O que é uma estratégia de marketing omnichannel e como posso implementá-la?

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O que é uma estratégia de marketing omnichannel e como posso implementá-la

O que é uma estratégia de marketing omnichannel e como posso implementá-la?

Leia o artigo e confira as principais informações e vantagens do marketing omnichannel para ser um profissional de sucesso!

Para garantir uma boa experiência ao público-alvo, as empresas são adeptas a estratégias que personalizam e aprimoram o canal de comunicação, sendo a melhor e mais utilizada a estratégia de marketing omnichannel. Essa métrica tem se apresentado como uma ótima ferramenta para as empresas.

Neste artigo vamos apresentar esse método de marketing e quais os seus benefícios, além de mostrar como aplicar essa estratégia na sua empresa, assim você será um profissional e expert no assunto. Confira abaixo as principais informações e visite o Jornal do Marketing para mais conteúdos excelentes sobre marketing!

O que é o marketing omnichannel?

O omnichannel é uma estratégia integrada de marketing que visa a ampliação da empresa em fornecer uma experiência de compra personalizada aos consumidores, seja em uma plataforma online ou offline. Ele busca incluir o branding em vários canais, o que facilita a comunicação com os usuários.

O que é o marketing omnichannel
Fonte/Reprodução: original

O ponto dessa métrica é entender a persona do público-alvo e integrar a marca nos canais, com o objetivo de unificar o virtual com o presencial. Por exemplo, essa estratégia permite que o usuário confira online se o item que ele busca existe na loja presencial e então ele possui a escolha de recebê-lo em casa ou ir até a loja e resgatá-lo. 

Dessa forma, todas as opções estão interligadas e permitem que os clientes tenham escolhas a fazer na hora da compra, o que torna a experiência positiva e encorpada. Além disso, de acordo com a Omnisend, as empresas que utilizam o marketing omnichannel em vários canais apresentaram uma taxa de conversão cerca de 287% maior do que as empresas que focaram em um só canal.

Benefícios do marketing omnichannel

Assim como toda estratégia, o marketing omnichannel apresenta uma série de vantagens para quem decide utilizá-lo, afinal, ele é tem uma das melhores métricas e fornece os melhores resultados com propriedade. Muitas pessoas gostam de atribuir o omnichannel a uma forma de diminuir a competitividade improdutiva nas corporações.

É essencial que toda empresa tenha algumas estratégias para seguir e que saiba quais são as vantagens que elas oferecem. Dessa forma, vamos apresentar os principais benefícios do marketing omnichannel para que você, profissional, possa conhecer mais sobre essa métrica!

Melhor atendimento aos clientes

É de extrema importância oferecer um atendimento excelente aos clientes, assim você garante que eles voltarão a comprar seus produtos, podendo até aplicar a fidelização deles. Oferecer um atendimento bom e personalizado traz resultados como a estimulação do consumo das suas mercadorias.

De acordo com a Invesp, a lucratividade é elevada em até 95% a cada aumento de 5% da taxa de retenção. Essa taxa é uma métrica que informa a capacidade da empresa em manter clientes ativos em um determinado período de tempo. É importante que a empresa vise a melhoria contínua em suas ações.

Maior aproximação entre empresa e consumidor

Com a estratégia de marketing omnichannel, o profissional da central de atendimento consegue identificar por onde o cliente realizou o primeiro contato, como, por exemplo, via WhatsApp, via E-mail e outros. Essa técnica passa ao consumidor a confiança de que ele está sendo ouvido e que é importante para a empresa.

As empresas que utilizam dessa métrica possuem um melhor relacionamento com seus clientes e apresentam melhores resultados nas vendas e na imagem do negócio. Além disso, é possível ter um maior conhecimento sobre o público-alvo, pois, através dessa aproximação, a empresa entende a persona dos consumidores e cria campanhas direcionadas.

Gera redução dos custos

Apesar de se apresentar como um investimento de integração e unificação de canais, a estratégia de marketing omnichannel é capaz de reduzir custos das operações e tem se mostrado muito efetiva. Várias empresas se mostram extremamente satisfeitas com os resultados dessa métrica.

De acordo com a Aberdeen Group, as empresas que são adeptas ao omnichannel obtiveram uma redução de cerca de 7,5% ao ano no custo. Já as empresas que não utilizam essa estratégia possuem uma redução de cerca de 0,2% ao ano por contatos realizados.

Gera estratégias para cada canal

A empresa pode criar estratégias específicas para cada canal, todas com o mesmo objetivo de alcançar o máximo de pessoas possível, mas cada uma com uma característica única para se adequar aos canais. Se a equipe visa o alto potencial de impressões, então o Twitter é uma ótima escolha.

Mas se a abordagem é feita em vídeos, então o Facebook e o Instagram são sem dúvidas as melhores opções. Todos os canais possuem o poder de engajar ao máximo, o importante é entender o objetivo da empresa e a forma em que o anúncio é feito, e dessa forma você estuda os canais e escolhe o que melhor se aplica.

Principais desafios do marketing omnichannel

Apesar da estratégia de marketing omnichannel apresentar várias vantagens, há também alguns desafios na hora de aplicá-lo na sua empresa. Isso porque, por se tratar de unificar e integrar vários canais, é importante que as plataformas possam conversar entre si em relação à publicidade, mesmo com formatos diferentes, o que se torna um desafio.

É essencial que a equipe entenda exatamente o que deve ser passado em cada canal e avaliar o desempenho. Outros desafios comuns são criar publicidades que estejam de acordo com a estrutura da empresa, que sejam completas, únicas e que apresentem resultados perfeitos, além de fazer a identificação individual de cada cliente em todo o seu caminho de compra.

Apesar disso, não é uma estratégia difícil, mas deve ser aplicada de forma efetiva e bem pensada. É interessante apontar que 87% dos respondentes concordam que as empresas devem trabalhar mais para gerar experiências sem dificuldades, de acordo com a pesquisa da Zendesk.

Exemplos de marketing omnichannel na prática

Como já dito, essa estratégia é muito importante para as empresas e tem se tornado cada vez mais popular no meio digital, principalmente no Brasil. As grandes empresas nacionais e internacionais têm feito o omnichannel, como Renner, Magazine Luiza, Starbucks, Apple, entre outras e todas têm apresentado ótimos resultados.

Exemplos de marketing omnichannel na prática
Fonte/Reprodução: original

Por exemplo, a Magazine Luiza, com o uso dessa métrica, apresenta o Click and Collect, onde o cliente possui a escolha de comprar online e retirar o item na loja, oferecendo maior facilidade. Junto também da C&A, O Boticário e Hering, que possuem o método do Corredor Infinito, que permite o consumidor comprar online algo que ele não achou no presencial.

Já a marca internacional Disney, criou a My Disney Experience, uma ferramenta que auxilia os consumidores no planejamento de seus passeios, visando facilitar a experiência e diminuir as filas, preservando a qualidade de vida dos consumidores. Outra marca que aproveita o omnichannel é a Apple, que possibilita o atendimento individual e personalizado com especialistas para cada cliente, combinando a loja online com a física.

Como aplicar o marketing omnichannel?

Você já sabe o que é essa estratégia e os seus benefícios, portanto precisa aplicá-la na sua empresa, e para isso iremos mostrar como contar com essa métrica na sua empresa em apenas 6 passos. Confira abaixo e siga as nossas dicas para ter uma estratégia efetiva!

  1. Inclua a estratégia tanto na campanha quanto na empresa;
  2. Compreenda a experiência que é proporcionada aos consumidores;
  3. Peça o feedback de todos os clientes para entender o desempenho da sua campanha;
  4. Utilize a automação de marketing, assim você tem auxílio na hora de entender o comportamento dos usuários;
  5. Tenha um plano de ação, saiba em quais canais seus clientes estão presentes;
  6. Monitore detalhadamente os resultados, dessa forma é capaz de acompanhar o desempenho da empresa e fazer as alterações necessárias.

Após seguir esses passos, você precisará acompanhar todas as ações realizadas para entender mais sobre a estratégia e sobre o que está funcionando para o seu negócio. Essa métrica tem como função principal elevar a taxa de conversão de vendas por meio de um bom atendimento ao cliente.

Vale ressaltar também que é essencial acompanhar a estratégia de marketing omnichannel e outras métricas, além das KPIs (Indicador-chave de Desempenho), como o CTR, CPL, CAC, Número de Leads e muito mais. Quer saber mais sobre essas estratégias e como utilizá-las? Entre no Jornal do Marketing e tenha todas as informações necessárias para ter uma empresa bem sucedida!