comemorativas, os consumidores costumam buscar por produtos que podem ser úteis em determinada época ou para presentear outras pessoas.

Qual a importância da sazonalidade em E-commerce?
Fonte/Reprodução: original.

A sazonalidade também é uma oportunidade valiosa para atrair novos clientes e fidelizá-los. Por exemplo, durante a páscoa, é comum que empreendimentos independentes do segmento ofereçam brindes, como chocolate ou até mesmo descontos e vouchers.

Como gerenciar o seu E-commerce nos períodos de sazonalidade?

Você pode aplicar algumas estratégias para gerenciar a sazonalidade em e-commerce. Invista em elementos visuais e conteúdo que faça com que as pessoas se interessem. Oferecer promoções e descontos, também é uma maneira de incentivar os clientes a realizar compras mesmo após esse período.

Como gerenciar o seu E-commerce nos períodos de sazonalidade?
Fonte/Reprodução: original.

É importante comunicar essas promoções de maneira clara para que os consumidores sintam-se atraídos por elas. Para isso opte por usar banners no site da loja para destacar ofertas, além do e-mail marketing. 

E não se esqueça de utilizar as redes sociais para divulgar as promoções e benefícios de comprar em seu e-commerce durante determinado período.

4 dicas para gerenciar a sazonalidade em seu E-commerce

Para gerenciar a sazonalidade em e-commerce é necessário seguir algumas estratégias que vão te ajudar a obter o sucesso desejado. Confira abaixo algumas dicas que reunimos para você:

Faça uma análise e escolha as datas conforme seu negócio

Embora empresas de variados segmentos e portes se empenhem em todas as datas comemorativas, algumas delas podem não se aplicar para a sua empresa. Isso permitirá que se prepare para campanhas específicas com antecedência.

Planeje suas estratégias

O planejamento de estratégias é fundamental para alcançar o público alvo no que se refere à sazonalidade em e-commerce. Felizmente existem muitas estratégias de marketing que podem te ajudar nesse sentido.

Defina um cronograma

Definir um cronograma é crucial para que se mantenha organizado durante todo o período sazonal. O ideal é começar a divulgar as promoções e produtos sazonais algumas semanas antes para que os consumidores saibam que a sua loja oferece algo que pode interessá-los.

Crie conteúdo atrativo

‌O marketing de conteúdo é essencial para divulgar marcas e produtos, pois as pessoas querem saber detalhes dos itens que desejam comprar. 

Ao gerenciar a sazonalidade em e-commerce, estude as estratégias que pretende utilizar e não esqueça de divulgar suas campanhas em suas redes sociais e principalmente no site para incentivar os consumidores a comprar na sua loja ao invés da concorrência.